Um dos passeios mais procurados de quem visita Arequipa é o Valle del Colca (ou Cânion do Colca), também conhecido como a casa dos grandes condores peruanos. Esse foi um dos tours que mais me surpreenderam durante nossa segunda viagem pelo país, nem tanto pelo sobrevoo das aves, mas por causa da beleza e da geografia do próprio vale.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 14

Valle del Colca – ou – Cânion do Colca

Cercados pelos vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, essa região é formada por 14 povoados representados por 14 igrejinhas consideradas patrimônios nacionais do Peru. As pessoas que moram por ali já sofreram com terremotos e erupções e vivem hoje da agricultura de subsistência e do turismo.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 1

Além da observação dos condores, é possível ver de perto esses povoados, observar os terraços incas nas proximidades e visitar as feirinhas de artesanatos. Alguns dos pontos de parada dos tours contemplam as Pampas Cañahuas – onde o guia explica um pouco mais sobre a fauna e a flora local -, além de ser possível ver de perto alpacas, lhamas e vicunhas (os camelos do Peru e do Chile), o Bosque de Piedras e os pueblos típicos de Pinchollo e Maca.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 16

O momento de ansiedade para os turistas é a visita à Cruz del Cóndor e ao mirante de Choquetico de onde podemos ver os grandes condores voando sobre a imensidão dos cânions de mais de 4000 metros de profundidade O.O”

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 15

Para conseguir observar o voo dos condores, prepare-se para acordar cedinho. Eles só saem de manhã, entre 8 e 9:30, pois dependem das correntes de ar quente para conseguir se manter no ar. Sendo assim, nos dias mais frios, pode ser que eles fiquem tímidos e não apareçam :/

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Curiosidade: Chamado de “kuntur”em quechua, o condor foi considerado pelos incas um “mensageiros dos deuses” e simboliza a força, a inteligência e o enaltecimento.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 18

Tours pelo Valle del Colca

Faça o tour de 2 dias e 1 noite

O ideal é fazer o passeio de 2 dias e 1 noite, desta forma você não maltrata seu corpo (a altitude passa dos 4500m) e ainda tem a chance de conhecer um pouco mais da região e seus povoados. Nesse caso, os ônibus ou vans costumam sair de Arequipa logo cedo, perto das 8 horas da manhã, e retornam à cidade no final do dia seguinte.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - vulcão

Ao longo do caminho, a van para em diferentes mirantes para que o guia explique mais sobre a geografia do local e para que todos possam tomar belas fotos, principalmente as panorâmicas 🙂

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 3

Por que eu não recomendo o bate-volta saindo de Arequipa para o Colca?

Segundo nosso guia local, fazer o passeio pelos cânions sem um pernoite em um dos vilarejos é um programa muito puxado e cansativo. A van parte de Arequipa às 2 da madrugada e retorna às 17 horas. Perto das 6 da manhã o tour para em Chivay para um breve café da manhã.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 4

Outro fator que pode pesar na hora de decidir entre um bate-volta ou um pernoite na região é levar em consideração os efeitos da altitude. É importante se aclimatar para evitar os sintomas do soroche como dor de cabeça e falta de ar.

Mal de altitude: como prevenir o soroche

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 5

O que não pode faltar na sua mochila?

Na sua mochila não podem faltar um lanchinho básico, água ou gatorade, protetor solar, lenço umedecido e papel higiênico (sério). Nessa região costuma ventar bastante, por isso leve algo para se proteger do vento também.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 6

Por último, o Fred disse que conseguiu escapar dos efeitos do soroche logo nas primeiras horas ao mascar folhas de coca. O gosto é horrível, mas funcionou muito bem pra ele 😉 Provavelmente sua van irá parar em algum mercado antes de começarem a subida, sendo um bom momento para comprá-las.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 7

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 8

Quanto custa o passeio compartilhado pelo Valle del Colca?

Em 2014, o passeio custava 28 dólares (hoje seria o equivalente a 110 reais) e estava incluso o transporte saindo e voltando de Arequipa e o guia local pelos dois dias. Não estavam inclusas a hospedagem, as refeições e a entrada de 40 soles para o Canyon del Colca.

Tour no Peru: privado ou compartilhado? O que vale mais a pena?

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 12

É possível fazer esse passeio por conta própria?

Em tese é, mas não recomendo. As estradas são bastante sinuosas, com pouca sinalização e faltam mapas de GPS e dos pontos de parada, portanto sem um guia ou motorista que conheça a região, pode ser difícil encontrar os mirantes e os povoados corretos. Com um tour guiado, sua única preocupação será aproveitar o caminho e curtir a paisagem 🙂

Vale a pena alugar carro no Peru?

Agência de viagem do Peru, qual você indica?

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 20

Onde ficar no Valle del Colca?

Existem vários vilarejos para se hospedar no Valle del Colca e os principais são Yanque, Coporaque e Chivay, sendo que o primeiro deles tem mais opções de hotéis charmosos.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 11

Nós ficamos no Miskiwasi Bed & Breakfast em Yanque por 50 dólares a diária com café da manhã. Abaixo deixo algumas sugestões de hospedagem nesses locais:

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 9

Yanque

Killawasi Lodge

Eco Inn Colca

Las Casitas del Colca

Coporaque

Aranwa Pueblito Encantado del Colca

Chivay

Casa Andina Classic Colca

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 17

Vou voltar para Arequipa, onde deixo minhas malas?

Se você vai passar apenas uma noite no Valle del Colca, lembre-se que não poderá levar sua bagagem completa, pois algumas vans são pequenas. A dica aqui é seguir o mesmo conselho de quem vai dormir em Aguas Calientes antes de ir a Machu Picchu: leve apenas sua mochila com itens básicos e uma troca de roupa e peça para seu hotel em Arequipa guardar suas coisas por uma noite.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 19

Geralmente eles estão acostumados a ficar com a bagagem dos hóspedes, mas, por garantia, ligue ou mande um email para o seu hotel antes de sua chegada confirmando essa possibilidade.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 21

Se for seguir viagem do Valle del Colca até Puno ou Cusco, confirme com seu tour se você poderá levar a bagagem ou se terá de voltar a Arequipa para pegá-la.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 22

Passeios adicionais pela região do Valle del Colca

O vale também é um centro de atividades de aventura do Peru. Ficando mais tempo por lá, ainda é possível fazer rotas de caiaque e trilhas que percorrem boa parte dos cânions e podem durar até três dias inteiros.

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 23

Valle del Colca combina com?

Se os planos são seguir viagem a Puno ou Cusco, não cometa o mesmo erro de logística que nós fizemos. Ao final do segundo dia, acabamos voltamos para Arequipa para, somente no dia seguinte, ir para Puno, pois não sabíamos que era possível seguir diretamente de um dos vilarejos do Colca direitamente para essas duas cidades. Se fizéssemos isso, ganharíamos um dia a mais em Puno para fazer outros passeios. #vivendoeaprendendo

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 25

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 26

E as malas? Como fica essa questão? Se você for seguir de Chivay para Puno ou Cusco com a empresa de ônibus 4M, basta despachar sua mala em Arequipa antes de sair para o Valle del Colca que ela estará te esperando em Chivay.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 24

O Sundaycooks fez esse passeio com o apoio da Fabulous Peru Tours.