Seria muita pretensão minha conseguir desbravar em um único post mais de 440 galerias de arte e 180 museus de Berlim. Até museu para contar a história da currywurst, a famosa salsicha com toque de curry típica da Alemanha, você encontra por lá. Que a cidade respira arte e cultura, isso é inegável. Ao longo dos últimos séculos, a capital alemã construiu e reuniu um repertório tão interessante e vasto de museus que se tornou um dos centros europeus com alguns dos acervos históricos mais importantes do mundo.

Confira o meu “apanhado geral” de dicas e informações para quem quer conhecer os principais museus de Berlim 😀

Melhores museus de Berlim - Pergamon Museum 5

Ilha de Museus ou Museumsinsel

A ilha de museus de Berlim é considerada o maior conjunto de museus do mundo. São mais se 6 mil anos de história da arte e das mais diversas culturas e povos. A área é formada por cinco diferentes prédios/museus (Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum e o Pergamon Museum) construídos entre 1830 e 1930 que guardam grandes tesouros da humanidade, como o busto da rainha egípcia Nefertiti, passando por obras de grandes artistas como Giotto, Caravaggio, Brueghel, dentre tantos outros nomes marcantes.

A ilha foi tombada como patrimônio da UNESCO e é uma atração imperdível na cidade.

Onde ficar em Berlim? Descubra as melhores regiões para se hospedar

Ofertas para aluguel de carro

Não esqueça o seguro viagem 😉

Melhores museus de Berlim - Pergamon Museum 4

Pergamon Museum

Famoso por guardar o Altar de Pérgamo, uma enorme escultura dedicada a Zeus, o Pergamon Museum é o museu mais visitado de Berlim, passando por lá mais de um milhão e meio de visitantes todo ano – isso equivale a 1/5 do número de turistas que o Brasil inteiro recebe em um ano!

Melhores museus de Berlim - Pergamon Museum 6

Infelizmente a ala do Altar de Pérgamo do museu estará fechada até 2019 para restauro 🙁 Outras salas como a north-wing e o hellenic hall também permanecerão fechadas, mas a bela Porta de Ishtar, uma das 9 portas da antiga Babilônia, a Porta do Mercado de Mileto, de 120 a.c, e o setor de arte islâmica permanecem abertos ao público normalmente.

Altes Museum

O prédio do Altes Museum, todo construído em estilo neoclássico, guarda um acervo repleto de esculturas e vasos gregos e peças arqueológicas da era romana. É lá também que está a coleção de artes da família real da Prússia.

Melhores museus de Berlim - Altes Museum 2

Alte Nationalgalerie

Na Alte Nationalgalerie você encontrará uma coleção impecável de arte do século 19 que inclui artistas alemães como Friedrich e Blechen até os franceses impressionistas Monet, Degas, Renoir e Cezanne. O prédio foi inspirado na Acrópolis grega e é o museu ideal para quem gosta dos movimentos neoclássicos, impressionistas e modernos.

Melhores museus de Berlim - Neues Museum 2

Neues Museum

Praticamente destruído durante a segunda guerra, o Neues Museum é o endereço oficial do busto da rainha egípcia Nefertiti e de uma vasta coleção de arte egípcia, além de vários objetos e papiros que contam as tradições ancestrais desse povo milenar.

Melhores museus de Berlim - Neues Museum 2

Junto com o British Museum de Londres e do Metropolitan de Nova York, este é, pra mim, um dos acervos mais impressionantes sobre o tema fora do Egito, portanto, se você gosta desse tema, não deixe de visitar o Neues Museum em Berlim.

Melhores museus de Berlim - Neues Museum 3

Ilha de Museus / Museumsinsel

Como chegar:

Metrô: U6, S1, S2, S25 (estação Friedrichstrasse), S5, S7, S75 (estação Hackescher Markt)

Ônibus: Bus 100 e 200 (parada Lustgasten), Bus TXL (parada Staatsoper)

Horários:

Segunda a sexta: 10 às 18h

Quinta: 10 às 20h

Sábado e domingo: 11 às 18h

Ingresso: 12 euros

Gemäldegalerie

A Galeria dos antigos mestres (Gemäldegalerie) mantém um acervo primoroso de artistas, que viveram entre o séc XII e o XVIII, entre eles estão nomes importantes da escola holandeza como Rembrandt, Rubens e Vermmer até o renascimento italiano como Botticelli, Titian, Caravaggio e Canaletto.

