Terra da Coca-Cola, da CNN, de Martin Luther King Jr., dos Falcons e ex-sede olímpica, Atlanta é uma cidade que merece mais do que apenas um dia do seu roteiro pelos Estados Unidos. Por ironia do destino, acabei passando apenas 24h por lá, portanto, se você estiver na mesma situação, siga as dicas deste post para aproveitar o que ela tem de melhor a oferecer nesse curto espaço de tempo 😉

Roteiro de viagem de Atlanta - 5

A movimentada Atlanta

Desde os primórdios, Atlanta já dava sinais de que seria importante. No século 19, a quantidade de gente que passava por lá era tão grande que ela era chamada de Terminus devido ao seu grande terminal ferroviário. Foi nessa época também que os primeiros hotéis foram criados próximos à estação. O movimento era tanto que, tempos depois, eles “elevaram” a cidade em um andar para cobrir o terminal e boa parte das linhas férreas. Hoje, se você não prestar atenção, dificilmente conseguirá ver os trens chegando e partindo 😉

Roteiro de viagem de Atlanta - Phillips Arena

A cidade foi incendiada durante a Guerra Civil americana, mas conseguiu se reerguer, por isso a Fênix é seu grande símbolo. É possível ver referências à ave mitológica por todo lugar como essa “não-tão-clara-mas-bonita” obra de arte 😉

Roteiro de viagem de Atlanta - Fênix, o símbolo da cidade

Talvez seja por toda essa herança histórica que o aeroporto internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta (ou ATL para os íntimos) é o mais movimentado do mundo, batendo o de Pequim e de Dubai em quantidade de passageiros transportados. Por essa nem eu esperava 😉

Roteiro de viagem de Atlanta - street art

Quem voa de Delta do Brasil para os EUA certamente passará pelo ATL, mesmo que o destino final seja outra cidade. Aproveite esta oportunidade para começar ou terminar sua viagem por Atlanta. Caso tenha uma longa conexão nesse aeroporto, você também poderá sair para conhecer alguns de seus pontos mais importantes.

Roteiro de viagem de Atlanta - homenagem a Marting Luther King Jr

Como ir do aeroporto ao centro de Atlanta?

As maneiras mais comuns para ir do aeroporto ao centro de Atlanta são:

  • Uber
  • Táxi
  • Shuttle
  • Metrô
  • Carro alugado

Como o aeroporto de Atlanta possui wifi grátis, usar o Uber pode ser uma opção viável. Você pode, também, comprar um chip local antes mesmo de sair para manter-se conectado enquanto estiver nos Estados Unidos.

Na saída do aeroporto, estão os stands das empresas de táxi. No caso dos shuttles, é importante conferir com a empresa onde eles esperarão por você. A vantagem desse serviço é que ele é mais barato que o táxi e o uber (16,50 dólares pela SuperShuttle), mas tem a desvantagem de ser preciso esperar os outros passageiros chegarem. Lembre-se apenas de que nos horários de pico, o trânsito é mais intenso.

Roteiro de viagem de Atlanta - 3

Quem quiser curtir o metrô Marta de Atlanta, há uma estação das linhas Gold e Red saindo do aeroporto e passando pelo centro (Peachtree Center é a estação mais importante para os turistas). O passe individual custa 2,50 dólares e o passe para 1 dia custa 9 dólares.

Para quem vai fazer uma longa conexão na cidade, o passe de 1 dia não é tão interessante, mas já começa a ser vantajoso para quem vai passar uma noite na cidade e pretende fazer pelo menos 4 viagens de transporte público.

Roteiro de viagem de Atlanta - Metro Marta

Curiosidade: Por toda a cidade, você encontrará ruas, praças e estações chamadas Peachtree (árvore de pêssego). Isso se deve ao fato de o estado da Geórgia ser conhecido como o peach state, apesar de não ser o estado com a maior produção de pêssegos do país. Vai entender 😛

Roteiro de viagem de Atlanta - 4

Alugar um carro também é uma maneira interessante para quem quer conhecer o estado da Geórgia e adjacências. Note que não será fácil encontrar estacionamento grátis nos centros das cidades.

10 dicas para quem quer dirigir nos EUA

Roteiro de viagem de Atlanta - 1

Roteiro de 1 dia em Atlanta

Seja pra você que chegou cedo do Brasil e vai apenas pernoitar na cidade, seja para aqueles que estão numa longa conexão no aeroporto, abaixo estão minhas sugestões para aproveitar bem esse tempo 🙂

Roteiro de viagem de Atlanta - Roda gigante

O que se pode notar pelo mapa é que todas essas atrações ficam bem próximas umas às outras e à estação Peachtree Center do metrô, permitindo uma caminhada tranquila entre elas.

Roteiro de viagem de Atlanta - Centenial Olympic Park crianças

Peachtree Trolley

Nós fizemos uma espécie de city tour guiado de trolley (aqueles bondes antigos) por Atlanta e foi super legal, já que pudemos ter uma visão geral da cidade e também de sua história, passando por lugares mais afastados e que seriam difíceis de entrar num roteiro de 1 dia, como a igreja em que Martin Luther King Jr. e seu pai pregavam.

