Arequipa é um dos mais belos exemplos da colonização espanhola no Peru e sua arquitetura ainda guarda tesouros importantes do período colonial. Conhecida por muitos como a “Cidade Branca”, graças aos casarios centrais que foram construídos em silla, um tipo de pedra branca vulcânica porosa, Arequipa guarda até hoje cenários e histórias preciosas como a Juanita, uma das múmias mais bem preservadas do Peru, e o Mosteiro de Santa Catalina, um dos mais bem conservados conventos de clausura do país.

O que fazer em Arequipa - 5

Atrações de Arequipa, a Cidade Branca

Aos pés de três grandes vulcões (El Misti, Chachani e Picchu Picchu), Arequipa ainda é o endereço de grande parte da elite peruana, sendo considerada a segunda cidade mais rica do Peru. Outro título relevante é a nomeação a Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Vamos, então, aos principais pontos de Arequipa 🙂

Dicas para montar um roteiro redondinho pelo Peru 🙂

O que fazer em Arequipa - 1

Plaza de Armas

Considerada uma das Plaza de Armas mais bonitas do Peru, a Plaza de Armas de Arequipa é um exemplo perfeito da arquitetura espanhola colonial, muitas vezes comparada até às grandes praças da Andaluzia na Espanha.

Ofertas de hotéis em Arequipa

Não esqueça o seguro viagem 😉

O que fazer em Arequipa - 11

Catedral de Arequipa

Abalada por muitos terremotos, principalmente o de 2011 que derrubou uma de suas torres, a Catedral de Arequipa já foi reconstruída várias vezes. Assim como La Compañia, a igreja jesuíta de Arequipa, sua construção original retrata artes do séx XVII.

Entrada: 10 soles mais gorjeta para o guia (não é possível conhecer a igreja sozinho)

Qual moeda levar para o Peru?

O que fazer em Arequipa - 3

Mosteiro de Santa Catalina

Monasterio de Monjas Privado de la Orden de Santa Catalina de Siena, esse é o nome completo de uma das atrações mais importantes de Arequipa.

O que fazer em Arequipa - 14

Fundado em 1579, o mosteiro é tão grande que representa praticamente uma pequena cidade com suas ruas, praças e claustros. Até 1970, freiras da região viviam em um sistema de clausura. Após a visita do Papa, elas resolveram abrir parte de suas dependências ao público e passaram a sair das suas moradas apenas em situações extraordinárias.

O que fazer em Arequipa - 16

Suas cores fortes e ambientes praticamente intocados e repletos de obras de arte fazem desse lugar um dos endereços mais especiais na cidade.

Horário: Todos os dias de 9h às 17h / terças e quintas de 9h às 20h. Fechado apenas natal, ano novo e sexta-feira santa.

Agência de viagem do Peru, qual você indica?

O que fazer em Arequipa - 17

Museu dos Santuários Andinos da Universidade Santa Maria

Junto com o Monastério de Santa Catalina, o Museu dos Santuários Andinos é uma das melhores atrações Arequipa. Ele guarda um precioso acervo que conta a história de santuários que foram encontrados nos vulcões da região.

Graças a intensos estudos das universidades da cidade, foi encontrada, no vulcão Ampato em 1995, uma múmia de uma menina do fim do séc XV que foi sacrificada em um ritual aos deuses. Descoberta, esta, que é considerada uma das mais importantes no país graças ao seu ótimo estado de preservação.

O que fazer em Arequipa - 6

Conhecida como Juanita, a múmia é considerada por muitos a mais bem conservada entre todas encontradas em antigos territórios incas. Talvez os pesquisadores dos sítios arqueológicos do norte do Peru não concordem muito com essa afirmação, mas o fato é que ela é realmente importante e resolveu inúmeras questões dos historiadores ao mesmo tempo que trouxe tantas outras consigo 😛

O que fazer em Arequipa - 7

A múmia Juanita só fica exposta entre maio e dezembro. Nos meses seguintes é a vez da Sarita, uma outra múmia, receber o público. Esse processo é importante para preservar as múmias e dar continuidade aos estudos da comunidade científica.

