Há praticamente um mês, uma das notícias tecnológicas que eu mais esperava chegou: o Google Maps Offline estava finalmente disponível. Por que demoraram tanto, se o formato dos mapas já era vetorial desde 1900 e guaraná com rolha?

Novo Google Maps com mapas offline - 3

Como usar os mapas do Google Maps Offline?

Apesar de as mudanças necessárias no formato do mapa (de imagem para vetor) terem acontecido lá em 2010, só agora a app foi alterada para permitir que uma região seja realmente salva em modo offline em vez de apenas um cache temporário.

Então, como usuá-lo?

Atualize a app do Google Maps

Essa é a primeira etapa. Atualize sua app do Google Maps para a versão mais nova (9.17.1 segundo meu celular) para que as novas opções estejam disponíveis. Aqui vai um porém: se você tem iPhone ou iPad, a app do Google Maps ainda não tem a opção de mapas offline 🙁

Novo Google Maps com mapas offline - 2

Escolha a região do mapa que você quer salvar

Abra o Google Maps e navegue até a cidade ou região que você quer salvar e ajuste o zoom para cobrir toda a área desejada.

Novo Google Maps com mapas offline - 4

Salvando o mapa offline na app do Google Maps

Nesse momento, se aparecer o nome do local que você clicou na parte de baixo da tela, basta arrastar o nome para cima para ver a opção “Download” do lado direito. Caso não apareça o nome do lugar, basta tocar a tela, clicar na área de pesquisa no topo e rolar até o final, onde deve aparecer a opção de “Download de nova área offline”.

Novo Google Maps com mapas offline - 13Novo Google Maps com mapas offline - 12

Aqui o Google Maps irá te mostrar o tamanho que o mapa selecionado terá e quanto de espaço está sobrando no aparelho. A boa notícia é que você pode ajustar o zoom por ali também para aumentar ou diminuir o tamanho da área a ser salva.

Novo Google Maps com mapas offline - 5Novo Google Maps com mapas offline - 6

Agora é só clicar em “Download”, dar um nome à área e esperar. Uma dica: só salve os mapas offline pela conexão wi-fi, pois, além de ser mais rápida, não acabará com sua cota de download via 3g/4g 🙂

Novo Google Maps com mapas offline - 7

Utilizando os mapas offline do Google Maps

Essa é a parte fácil. Basta abrir a região salva anteriormente na app do Google Maps quando estiver sem conexão, pois a app irá utilizar a informação do mapa offline.

Curiosidade: O ícone de raiozinho no meio, que aparece em vários lugares da app, indica que aquela informação está offline.

Abaixo estão as opções que funcionam enquanto estiver offline e com um mapa já salvo no aparelho:

  • Pesquisa de endereços e pontos de interesse que estiverem salvos
  • Criação de rotas entre pontos dentro do mapa offline (mas apenas de carro)
  • Informações sobre os pontos de interesse como endereço, horários e telefone
  • Prédios em 3D para as regiões que têm essa opção

Salve os mapas antes de ir viajar e delete-os à medida que não forem mais necessários

Essa é minha grande dica 😛 Salve os mapas antes de sair de casa para garantir que você chegará no destino já preparado. Depois, delete aquelas que não forem mais necessários para recuperar o espaço utilizado 🙂

Novo Google Maps com mapas offline - 8Novo Google Maps com mapas offline - 9

Para deletar os mapas, abra o menu do Google Maps, clique em “Áreas offline”, selecione o mapa e clique no botão “Excluir”.

Novo Google Maps com mapas offline - 10

Limitações do Google Maps Offline

Nós sabemos que nada é perfeito e nunca é exatamente como nós gostaríamos, não é? Apesar de já ser um grande avanço para a app do Google Maps, os mapas offline têm suas limitações, algumas das quais muito importantes na minha opinião.

Não há suporte para dispositivos Apple

Quem tem iPhone ou iPad não tem a opção de mapa offline ainda no Google Maps.

Não há opções de rota que não sejam de carro

Apesar de no modo online você poder dizer se quer a rota de carro, transporte público, a pé ou de bicicleta, na versão offline, apenas as rotas de carro estão disponíveis.

Alguns lugares e países não tem a opção offline

Seoul e Tokyo, por exemplo, são cidades que têm as versões online, mas não têm a opção de fazer o download do mapa.

Os mapas salvos expiram

Não sei por que, mas os mapas salvos expiram depois de 30 dias.

Não é possível utilizar os mapas feitos no Google My Maps

Essa é a principal funcionalidade que eu procuro em apps de mapas offline e não consigo entender por que o Google Maps ainda não a implementou, já que os arquivos de pontos de interesse criados por nós no Google My Maps são muito menores que os mapas em si. Sem contar que todos os programas são da própria empresa. Shame on you, Google!

Novo Google Maps com mapas offline - 11

Conclusão

Ter mapas offline do Google Maps demorou muito para acontecer, mas, agora que está disponível, pode ser de grande ajuda nas viagens. Infelizmente as limitações ainda são muitas e bem consideráveis, principalmente por não ser possível utilizar as marcações feitas no Google My Maps.

Imagina se pudéssemos ter os mapas offline, os nossos pontos marcados no My Maps e a criação de rotas entre um ponto e outro a pé numa app só? Seria minha app favorita sem dúvidas, pena que ainda não encontrei uma assim 🙁

Por isso, apesar de não ser a mais fácil de utilizar, eu ainda considero o Orux Maps a app de mapas offline mais útil para se levar numa viagem. Se vocês souberem de alguma outra interessante, me avisem 😉

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    6 Comentários
  1. Gosto muito do citymapper https://citymapper.com/
    Além de oferecer mapas offline, ele ainda permite traçar rotas de transporte públicos.

  2. Ta disponível pra iPhone!
    Abs,

  3. Experimente o Maps.me. Melhor aplicativo de mapa offline que conheço. Melhor que o Orux Maps e Google Maps offline.

    • Obrigado pela dica, Fernando 🙂 Eu já usei o maps.me, mas não me lembro agora por que não uso.

Deixe seu Comentário