Roteiro de viagem de Atlanta - Trolley tour

O tour com a The Peachtree Trolley custa 30 dólares e dura entre 1 e 2 horas, funcionando de terça a domingo com duas saídas diárias. Confira aqui os horários.

Recentemente foi inaugurado o Atlanta Streetcar (de graça até o final de 2015), mas esse não é um tour com guia como o Peachtree Trolley e sim um novo meio de transporte na cidade para facilitar a vida dos turistas, pois ele passa por várias regiões de interesse 🙂

Roteiro de viagem de Atlanta - streetcar

A Coca-Cola e sua influência em Atlanta

Talvez a empresa mais importante de Atlanta seja a Coca-Cola. Seu criador, John Pemberton a inventou como um remédio para dor de cabeça em 1886 e seu nome vem de dois de seus ingredientes principais: a noz-de-cola e as folhas de coca.

Não demorou muito e um empresário chamado Asa Griggs Candler comprou a fórmula da coca de Pemberton e começou a The Coca-Cola Company, transformando-a no grande império que é hoje. Você sabia que o primeiro lugar a vender o xarope da coca-cola foi uma farmácia chamada Jacob’s Pharmacy?

Roteiro de viagem de Atlanta - criador da coca-cola

Por ser a maior empresa da região e por ter sido criada em Atlanta, a Coca-cola fez muita coisa pela cidade. Por exemplo, toda a praça e os prédios onde estão localizadas o Mundo da Coca-cola, o Aquário da Geórgia e o Centro para os Direitos Civis e Humanos foram doados pela empresa ou construído com sua ajuda.

Roteiro de viagem de Atlanta - Glenn's Kitchen 3

O Mundo da Coca-Cola

O World of Coca-cola é um “museu” bem curioso, que conta um pouco da história da bebida mais conhecida e consumida no mundo inteiro e de tudo que envolve a marca. Lá você encontra desde a primeira urna onde era vendido o xarope, até a máquina de fazer coca-cola em casa (sim, ela existe!), passando por mais de 40 sabores diferentes de refrigerante e pela Coke Pop Culture.

Roteiro de viagem de Atlanta - Mundo da coca-cola

Antes mesmo de entrar no museu, aquele som inconfundível de uma coca-cola sendo aberta e colocada num copo já faz seus sentidos se aguçarem. O passeio pelo museu começa numa sala com diversos itens vintage da Coca, depois passa por um vídeo emocionante contando o que é a felicidade (como eles são bons nisso! Mas acho que eles jogam ciscos nos olhos de todos na plateia) e, a partir daí o passeio é por sua conta.

Roteiro de viagem de Atlanta - Roda gigante 2

Não deixe de provar pelo menos a bebida Beverly da Itália. Também é possível criar seu próprio sabor de refrigerante nas máquinas especiais. Serão várias calorias e açúcares adquiridos nessa brincadeira, mas é bem divertido. Ah, e não se esqueça de tirar uma foto com John Pemberton do lado de fora do museu.

O passeio pelo Mundo da Coca-cola custa 16 dólares (de graça com o Atlanta City Pass) e fica aberto, em geral, das 10 às 17h.

O Aquário da Gerórgia

Bem em frente ao Mundo da Coca-cola e pertinho do Parque do Centenário Olímpico fica o Aquário da Geórgia, o segundo maior aquário do mundo, perdendo apenas para o de Cingapura. Ele é casa para mais de 100.000 animais, incluindo tubarões baleia, belugas, pinguins, arraias de diversos tipos e muitos peixes.

Roteiro de viagem de Atlanta - Georgia Aquarium pinguins

Duas das partes do aquário que mais chamam a atenção são o túnel por baixo do tanque dos tubarões baleia e as “cápsulas” que ficam bem próximas aos pinguins. A área em que é possível tocar pequenos tubarões também é super concorrida pelos pequenos e grandinhos como eu 😛

Roteiro de viagem de Atlanta - Georgia Aquarium seadragon

Além de seu status como atração, o Aquário da Geórgia, em parceria com as universidades do estado, também ajuda na preservação de animais ameaçados em várias partes do mundo, como o México e a África do Sul, além do território americano.

Roteiro de viagem de Atlanta - Georgia Aquarium tubarão baleia

O aquário abre normalmente todos os dias de 10 às 20h, mas podem haver mudanças (confira os horários aqui), o ingresso custa 38,50 dólares (se comprar online você economiza 3 dólares) e está incluso no Atlanta City Pass.

Centro Nacional para os Direitos Civis e Humanos

Na época da luta pelos direitos civis americanos, o slogan da cidade “too busy to hate” definiu o pensamento progressista de alguns de seus moradores e governantes. E por falar em movimentos pelos direitos civis, Martin Luther King Jr., um dos maiores líderes dessa luta, nasceu, cresceu e pregou em Atlanta e seu nome e influência podem ser vistos por toda a cidade. Infelizmente ele acabou assassinado na cidade de Memphis, Tennessee, mas seus restos mortais foram trazidos e enterrados em sua cidade natal.

Roteiro de viagem de Atlanta - Center for Civil and Human Rights

Roteiro de viagem de Atlanta - igreja de martin luther king jr

A ideia do National Center for Civil and Human Rights é conectar o movimento dos direitos civis americanos aos movimentos dos direitos humanos ao redor do mundo. Segundo eles, “nosso propósito é criar um lugar seguro para que os visitantes explorem os direitos fundamentais de todos os seres humanos e saiam inspirados e habilitados para se juntarem ao permanente diálogo sobre os direitos humanos em suas comunidades“.

Roteiro de viagem de Atlanta - memorial a martin luther king jr

Roteiro de viagem de Atlanta - casa do martin luther king jr

O museu fica aberto de terça a domingo das 10 às 17h em geral e o ingresso custa 15 dólares (de graça com o Atlanta City Pass).

As olimpíadas de Atlanta

Em 1996, como vocês devem se lembrar, Atlanta foi sede das olimpíadas e o Centenial Olympic Park foi construído bem no centro da cidade para comemorar o centenário dos jogos olímpicos modernos. Durante a renovação, eles pediram doações e, em troca, quem contribuiu pôde deixar uma mensagem num dos tijolos colocados no parque, por isso não se assuste se encontrar o nome de um monte de gente gravado no chão 😛

Roteiro de viagem de Atlanta - Centenial Olympic Park

Esse também é um lugar ótimo para passear com as crianças, assistir a um show ou simplesmente descansar. E o melhor é que ele fica bem ao lado das atrações acima 🙂

Roteiro de viagem de Atlanta - Centenial Olympic Park tijolos

Belt Line, uma espécie de high line de Atlanta

Contruída com a mesma intenção do high line de Nova York, a Belt Line de Atlanta será bem maior e permitirá que seus usuários possam rodear toda a cidade sem precisar sair dele. No momento apenas trechos estão liberados. Eu não consegui passear por lá por culpa do tempo, portanto, se você for, me conte como é 😀

Roteiro de viagem de Atlanta - 2

Onde ficar em Atlanta?

O segredo do melhor lugar para se hospedar em Atlanta está em ficar próximo ao Centenial Olympic Park e do World of Coca-cola, do Aquário e do Center for Civil and Human Rights, pois essas são as principais atrações. Além disso, ficando nessa região, você poderá aproveitar quase tudo que a cidade tem a oferecer apenas caminhando.

Roteiro de viagem de Atlanta - Prédio da CNN

Abaixo estão algumas sugestões de hotéis que eu ficaria:

Hotéis design

W Downtown

The Ellis Hotel

Hotéis econômicos, mas com design

Aloft Downtown

Glenn Hotel

Hotel business

The Westin Peachtree Plaza

Onde comer em Atlanta

Pouco tempo na cidade significa pouco tempo para provar suas iguarias, mas eu fui a dois restaurantes que merecem ser citados.

Roteiro de viagem de Atlanta - BBQ

Para um almoço no centro, o Glenn’s Kitchen fez bonito. Eu pedi um Mac&Cheese burger que foi, no mínimo inusitado (quem inventou misturar macarrão com hamburguer :P).

Roteiro de viagem de Atlanta - Glenn's Kitchen 1

Roteiro de viagem de Atlanta - Glenn's Kitchen 2

Já para o jantar o Two Urban Licks é uma ótima pedida para quem gosta de comer bem. O brisket que pedi (um corte de carne de peito bovino) estava ótimo e tão macio que nem faca era preciso para cortá-lo. O restaurante fica no Ponce City Market (que foi criado nos moldes do Chelsea Market de Nova York) e bem pertinho de uma das entradas da Belt Line.

Roteiro de viagem de Atlanta - Two Urban Licks

Roteiro de viagem de Atlanta - Two Urban Licks 2

Curiosidades sobre Atlanta

  • Não peça Pepsi. Em nenhum lugar. Eles olharão com cara feia pra você 😛
  • Há mais de 70 ruas com nome Peachtree na cidade (como eles conseguem se localizar, hein?)
  • A CNN também tem seu headquarters na cidade e é possível fazer um tour por lá
  • O Porsche driving experience de Atlanta é o único na costa leste e, além de ter um museu, você ainda pode pilotar um dos carros da marca na pista 😀
  • Existe uma roda gigante no centro da cidade (15 dólares por 30 minutos)
  • A cidade ganhará um time de futebol em 2017 chamado Atlanta United e ele dividirá o novo estádio com o time de futebol americano Atlanta Falcons
  • Varsity é o maior drive-in do mundo e o maior vendedor de coca-cola no varejo do mundo
  • O estádio do Atlanta Braves de baseball é o único que permite levar a própria comida. Segundo me contaram, o estádio dos Braves foi construído pela cidade com um dinheiro que não tinham, numa terra que não era deles para um time que não existia.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros dos Estados Unidos

Roteiro de viagem de Atlanta - Centenial Olympic Park monumento

O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e Brand USA.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário