Quando comecei a arrumar minha mala para a viagem do Equador, aquela dúvida corriqueira pré-embarque para um novo país surgiu: qual moeda levar? Logo nas minhas primeiras pesquisas, os resultados apontavam o dólar como melhor opção.

Qual moeda levar para o Equador - Cuenca

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Para ajudar ainda mais nossos leitores, nós fechamos uma parceria ainda melhor que a anterior com a Confidence e agora somos correspondentes cambiais da empresa. Isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira com toda a segurança que a Confidence oferece, mas com uma vantagem, nossas taxas de conversão são as menores possíveis 😀 Veja mais detalhes abaixo:

Como comprar moeda estrangeira com desconto e as melhores taxas?

Levar dólar para o Equador?

Dólar? Como deve ser o câmbio local?

Pensei logo de cara que teria que trocar dólar por outra moeda e me lembrei dos perrengues e variações do câmbio na Argentina e das contas enroladas de conversão no Chile e no Peru.

Pesquisando um pouco mais, descobri que desde o ano 2000, o Equador assumiu o dólar americano como moeda corrente devido à grande crise político-econômica enfrentada no final da década de 90 e que acarretou em uma recessão profunda, com grande inflação e desvalorização do Sucre – ex-moeda equatoriana.

Qual moeda levar para o Equador - Quito 1

O dólar americano é a atual moeda do Equador

Desde aquela medida, o país pode cunhar apenas moedas de centavos de dólares. Mas fique atento: as moedas de dólar feitas no Equador valem apenas dentro do país e não são aceitas em outros destinos que usam a moeda norte-americana.

Portanto, ao viajar para o país, lembre-se: a melhor moeda para levar para o Equador é o dólar sim. Além disso, o país não tem costume de aceitar o real como acontece em outros países vizinhos como Argentina e Chile, fazendo com que a conversão nunca valha a pena.

Evite também viajar com notas grandes de 100 dólares, pois muitos lugares podem não aceitá-las. Nesse caso, tente fazer a troca no seu hotel ou peça que o dinheiro venha mais trocado quando comprá-lo nas casas de câmbio aqui do Brasil.

Qual moeda levar para o Equador - Estrada

Cartão de crédito

Outro detalhe importante: embora muitos estabelecimentos afirmem que aceitam cartão de crédito, muitos exigem que o gasto seja superior a 20 dólares ou outra quantia mínima. Por isso, confirme sempre antes de efetivar a compra.

Saques em moeda local

E os saques em moeda local? Não cheguei a testar essa opção para confirmar as taxas cobradas pelos bancos locais, de qualquer forma, recomendo deixar seu cartão habilitado para algum imprevisto, caso você não tenha costume de usar essa opção.

Como usar o cartão de débito internacional

Conclusão

A melhor opção para quem viaja ao Equador é levar dólares e um cartão de crédito válido para gastos internacionais 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/

Qual moeda levar para o Equador - Quito 2

O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    4 Comentários
  1. Eu estava pensando em levar reais mesmo, ia dar uma grande burrada! Obrigado e parabéns pelo post!

  2. Eu não entendi a parte de que só podemos usar o dólar de lá lá dentro. Dólar americano não é tudo igual ? Sendo assim eu posso usá-lo em qualquer País que aceite o dólar

    • Oi Aline, não entendi o que você quis dizer. As moedas cunhadas pelo equador só podem ser usadas dentro do país, não fora dele. As notas não são impressas no Equador, sendo necessário usar o dólar americano mesmo.

Deixe seu Comentário