De todas as grandes capitais europeias, talvez Berlim seja, para mim, a cidade mais difícil de descrever. Com um passado recente ainda muito latente, a cidade é pura aula de história contemporânea e mostra, a poucos passos de distância, como se reinventou nas últimas décadas após a queda do muro.

Atrações de Berlim - Catedral de Berlim

Provavelmente você não terá tempo de conhecer tudo. Berlim é uma cidade tão plural que não cabe em uma única viagem e talvez seja esse o segredo da capital alemã: você precisa de mais de uma viagem para conseguir desvendá-la por completo.

Pensando nisso e tentando indicar os principais pontos da cidade, vamos publicar posts separando as atrações por temas 🙂

Roteiro a pé pelas principais atrações de Berlim

Alexanderplatz

Grande hub do transporte público de Berlim, a praça Alexanderplatz foi o centro da Berlim Oriental.

Atrações de Berlim - Alexanderplatz e Saturn

A região começou a ser reconstruída na década de 60 e hoje é um grande centro comercial que abriga várias lojas de departamentos como a Galeria Kaufhof, a Saturn, versão alemã da Best Buy, e, pertinho dali, o shopping Alexa. Nessa área também é possível encontrar algumas das opções mais econômicas de hospedagem.

Uma curiosidade: a cena da linguiça grelhando na abertura de Sense8, a série original da Netflix, foi gravada ali mesmo na Alexanderplatz 😀

Torre da TV de Berlim ou Berliner Fernsehturm

A Torre da TV de Berlim (Berliner Fernsehturm) é considerada a construção mais alta da Alemanha e é também uma das atrações mais visitadas, sendo o ponto ideal para ver a cidade do alto. Na torre, você vai encontrar uma plataforma panorâmica – a 203 metros de altura –  e o Telecafé, restaurante a 207 metros de altura. É um jeito diferente de se familiarizar com a geografia de Berlim.

Horários:

Ingressos:

Atrações de Berlim - Torre da TV

Prefeitura ou Rotes Rathaus

Perto da Alexanderplatz e ao lado da Torre da TV fica o antigo prédio da prefeitura, a Rotes Rathaus, cuja fachada chama atenção com seus tijolos bem vermelhos. O prédio foi danificado durante a segunda guerra e restaurada posteriormente. Ali em frente você encontrará uma fonte em homenagem a Netuno, chamada de Neptunbrunnen.

Atrações de Berlim - Prefeitura

Poucos passos adiante, não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria ou Marienkirche, uma das igrejas mais antigas da cidade construída como símbolo da igreja católica, mas que passou a ser luterana após a reforma protestante.

A prefeitura também costuma abrigar uma animada feira de Natal entre o final de novembro e dezembro, com direito a roda-gigante, muita comida e músicas típicas.

Como ir de Praga para Berlim e vice-versa?

Rogacki em Berlim: comendo bem e barato como um local

Atrações de Berlim - Fonte de Netuno

Catedral de Berlim ou Berliner Dom

Próxima às margens do rio Spree e ao lado da Ilha dos Museus fica a Catedral de Berlim, considerada a maior igreja protestante da cidade.

Esse importante ponto merece a visita pois retrata uma construção belíssima que já passou por diversos estilos arquitetônicos como gótico, barroco e renascentista. A igreja teve sua cúpula destruída durante um bombardeio na Segunda Guerra e foi reconstruída décadas depois.

Atrações de Berlim - Catedral de Berlim 2

Até hoje, a Berliner Dom guarda um dos maiores órgãos musicais do país, além de tumbas de importantes figuras políticas como o rei Friedrich I e a rainha Sophie Charlotte. Você também pode subir até a sua torre e ver a cidade do alto de seu mirante 🙂

Kreuzberg o bairro descolado de Berlim

Hotéis econômicos na Alemanha: hospedagem boa, bonita e barata 🙂

Atrações de Berlim - Catedral de Berlim 3

Gendarmenmarkt

Na área da Gendarmenmarkt fica a maior concentração de hotéis de luxo da cidade.

Essa é uma bela região para se hospedar, principalmente durante uma primeira visita à capital alemã. Ela fica no centro histórico, bem próxima de todas as atrações deste roteiro e é considerada por muitos uma das praças mais bonitas de Berlim.

Atrações de Berlim - Gendarmenmarkt 2

A Gendarmenmarkt é formada por três grandes construções muito interessantes: no centro está a Casa de Concertos ou Konzerthaus e, em lados opostos, foram construídas duas catedrais praticamente idênticas: a Catedral Francesa – Französischer Dom – e a Catedral Alemã – Deutscher Dom.

Atrações de Berlim - Gendarmenmarkt 1

Essa região também abriga, durante os últimos meses do ano, uma das mais exclusivas feiras de Natal de Berlim. O ingresso custa menos de dois euros e as barraquinhas contam até com uma loja exclusiva da Käthe Wohlfahrt de Rothemburgo.

Ali você também encontrará diversos bons restaurantes, cafés e lojas interessantes. Se a fome bater, é um ponto ótimo para o almoço. Recomendo o Das Meisterstück com um cardápio tipicamente alemão e uma variada carta de cerveja.

Avenida Unter den Linden

A mais famosa avenida da cidade já serviu, em um passado bem distante, de trilha para cavalos. Hoje, a Unter den Linden concentra inúmeros prédios históricos e um bocado de restaurantes globais e lojinhas de souvenirs para turistas, ligando o centro antigo de Berlim e indo do Portão de Brandemburgo (Pariser Platz) até a ponte do castelo (Schlossbrücke).

Onde ficar em Berlim e os melhores bairros - Tiergarten

Por ela você vai encontrar prédios importantes para a história da cidade como:

Curiosidade: a Bebelplatz foi palco do episódio em que os nazistas queimaram livros de grandes pensadores nos mesmos moldes da inquisição. Obras de Sigmund Freud, Karl Marx e Kurt Tucholsky viram cinzas no coração dessa praça 🙁

Tour de bike pelo Tiergarten de Berlim

Portão de Brandemburgo, Brandenburger Tor

O ponto alto desse roteiro, sem dúvida, é a chegada ao Portão de Brandemburgo, o maior cartão portal de Berlim e endereço de célebres comemorações como o ano novo, a queda do muro e, mais recentemente, até a conquista do título da copa do mundo de futebol.

O Portão, inspirado no Propylaeum – a entrada da Acrópole em Atenas-, liga a famosa avenida Unter den Linden ao enorme parque Tiergarten e é o grande símbolo da unificação alemã.

Bus 100 City Tour em Berlim - Portão de Brandenburgo

Pelo Brandenburger Tor já se passaram séculos de história. Ele já serviu como porta de entrada para a época que Berlim era uma fortaleza cercada por muros; já viu as tropas de Napoleão assaltarem sua quadriga e já vivenciou os anos de separação quando o muro foi construído a sua frente de forma que apenas os soldados da parte Oriental poderiam se aproximar.

Guia KLM de Berlim - Portão de Brandenburgo 2

Hoje o Portão de Brandemburgo também é endereço permanente de muitos artistas que fazem a festa dos turistas se caracterizando de personagens locais e arrancado alguns trocados com poses para fotos.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/