O que fazer em Arequipa - 8

Outro detalhe importante: chamamos Juanita de múmia apenas como forma de explicar mais claramente o que ela representa, mas conceitualmente ela não é uma múmia em si, já que não passou por um processo de mumificação. No caso dela, foi o congelamento, devido às baixas temperaturas, e a grande altitude que preservaram seus restos mortais.

Horário: De segunda à sábado: de 9h às 18h; domingos de 9h às 15h. Não é permitido tirar fotos do local.

Entrada: 20 soles mais gorjeta para o guia

O que fazer em Arequipa - 1

Museu Arqueológico da Universidade San Agustín

O museu abriga grandes achados arqueológicos da universidade, incluindo objetos que já pertenceram a diversos povos pré-hispânicos, como Nazca, Tiwanaku, Wari e Inca, e outros objetos de ouro e prata do período colonial.

O que fazer em Arequipa - 2

Yanahuara

Um bairro colonial cheio de ruas tranquilas, estreitas e brancas 🙂

Mirador de Carmen Alto

Cerca de 2,5 km separam a Plaza de Armas do Mirador. Além das famosas opções de sucos com frutas típicas, ele é um ótimo ponto para ver Arequipa do alto cercada pelos vulcões.

O que fazer em Arequipa - 9

Vale a pena conhecer o Canyon del Colca em um dia saindo de Arequipa?

Aqui vale destacar que não recomendamos o bate-volta saindo de Arequipa para o Valle del Colca. Os passeios saem de madrugada para cumprir cerca de 160km de estradas cheias de curvas e voltam no final do mesmo dia, sendo extremamente cansativos. Junte o cansaço à grande altitude do Colca (que pode chegar a quase 5000m – Arequipa está a 2000m) e você tem a receita perfeita para o Soroche :/

O que fazer em Arequipa - 4

O ideal é reservar um tour de 2 dias e 1 noite no Colca para aproveitar melhor o passeio. Do Valle (ou Canyon) del Colca ainda é possível seguir direto para Puno, numa rota bastante utilizada por turistas gringos.

Mais detalhes sobre o Valle del Colca em breve 🙂

Como ir de uma cidade a outra no Peru?

O que fazer em Arequipa - 12

Quanto tempo ficar em Arequipa?

Sem levar em consideração o pernoite no Valle del Colca, dois dias inteiros são mais do que suficientes para conhecer os principais pontos da cidade. Nós acabamos voltando para Arequipa antes de seguir para Puno, porque não sabíamos que era possível seguir do Valle direto para o Lago Titicaca #ficadica 😉

O que fazer em Arequipa - 15

Como se locomover em Arequipa?

O ideal é se hospedar nas imediações da Plaza de Armas de Arequipa. Desta forma você conseguirá visitar as principais atrações da cidade caminhando ou a uma curta corrida de táxi. Lembre-se sempre de negociar o valor da tarifa antes de entrar no carro.

Técnicas de Negociação de Táxi no Peru

Vale a pena alugar carro no Peru?

O que fazer em Arequipa - 13

Arequipa combina com?

Com o Valle del Colca, Puno e Cusco. É uma viagem interessante para quem tem pouco tempo e quer explorar diferentes pontos da história e arquitetura do país. Você pode seguir viagem de Arequipa para Puno de ônibus ou avião e de Puno para Cusco de trem, ônibus ou avião.

Como ir de uma cidade a outra no Peru?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    26 Comentários
  1. Olá Fred, tudo bom?
    Gostei muito das suas dicas.
    Estarei em Cuzco do dia 11/set pela manhã até o dia 19/set e preciso estar em Arequipa até o dia 19/set quando pego o avião para Lima. Pode me dar dicas do que fazer / onde ir durante estes 8 dias?

  2. Muito bom, Brasil.

  3. 1 2
Deixe seu Comentário