Muito além de Galápagos, o Equador é um destino surpreendente. Por mais clichê que essa definição possa parecer, é praticamente impossível encontrar alguém que viajou pelo país e voltou insatisfeito com o que encontrou. Cheio de muitas histórias e cenários belíssimos, o destino, infelizmente, não recebe o merecido destaque na nossa lista de viagens dos sonhos :/

Hoje começo uma série de posts para mostrar um pouco do rico patrimônio cultural e natural que o Equador guarda envolvo a vulcões ainda ativos e que só confirmam o que o slogan do país costuma dizer: All you need is Ecuador 😉

Dicas de viagem do Equador - Cuenca

Dicas para uma viagem ao Equador

Como é o clima no Equador e qual é a melhor época para visitar o país?

O Equador é dividido basicamente em quatro regiões climáticas: Ilhas Galápagos, Costa PacíficoAndesAmazônia. Cada área apresenta condições climáticas muito distintas e com significativa variação térmica, mas, mesmo assim, o país é perfeitamente visitável o ano todo. Apenas leve em consideração que nos primeiros meses do ano faz um calor excessivo na costa do Pacífico.

O clima em Galápagos se divide, basicamente, em duas temperaturas: úmida na casa dos 30 graus entre janeiro a meados de junho e seca por volta dos 22 graus entre julho e dezembro.

Na Costa do Pacífico faz bastante calor o ano todo. De janeiro a maio acontecem eventuais chuvas no final dos dias. De junho a dezembro as temperaturas são um pouco mais amenas e não chove. Para termos de comparação, em agosto peguei 32 graus em Guayaquil.

Nos Andes o clima varia de acordo com a altitude e quanto mais alto, mais frio. Durante o dia, as temperaturas são bem agradáveis não passando dos 25 graus, mas durante a noite as temperaturas costumam esfriar bastante, podendo chegar perto de zero grau, dependendo do lugar.

Já na Amazônia, o clima é quente e úmido o ano todo e a média de temperatura não costuma passar dos 26 graus. Como no restante do país, há duas temporadas bem marcadas: a seca que vai de novembro a março e a úmida de abril a outubro.

Ofertas de hotéis no Equador

Dicas de viagem do Equador - 1

A vacina contra a febre amarela é necessária para entrar no Equador?

Oficialmente todos brasileiros precisam tomar a vacina contra a febre amarela e apresentar o certificado de vacinação internacional comprovando a validade da vacina. Entretanto, no momento da imigração, nenhum profissional no aeroporto me questionou ou pediu para consultar minha carteirinha. Mesmo assim, acho que não vale a pena arriscar, afinal, não custa nada tomar a vacina, certo? 😉

Como chegar no Equador?

Apesar de ser nosso vizinho, acabamos não percebendo que o país está mais próximo do que imaginamos. A empresa Tame opera voos diretos do Brasil para o Equador com três frequências semanais saindo de São Paulo para Quito em Airbus A319 e A320 numa rota sem conexões e com seis horas de duração.

Também é possível chegar ao Equador via Peru e Colômbia com as rotas operadas pela Avianca com conexão em Lima e Bogotá.

Dicas de viagem do Equador - Quito

Vale a pena alugar carro no Equador?

As cidades mais famosas costumam ter conexões de ônibus relativamente tranquilas, mas quando o tempo de ônibus passa de 8-10h, o ideal é ir de avião.

O aluguel de carro só vale a pena quando se vai viajar entre cidades próximas, pois as estradas têm muitas curvas, são em mão dupla, sem acostamentos e com muitos precipícios. Sem contar que a altitude pode atrapalhar bastante.

O que levar na mala para o Equador?

A mala para uma viagem ao Equador precisa ter:

Na necessaire não esqueça:

Uma farmacinha básica com as medicações que você está acostumado a tomar é outro item fundamental.

Dicas de viagem do Equador - trem

É seguro viajar pelo Equador?

Sim, é seguro viajar pelo Equador. Não me senti oprimida ou insegura como em outros lugares como o México, por exemplo. Como canja de galinha e um pouco de precaução nunca fizeram mal a ninguém, tome sempre os mesmos cuidados que você tomaria ao viajar por qualquer grande cidade brasileira.

Qual é o padrão de tomada no país?

O padrão de tomadas no Equador é o mesmo dos Estados Unidos, ou seja, para usar seus aparelhos com o novo padrão brasileiro, será preciso um adaptador.

É preciso visto para entrar no Equador?

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Equador 😀

Qual é o fuso horários?

O país está duas horas atrasado em relação ao Brasil, podendo variar dependendo do nosso horário de verão.

Dicas de viagem do Equador - vulcao

O Equador e o mal de altitude

Regra de ouro do coração: ao chegar em Quito ou em qualquer outra área de altitude elevada no Equador, preserve um tempo para se aclimatar. Em alguns passeios dessa viagem cheguei a 4000 metros e foi a vez que mais senti os efeitos do danado do soroche.

As dicas são basicamente as mesas que usamos no Peru: dê um tempo para o seu corpo se acostumar, beba bastante líquidos, maneire nas bebidas alcoólicas, evite alimentos muito pesados nos primeiros dias, caminhe devagar e, se os sintomas persistirem, tome uma medicação ou procure orientação médica.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/

Dicas de viagem do Equador - 2

O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.