Depois de um almoço más despacio no Tierra, era hora de sair para conhecer um lugar com o mais belo pôr do sol da viagem: o Salar do Atacama. Antes, porém, passaríamos pelo povoado de Toconao, a poucos quilômetros dali.

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 10

Toconao

Toconao é uma vila-oásis de artesãos a noroeste do Salar do Atacama e a principal atração é sua igreja que tem, curiosamente, o sino posto em um prédio separado.

Passeios no Atacama - Toconao 4

A igreja e o campanário de São Lucas são dois típicos exemplos da arquitetura colonial espanhola da metade do século 18. É em torno de sua pracinha que se concentram as lojas de artesanato onde podemos encontrar esculturas e trabalhos feitos em pedra vulcânica típica de lá.

Passeios no Atacama - Toconao 1

Passeios no Atacama - Toconao 3

Fizemos um tour em meio às árvores que insistem em nascer no meio do deserto, cujas raízes crescem vários metros em direção à água do rio subterrâneo que passa ali perto e que abastece a cidade.

Passeios no Atacama - Toconao 5

Salar do Atacama e a Reserva Nacional dos Flamingos

Chegar no fim da tarde no salar é o ideal. Primeiro, porque o sol do Atacama já está mais ameno; segundo, é nesse horário que podemos vê-lo se pôr atrás dos vulcões, além de acompanhar a volta dos flamingos e outras aves para o local onde passarão a noite 🙂

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 1

Salar do Atacama

O Salar do Atacama é considerado o terceiro maior do mundo com 3 mil km2, perdendo apenas para o de Uyuni na Bolívia e para o de Salinas Grandes na Argentina. Há, na verdade, uma grande controvérsia quanto ao maior salar do mundo, porque alguns ainda consideram o da China como sendo o primeiro da lista. De uma forma ou de outra, o local é grande pacas 😉

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 3

Uma característa do Salar do Atacama é que, por estar numa região cuja evaporação é muito rápida, seu solo acaba ficando todo enrugado, proporcionando uma visão ainda mais impressionante do local. Mas… evaporação, no deserto?

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 15

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 8

Pois é, querido leitor, abaixo do salar, há uma junção de rios que chegam bem perto da superfície trazendo todo aquele sal. Junte isso à umidade relativa que quase não passa dos 20% e você terá as condições ideais de temperatura e pressão para que a evaporação ocorra.

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 2

Durante o passeio, é possível ver que o solo fica molhado em diversos pontos e, em alguns deles, conseguimos ver buracos pequenos com água dentro. Curioso que sou, perguntei ao guia e ele confirmou o que eu temia: em muitos pontos, a crosta de terra e sal acima das lagoas subterrâneas é bem fina O.O” Portanto, nada de ficar pulando que nem louco fora del sendero!

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 7

Curiosidade: algumas lagoas dessa região podem chegar a ter até 28% de sal, praticamente a mesma concentração do Mar Morto.

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 6

Reserva Nacional dos Flamingos

Naquele ponto do salar também fica a reserva nacional dos flamingos. É nessa região que as aves se encontram para passar a noite, acasalar e se alimentar.

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 9

Por todo o caminho no Salar do Atacama, é possível vê-los voando e pousando numa lagoa rasa mais ao longe, onde fica o último mirante do dia. É nesse mirante que se pode ver as aves mais de perto, mas é dali também que se tem uma vista privilegiada do pôr do sol que acontecerá em alguns minutos.

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 5

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 4

Sente-se nos banquinhos ou à beira da lagoa em frente ao mirante e curta uma das cenas mais incríveis que o Atacama pode proporcionar: o pôr do sol por entre os vulcões (alguns ainda em atividade).

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 11

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 12

Esse é um daqueles momentos em que não pensamos em nada, apenas sentimos que somos parte, ainda que pequena, daquela grande imensidão.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Chile \o/

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 14

O Sundaycooks viajou a convite do Tierra Atacama.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    4 Comentários
  1. Ai queridos, que saudade do Atacama. Sei que pra muita gente é ‘viu tá visto’, mas eu volto fácil fácil!

  2. Que delícia de passeio. Tenho muita vontade de conhecer o Atacama!

Deixe seu Comentário