Manter-se conectado durante uma viagem pela África do Sul é muito simples. Logo ao desembarcar no aeroporto de Joanesburgo ou na Cidade do Cabo, você encontrará pelo menos uma loja da Vodacom, uma operadora local, com funcionários acostumados a atender e vender pacotes pré-pagos para turistas do mundo todo.

Como se manter conectado na África do Sul: dica de chip e operadoras

Escolhendo a operadora de internet 4G

Existem várias operadoras telefonia na África do Sul, sendo a Vodacom (afiliada da Vodafone) e a MTN as melhores e com maior cobertura. Optei para comodidade de já sair do aeroporto com o chip funcionando, por isso fui direto à Vodashop da Vodacom que fica no segundo andar logo depois da saída do desembarque.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Testando o chip da Vodacom na África do Sul

A empresa oferece diversas opções de pacotes de dados e/ou voz. Eles chegaram até a me oferecer o aluguel de um chip ou telefone que costuma sair ainda mais barato, mas é preferível comprar seu próprio plano pré-pago.

O plano de 1GB de dados e 100 minutos de ligação válidos por 30 dias custou 364 rands (25 dólares / 97 reais) em maio de 2015. O site informa opções apenas de dados a partir de 149 rands.

Como se manter conectado na África do Sul: dica de chip de internet 4G

É um bom custo-benefício, ainda mais se você quiser se manter conectado para usar whatsapp, consultar mapas, informações online ou utilizar serviços como o Uber ou outros aplicativos que demandam acesso à internet móvel. Lembrando que 1GB é suficiente para 1 ou 2 semanas de uso normal.

O sinal e a cobertura da Vodacom eram sempre bons, até mesmo durante o safári que fiz quase na divisa com o Botswana.

O Sundaycooks viajou em 2015 a convite do turismo da África do Sul e da South African Airways e em 2016 a convite da LATAM.