Kreuzberg o bairro descolado de Berlim

Bus 100: o city tour mais barato de Berlim

Melhores museus de Berlim - Altes Museum

Gemäldegalerie

Como chegar:

Metrô: U2, S1, S2, S25 (estação Potsdamer Platz)

Horários:

Terça a sexta: 10 às 18h

Quinta: 10 às 20h

Sábado e domingo: 11 às 18h

Ingresso: 10 euros

Jewish Museum

O Jewish Museum conta a trajetória da comunidade judaica dentro da Alemanha e traz relatos reais do período do holocausto. O prédio chama muito a atenção pelas suas linhas retas desenhas pelo renomado arquiteto polonês Daniel Libeskind’s.

Conhecendo Potsdam em um bate e volta de Berlim

Melhores museus de Berlim - Neues Museum 1

Jewish Museum

Como chegar:

Metrô: U1 (estação Hallesches Tor), U6 (estação Kochstrasse)

Horários:

Segunda: 10 às 22h

Terça a domingo: 10 às 20h

Ingresso: 8 euros

Museum Berggruen

Para os fãs incondicionais de Picasso, esse é o endereço certo em Berlim. O Museum Berggruen conta os 75 anos da vida do pintor e mostra cada fase criativa de sua obra. Em 2013, ele ganhou uma nova expansão e recebeu obras de nomes importantíssimos como Matisse, Klee, Giacometti, Van Gogh, Cézanne e Branque. Ele fica no belo Palácio de Charlottenburg, uma ótima oportunidade para visitar essa grande atração 🙂

Melhores museus de Berlim - Alte Nationalgalerie

Museum Berggruen

Como chegar:

Metrô: U7 (estação Richard-Wagner-Platz), S41, S42 (estação Berlin Westend)

Horários:

Terça a sexta: 10 às 18h

Sábado e domingo: 11 às 18h

Ingresso: 10 euros / 12 euros com Charlottenburg

Outros museus curiosos

Além desses, ainda existem alguns museus curiosos como o museu do videogame, do Futebol, do Dalí, médico do hospital de caridade, da comunicação, dos instrumentos musicais, da fotografia dentre tantos outros 🙂

Museu do Videogame de Berlim - Interior

Museus sobre a Segunda Guerra:

Para quem quer se aprofundar na história do nazismo até o muro de Berlim, recomendo esses museus que abordam o tema de diferentes perspectivas históricas: Checkpoint Charlie Museum, Berlin Wall Documentation Center, Topografia do TerrorDDR Museum – que mostra como era a vida cotidiana de East Germany (Berlim oriental) – e, por fim, o Deutsches Historisches Museum, que, como o próprio nome sugere, conta a história da Alemanha desde o período medieval até os dias atuais.

Calendário dos próximos eventos museológicos

Como forma de valorizar ainda mais essa face mais museológica, Berlim ainda tem um calendário bem interessante de eventos. O primeiro deles é o Long Night of the Museums que acontece dia 29 de agosto e oferece, durante a noite, diversas atividades diferentes dentro dos próprios museus. O segundo é Gallery Weekend que aconteceu em maio e, last but not least, existe o Berlin Art Week que está marcado para a semana de 15 a 20 de setembro deste ano. Em junho de 2016 é a vez da famosa Bienal de Berlim tomar conta dos pavilhões de exposição da cidade.

Melhores museus de Berlim - Neues Museum

Esses eventos são sempre ótimas oportunidades para se descobrir novos artistas e interagir com os museus de uma forma diferente 😉

O Berlim Card e o Berlim Museum Pass dão descontos na entrada de vários desses museus, mas não se preocupem, faremos um comparativo entre eles em breve.

Agora que você já sabe que Berlim também tem ótimos museus, é só escolher o tema que mais te agrada ou que desperta a sua curiosidade e embarcar nessa incrível viagem no tempo 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário