Depois dos dias de muita farra gastronômica em Lima, seria difícil conseguir viver tudo aquilo novamente. Com baixas expectativas, seguimos nosso roteiro pelo sul do país até chegarmos em Arequipa que, apesar de ser a segunda maior cidade do país e de possuir boas opções de restaurantes, não guarda grandes surpresas gastronômicas. Ou será que nós não a olhamos pelo o ângulo certo?

Onde comer em Arequipa - Qaya 1

A gastronomia de Arequipa

Os chefs mais famosos do Peru ainda concentram seus esforços na capital, embora o chef-celebridade Gastón Acurio tenha duas filiais de seus restaurantes Tanta e Chicha em Arequipa.

Infelizmente, para comer bem na cidade, é preciso ficar atento aos detalhes e tentar evitar os preços inflacionados, principalmente dos restaurantes pega-turista perto da Plaza de Armas.

Muitos veículos indicam o Zig Zag e o Sol de Mayo como boas opções para provar a comida típica peruana, mas ambos me pareceram um pouco caros e bem turísticos.

Onde comer em Arequipa - Tanta e Chicha

Duas boas surpresas

Saí do Brasil praticamente sem nenhuma indicação, mas, por sorte, trombei com o Qaya próximo ao Monastério de Santa Catalina. Ele é um excelente lugar para provar os clássicos da cozinha peruana como ocopa arequipeña, lomo saltado, ceviche, risoto huancain, tacu-tacu e arroz de mariscos. Sabe o melhor disso tudo? Além de entregar uma comida autêntica e saborosa, o preço é muito camarada: almoço executivo com entrada, prato principal, sobremesa e pisco por 28 pesos.

Onde comer em Arequipa - Qaya 2

Onde comer em Arequipa - Qaya 3

Outra opção bem econômica e no coração do centro histórico é a lanchonete Pura Fruta. Lá você vai encontrar uma variedade de lanches fresquinhos e sucos feitos na hora com frutas locais. Um combinado de lanche e suco custa 11 pesos, é uma maneira de fazer um lanche rápido e saudável e de quebra ainda provar frutas diferentes.

Onde comer em Arequipa - Pura Fruta

Se você é fã do Gastón e quer prestigiar seu trabalho, ainda perto do monastério ficam o Tanta, nosso queridinho restaurante de comfort food peruana de ótimo custo benefício, e o Chicha, onde tivemos uma experiência ruim em Cusco.

Qual a sua dica?

Você que foi para Arequipa recentemente tem alguma dica do babado pra compartilhar com a gente?

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    4 Comentários
  1. Não conheço Arequipa… ainda! Mas fui ao Chicha em Cusco e AMEI! Melhor restaurante que comi por lá! Não lembro de ter lido sobre ele aqui, mas vou lá fuçar…

  2. Recomendo o Hatunpa, que serve pratos com batatas típicas peruanas acompanhadas de um molho à sua escolha. Preços a partir de PEN 14, dependendo do molho escolhido. Gostei bastante da comida e achei o ambiente super agradável! Logo que chegamos no restaurante, a atendente perguntou de qual país éramos e então colocou na nossa mesa uma bandeira do Brasil com a palavra ‘batata’ escrita em português. Olhamos nas outras mesas e cada uma tinha a bandeira do país da pessoa com ‘batata’ escrito no idioma correspondente.

Deixe seu Comentário