Puerto Varas, ao sul do Chile, é um dos mais importantes destinos da chamada região dos lagos. A beira do Lago Llanquihue, a cidade se mostra não apenas a melhor base para quem quer explorar os lagos chilenos e Chiloé, mas também uma cidade fofa repleta de ótimos hotéis e clima agradável.

Nos dias mais ensolarados, os vulcões Osorno e Cabulco mostram toda sua grandiosidade e complementam o cenário do destino.

Além de oferecer uma melhor infraestrutura, se comparada as cidades mais próximas como Puerto Montt e Frutillar, Puerto Varas é o ponto de partida (ou chegada) para quem quer fazer o Cruce Andino, uma travessia de barco entre os lagos chilenos e argentinos.

Onde fica Puerto Varas?

Puerto Varas fica a 20 km de Puerto Montt, a única cidade da região com voos diários de Santiago, a cerca de 300 km de Bariloche, na Argentina, e a mil km da capital do Chile. É também uma das últimas grandes cidades antes do início do arquipélago de Chiloé.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4769-2

Como chegar em Puerto Varas?

Para chegar até Puerto Varas é preciso voar de Santiago até Puerto Montt. De lá é necessário seguir de ônibus, transfer, táxi ou carro alugado pelos 20 km de estrada que separam as duas cidades.

De transfer contratado no aeroporto, o trajeto dura menos de meia hora e custa cerca de 80 reais.

A maneira mais demorada é utilizando o transporte público. O ônibus que sai do aeroporto até a rodoviária de Puerto Montt custa cerca de 1.500 pesos (R$ 10,20). Depois, ainda é preciso pegar outro ônibus na rodoviária até o centro de Puerto Varas. Esse circular custa 800 pesos chilenos (R$ 5,44) e leva 30 minutos nesse trajeto. Os ônibus são pequenos e, por mais econômica que essa opção seja, pode ser um perrengue danado se você estiver viajando com mala de rodinhas.

De táxi, o trajeto a partir do aeroporto de Puerto Montt até Puerto Varas pode ficar 25 mil pesos, ou 170 reais, a opção mais cara.

Alugar um carro para conhecer a região do lagos e seguir pela Carretera Austral é uma alternativa viável. Aliás, veja nossas dicas para dirigir no Chile e aproveite o melhor da sua viagem.

Saindo de Santiago, a forma mais rápida de chegar até Puerto Varas é pelo ar. A Sky Airline e a Latam fazem o trajeto diariamente. Mas lembre-se de comprar todos os trechos aéreos da sua viagem no mesmo bilhete. Lembra da regrinha e das vantagens das passagens multidestinos?

Se quiser encarar os mil quilômetros de estrada, prepare-se para mais de 10 horas de direção.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4681-2

Qual moeda levar para Puerto Varas?

Já falamos sobre qual é a melhor moeda para levar para o Chile, mas vale reforçar: em tempos de desvalorização do real e instabilidade cambial, vale sempre dar preferência às moedas mais fortes como o dólar que é comumente aceito nos passeios em Puerto Varas.

Se optar por levar real, além de pagarem menos por ele, pode ser mais difícil conseguir trocá-lo por pesos em cidades pequenas e menos turísticas, então troque seu Real em Santiago.

Quando ir para Puerto Varas?

A região dos Lagos no Chile por ser visitada praticamente durante todo o ano, mas as condições de clima mais ameno acontecem sempre entre a primavera e o verão, quando os dias cinzentos e chuvosos do outono-inverno dão mais espaços para os dias ensolarados e de céu azul

A melhor época para visitar Puerto Varas é durante o verão, de dezembro a março.

Assim como outros destinos da região, há uma alta tendência de chuvas que atrapalham alguns passeios durante as demais estações do ano. No verão os dias são menos chuvosos e as temperaturas mais agradáveis, o que facilita um bocado a vida de quem quer fazer navegações pelos lagos.

No inverno as temperaturas caem bastante, podendo chegar na casa dos zero graus e os dias mais cinzas cobrem a vista para os vulcões. Costuma ventar bastante nessa área.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4638-2

Onde ficar em Puerto Varas?

A cidade que é o coração dos lagos chilenos tem ótimas opções de hospedagens e hotéis que valorizam os elementos e os cenários da região. Alguém aí pensou em lua de mel?

Com opções para todos os gostos, a oferta hoteleira é variada apesar da cidade ser pequena. Compartilhei várias dicas de hospedagem em Puerto Varas nest post.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile hotel-2

Como ir de Puerto Varas para Bariloche?

Puerto Varas fica relativamente perto de Bariloche. O destino argentino pode ser facilmente visitado tanto de carro, ônibus e até fazendo a travessia de barco entre os lagos chilenos e argentinos.

De carro

De carro alugado você precisará percorrer cerca de 300 km de estrada em um trajeto que leva cerca de 4 horas e meia. A vantagem de encarar o asfalto em veículo particular é poder fazer paradas em Frutillar, Entre Lagos, entre outras cidadezinhas fofas ao longo do caminho. Mas atente para um detalhe: confira todas as taxas e custos adicionais cobrados pelas locadoras de veículos para quem quer retirar o carro no Chile e devolvê-lo na Argentina.

De ônibus

Se você não está muito afim de dirigir fora de casa, também é possível seguir sua viagem de ônibus. Com um trajeto semelhante ao do carro, mas com menos autonomia para fazer paradas (obviamente), você deve gastar umas 6 horas e meia no coletivo até San Carlos de Bariloche.

O custo da viagem por trecho fica em cerca de 140 reais, com partidas diárias a partir do terminal de Puerto Varas. As passagens podem ser compradas online no site da Recorrido.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4753-2

De barco

O jeito mais bucólico de atravessar do Chile para a Argentina a partir de Puerto Varas é fazendo um minicruzeiro conhecido como Cruce Andino.

A viagem é contemplativa e lenta, entretanto é um jeito tranquilo de percorrer o caminho até Bariloche. Isso porque, com as paradas e trocas entre ônibus e barcos (lembre-se: é uma travessia entre lagos), a viagem tem duração de 12 horas.

Com saída pela manhã, sempre às 8 hrs pontualmente, de ônibus a partir do escritório da empresa em Puerto Varas, a viagem na estrada margeando o Lago Llanquihue segue até os Saltos de Petrohué, onde é feita uma visitação.

Ao longo das 12 horas rola um pinga-pinga de travessias de barco e ônibus, passando por Peulla, Puerto Frias, Puerto Alegre, Puerto Blest e Puerto Pañuelo até a parada final em Bariloche, às 20 hrs do mesmo dia.

No site oficial, onde você pode reservar e comprar o bilhete para o dia desejado, existe ainda a alternativa de fazer a travessia em dois dias, podendo escolher ficar um dia em Puerto Blest ou Peulla, a partir de 427 dólares (com diária inclusa). A Get Your Guide também vende os dois trechos do Cruce Andino.

Ou ainda, para quem está afim de apreciar a calmaria no meio da natureza da região dos lagos antes de chegar em Bariloche, é possível fazer o roteiro de 3 dias de travessia, com hospedagem em Puella e Puerto Blest. A viagem sai a partir de 559 dólares (com diária inclusa).

Além disso, há a opção de fazer o caminho contrário e sair de Bariloche, rumando de volta para Puerto Varas.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4690-2

Cruce Andino

  • Site
  • Ponto de partida em Puerto Varas: Rua Del Salvador, 72
  • Horários: saídas diárias às 8 hrs
  • Ingressos: a partir de 230 dólares

Roteiro de 3 dias por Puerto Varas

Puerto Varas é um destino pode ser conhecido com poucos dias de viagem.

Com três dias inteiros disponíveis, você aproveita os melhores passeios e as atrações indicadas aqui são visitadas com tranquilidade.

Sugestão de roteiro de 3 dias em Puerto Varas:

  • Primeiro dia: passeio por Puerto Varas e visita ao vulcão Osorno – o teleférico funciona durante todo o ano.
  • Segundo dia: Frutillar e Puerto Octay
  • Terceiro dia: navegação – Saltos de Petrohué, Lago Todos os Santos e Peulla (uma das paradas do Cruce Andino)
  • Com um extra no roteiro: considere o bate volta até Castro ou Ancud e Puñihuil (pinguineiras) em Chiloé. É bem cansativo, mas algumas agências costumam oferecer esse tour num bate e volta.

Continue lendo para ver todo o detalhamento deste roteiro!

O que fazer em Puerto Varas?

Quando o assunto é atividades de contato com a natureza, Puerto Varas ganha algumas medalhas. A cidade é o destino ideal para quem gosta de intercalar atividades e práticas de esportes de aventura com passeios de contemplação.

Pesca, rafting, cavalgadas, trilhas, alpinismo e stand up paddle são algumas opções, sem mencionar os centros termais e as navegações pelos lagos chilenos. Nos dias mais ensolarados, os vulcões Osorno – ainda ativo – e Cabulco mostram toda sua grandiosidade e complementam esse belo cenário.

Como base para explorar a região, você pode aproveitar seus dias para conhecer lugares como: Frutillar, Puerto Octay, Petrohue, Ensenada, Cochamó, Lago Todos los Santos e Isla Loreley.

Centrinho histórico

É possível percorrer todo o centro da cidade caminhando tranquilamente. Comece pela Avenida Costanera, às margens do Lago Llanquihue, passando pelo roteiro das casas históricas alemãs (antigos colonos da região, semelhante as casas da palafitas de Chiloé) até chegar no alto da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Lá é possível ter uma vista contemplativa da cidade, do lago e do vulcão Osorno. Aproveite para tirar boas fotos e siga até a Plaza de Armas, onde se concentram lojinhas, cafés, restaurantes e outros pontos interessantes.

Quer se presentear ou presentear alguém especial? Próximo à praça principal, fica a Feira Artesanal, um lugar com artigos únicos e regionais.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4697-2

Plaza de Armas

  • Endereço: Gramado esquina com San Juan

Feira Artesanal

  • Endereço: Casa del Turista – Piedraplen s/n

Bate-volta até Frutillar

Frutillar é conhecida por sua forte ligação com o cenário musical. Assim como Puerto Varas, a cidade também foi colonizada por alemães que trouxeram, além dos traços de sua arquitetura singular, suas tradições da confeitaria.

Passar uma tarde por lá é um programa bem gracinha. Você ainda pode complementar esse tour com uma esticadinha até Puerto Octay e visitar suas cascatas.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile frutillar-2

Vulcão Osorno

Outro passeio curioso é a subida até o vulcão Osorno. No inverno, essa montanha se torna uma pequena estação de esqui, já nos meses mais quentes do ano, é possível usar o teleférico e apreciar a vista panorâmica. Algumas agências também costumam oferecer trilhas pelo vulcão. Só siga esse caminho acompanhado de um bom guia local.

Navegação pelo Lago Todos Los Santos

Se você não pretende fazer o Cruce Andino completo, uma boa opção em Puerto Varas é a navegação no Lago Todos Los Santos e observar os vulcões Osorno e Cabulco, além da linda flora local.  É um programa imperdível para quem viaja para a cidade.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4896-2

Saltos de Petrohué

As quedas d’água do Lago Todos Los Santos no Rio Petrohué são alguns dos cenários mais bonitos de toda região. Graças à composição das rochas de origem vulcânica, o tom da água beira um verde esmeralda.

Um dos trunfos deste parque é ter construído uma grande passarela de observação, recém reformada, que dá vista para as mais belas paisagens do sul do Chile.

A Turistour opera estes principais passeios a partir de Puerto Varas e não é necessário reservá-los com antecedência. Muitos deles você consegue fazer perfeitamente por conta própria com um carro alugado ou combinado com algum taxista indicado pelo hotel, mas se preferir a comodidade de ter um receptivo local, é possível fazer a reserva direto no site do Get Your Guide.

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile salto (2)-2

roteiro em Puerto Varas no sul do Chile IMG_4714-2

Onde comer em Puerto Varas?

A gastronomia de Puerto Varas merece seu destaque. Para os mais ávidos por carne, cordeiro e javali, e para os amantes do mar, mariscos e salmões fresquinhos.

Dois lugares me surpreenderam enquanto procurava onde comer em Puerto Varas foi o restaurante do Hotel Enjoy Puerto Varas e do Cabaña del Lago.

Mesmo se você não ficar hospedado em nenhum deles, vale incluir um almoço ou jantar por lá, principalmente no Cabaña del Lago e apreciar as comidas típicas do Chile.

Como não fiquei muito tempo na cidade, pedi para nosso guia dar dicas de restaurantes locais e não turísticos que ele costuma frequentar ou indicar. Então aí vão alguns pitacos extras:

Agora você já sabe: um programa bacana em Puerto Varas é aproveitar os diversos restaurantes pequeninos, bares e cafés e degustar o melhor da cozinha local 😉

comidas típicas do chile 05

Dicas de restaurantes em Puerto Varas

Donde el Gordito

  • Endereço: San Bernardo 560
  • Horários: segunda a domingo das 12 hrs às 22 hrs

La Olla

  • Endereço: Ruta 225 S/N
  • Horários: quarta a domingo das 12 hrs às 20 hrs

Cassis Café

  • Endereço: San Juan 430
  • Horários: segunda a sexta das 8 hrs à meia noite e sábado e domingo das 10 hrs à meia noite

Miel Canela

  • Endereço: Del Salvador 314. Site
  • Horários: segunda a sábado das 9 hrs às 20 hrs

Café Dannes

  • Endereço: Del Salvador 225
  • Horários: segunda a domingo das 7h30 às 22h30

Café Mamusia

  • Endereço: San José 316
  • Horários: segunda a sexta das 8:30 às 22:45 e sábado e domingo das 9 hrs às 23 hrs

 

O Sundaycooks viajou a convite do Cruce Andino e da SENARTUR.