Neste último post (já???) da série sobre o deserto do Atacama, eu não poderia deixar de falar sobre o povoado que dá nome a ele, ou seria ele que dá nome ao povoado? San Pedro de Atacama é a cidade base para quem quer conhecer este que é o deserto mais seco do mundo e que mais parece ter saído de um filme de ficção científica 😛

Passeios no Atacama - Vale da Lua - salar 1

San Pedro de Atacama

A cidade de San Pedro de Atacama tem aproximadamente 4 mil habitantes, fica a 2400m acima do nível do mar e está localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Calama, o aeroporto mais próximo. No caminho para o Tierra Atacama, onde fiquei hospedado, foi possível ver diversos outros hotéis, hostels e acomodações, além várias lojinhas, restaurantes e bares que ficam bem animados à medida que a noite vai caindo.

San Pedro de Atacama - cidade 1

San Pedro não é grande e para conhecê-la, basta seguir para a rua de pedestres Caracoles, a principal da cidade, já que é ali que fica quase todo o comércio local e as agências de receptivo.

Passear por ali, principalmente quando o sol dá uma trégua e os passeios já acabaram, é uma boa maneira de conhecer mais sobre os hábitos locais e encontrar gente do mundo todo 😀

San Pedro de Atacama - cidade 5

Mesmo que em poucas horas você consiga conhecer praticamente todo seu centro, não se surpreenda se quiser voltar para passear por outras ruas ou mesmo experimentar outro restaurante, bar ou doceria. Uma ótima maneira de fazer isso é de bicicleta, disponíveis em quase todos os hotéis e campings.

San Pedro de Atacama - cidade 9

Onde comer em San Pedro de Atacama?

Deixo aqui a indicação de alguns lugares que servem uma comida honesta em San Pedro de Atacama.

  • La Casona
  • Adobe
  • La Estaka
  • Las delicias de Carmen
  • Blanco

San Pedro de Atacama - cidade 11

San Pedro de Atacama - cidade 10

San Pedro de Atacama - cidade 3

Desses, eu só conheci o La Estaka e achei que tinha um bom custo-benefício, com comida simples e saborosa além de um ambiente agradável e música ao vivo em algumas noites. Por fora, o restaurante Blanco e o La Casona me pareceram os mais pomposos dessa lista.

Se você tiver alguma outra indicação, por favor deixe aí nos comentários 🙂

San Pedro de Atacama - cidade 2

San Pedro de Atacama - cidade 12

O que fazer em San Pedro de Atacama?

Dentro da cidade em si não há muito o que se fazer além de visitar o Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige, a Igreja Colonial de San Pedro do Atacama e a Feira de artesanatos da cidade, todos em frente à praça da prefeitura.

San Pedro de Atacama - cidade 6

San Pedro de Atacama - cidade 7

Entretanto, os tours pelo deserto do Atacama é que são as verdadeiras atrações da região. Se você estiver hospedado em alguns dos grandes hotéis como o Tierra Atacama, os passeios estarão inclusos nas diárias, caso contrário, basta contratá-los em seu hotel, hostel ou em alguma das diversas agências de turismo da cidade 😉

San Pedro de Atacama - cidade 8

 

Abaixo você encontra os relatos detalhados dos passeios que eu fiz e que super indico para quem está visitando o Atacama pela primeira vez 😀

Termas de Puritama

Petróglifos e Vale do Arco Íris

Vale da Lua e Vale da Morte

Observação de estrelas e passeios noturnos

Toconao e o Salar do Atacama

Gêiseres de Tatio e o vilarejo de Machuca

Passeios no Atacama - Gêiser de Tatio 13

Passeios no Atacama - Salar do Atacama 9

Além desses, existem vários outras atividades para agradar a todo tipo de viajante, que vão desde passeios mais panorâmicos até trekking e mountain bike.

Uma coisa é certa, o deserto do Atacama é diferente de tudo que temos aqui na América do Sul, por isso ele sempre pulula na mente do viajante que procura lugares únicos para conhecer. Garanto que você voltará maravilhado de lá 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Chile \o/

Passeios no Atacama - Vale da Lua 3

Fred viajou a convite do Tierra Atacama.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    2 Comentários
  1. Primeiramente, parabéns pelo blog, depois que os descobri sempre estou consultando e lendo os post que recebo.
    Bem, estou fechando minha viagem para conhecer Atacama e minha base será em San Pedro de Atacama, mas gostaria de receber informações sobre o deslocamento entre o aeroporto de Calama e a cidade de San Pedro.
    Sei que fica aproximadamente a 100 km de distancia, o que é um tempo razoavel de deslocamento.
    Estou consultando a TRANSVIP, empresa de taxi e vans, e me pareceu razoavel o preço que eles estão oferecendo, mas em alguns sites li varias reclamações sobre, apesar de todas eles serem da cidade de Santiago, mais precisamente do aeroporto de Santiago, não firmei convicção sobre a contratação.
    por isso estou a procura de outras informações, de quem já fez este trajeto.
    Como minha vaigem está programada para o final de agosto ainda tenho um bom tempo para decidir.
    Antecipamente, fico grato a todos.

    • Oi, José.

      Obrigada por acompanhar o blog. O ideal é entrar em contato com seu hotel em San Pedro e perguntar se eles oferecem esse serviço de trasnsfer ou se possuem uma empresa de confiança para indicar 😉 geralmente eles têm sim.

Deixe seu Comentário