Depois de passar por algumas capitais da América do Sul, eu não esperava mais ser pega de surpresa por cidades que combinassem diferentes culturas e construções históricas-coloniais. E como é bom estar errada 😀 Quito, a capital do Equador, se mostrou uma grata surpresa e uma ótima maneira de começar um roteiro pelo país.

Em um primeiro olhar, aquele misto de espanhol com quechua (dizem que o dialeto deles é diferente do de Cusco), as roupas coloridas e a muvuca do trânsito podem impressionar, mas é no encontro das ladeiras e escadarias com as construções barrocas que a cidade mostra seu encanto.

Roteiro de Quito - 2

O que fazer em Quito? Um resumo das principais atrações

Quito preserva, com muito orgulho, o título de primeiro patrimônio cultural da humanidade oferecido pela Unesco em 1978 pelo seu centro histórico, restaurado na última década para ganhar uma iluminação que valoriza as obras locais.

Roteiro de Quito - 1

Essa região guarda diversos museus, centros culturais e casarios coloniais do século 16 e é o ponto de partida ideal para seu roteiro. Se você curte arte sacra, dá para passar uns dois dias inteiros só visitando cada ruazinha e entrando nas diferentes igrejas, capelas ou catedral do centro histórico.

Roteiro de Quito - 3

Em cada local, fica nítida a riqueza dos detalhes, a magnitude dos trabalhos barrocos feitos com muito ouro e o sincretismo com povos andinos, retratados principalmente na figura do sol.

No vídeo, eu mostro alguns detalhes do centro histórico e no final do post você encontra um mapa com os monumentos e atrações da cidade. Deixo aqui, uma lista dos principais pontos para conhecer na ciudad vieja.

Roteiro de Quito - 4

Roteiro de Quito - 5

Para ver a cidade do alto, siga até o Cerro el Panecillo, local onde fica uma enorme estátua da Virgem Maria (o Equador é um país extremamente católico) e que, por ter uma serpente envolta aos seus pés, também é chamada de “a Virgem do Apocalipse”.

Entre tantos lugares interessantes em Quito, ainda é possível fazer alguns programas inusitados como subir com o teleférico até o topo do vulcão Pichincha, a quase 4.100 metros de altitude.

Ofertas de hotéis em Quito

Ofertas de hotéis no Equador

Roteiro de Quito - 6

Outro programa favorito de quem visita a capital equatoriana é passar pelo marco simbólico da metade do mundo. Tecnicamente ele não fica na capital, mas sim na cidade vizinha San Antonio de Pichincha. Lá você vai encontrar o parque da Mitad del Mundo, que é cortado pela latitude 0° 0′ 0.

Roteiro de Quito - 7

O bairro La Mariscal é tido como a área mais moderna da cidade e também é uma região escolhida por muitos para se hospedarem e curtirem a vida noturna. Comece seu passeio pela Av. Amazonas, próxima ao Parque El Ejido. Também vale visitar o Mercado Artesanal de La Mariscal e a feira de artesanato no parque.

Roteiro de Quito - 8

Onde comer em Quito?

Conheci menos da cozinha equatoriana e dos novos chefs do que gostaria, mas se você quer saborear um pouco da gastronomia local, o bairro La Floresta concentra ótimos restaurantes e barzinhos. Já em La Mariscal, você encontrará muitos restaurantes que atendem os turistas que se hospedam por ali. Já no centro da cidade, a rua La Ronda reúne os pontos mais animados dessa área.

Roteiro de Quito - Igreja de São Francisco

Como se locomover em Quito?

Não vou conseguir me aprofundar nesse tema, mas a princípio, as dicas de locomoção são as mesmas para quem vai a Lima ou Cusco: não vale a pena alugar um carro por lá, pois o trânsito é complicado e é difícil encontrar onde estacionar dentro do centro histórico.

Roteiro de Quito - 9

Embora o governo esteja tentando implementar o sistema de taxímetro, ao pegar o táxi, negocie sempre o valor das corridas antes de entrar como é bem comum no Peru. O transporte público ainda conta com aqueles micro-ônibus pequenos que passam sempre lotados.

Roteiro de Quito - Igreja de São Francisco 2

No centro histórico, é possível percorrer todas distâncias caminhando, sendo o táxi a alternativa mais viável para distâncias mais longas. À noite, sempre peça para o hotel ou restaurante chamar um de confiança.

Roteiro de Quito - Companhia de Jesus 2

Como sair do aeroporto até o centro de Quito?

O novo aeroporto internacional de Quito foi inaugurado em 2013 para substituir o antigo que ficava bem no centro da cidade e era considerado perigoso. Como ele fica a 44km de distância, a melhor maneira de seguir até o centro é combinando um transfer com seu hotel.

Roteiro de Quito - Companhia de Jesus 1

Qual é a melhor época para viajar para Quito?

Basicamente o ano todo, pois as temperaturas são sempre amenas, fazendo com que Quito também possa ser combinado perfeitamente com uma escapada em um feriado prolongado no Brasil. Leve em consideração que, apesar das temperaturas mais agradáveis, o inverno equatoriano, que vai de meados de outubro a março, costuma ser bastante chuvoso.

Roteiro de Quito - Companhia de Jesus 3

Aliás, vale sempre ficar de olho nas ofertas da TAME, a companhia equatoriana que opera voos na rota São Paulo – Quito.

Dicas para quem está planejando viajar para o Equador

Roteiro de Quito - Companhia de Jesus 4

Câmbio em Quito

Aqui a regrinha de ouro é a mesma que conversamos no post sobre qual moeda levar para o Equador: leve dólar, cartão de crédito e débito, ambos liberado para transações internacionais.

Qual moeda levar para o Equador?

Roteiro de Quito - 11

Bate-volta saindo de Quito

Os bate-voltas mais procurados saindo de Quito são para o Parque Nacional Cotopaxi, seguido por trilhas e subida ao vulcão; a feira de artesanato em Otavalo; um mergulho relaxante nas Termas Pallapacta; uma caminhada pelo fabuloso vulcão Quilotoa e quem sabe até visitar a Reserva Ecológica de Maquipucuna.

Roteiro de Quito - 12

Um bate-volta para o vulcão ou para as termas me parece muito corrido e cansativo, por isso sugiro dormir uma noite nessas regiões e aproveitar os passeios com mais calma, amenizando, consequentemente, os efeitos da altitude (nas termas passamos de 4 mil metros).

Roteiro de Quito - 13

Quito combina com…

O Equador é um país relativamente pequeno, mas por conta do seu relevo montanhoso e das estradas cheias de curvas, percorrer uma distância que parece curta pode tomar um bom tempo do seu roteiro.

Roteiro de Quito - 14

Viajando de carro, alguns destinos como Termas Pallapacta e o Trem Nariz del Diablo são opções interessantes e complementares para quem vai passar apenas uma semana no país.

Roteiro de Quito - 15

Se os planos incluem combinar uma viagem entre QuitoGuayaquil, Cuenca ou Galápagos, a melhor maneira é seguir viagem de avião.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/

O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.