Sabe aquele lugar que parece ter saído do cenário de um filme onde toda a aristocracia americana vai descansar e passar férias? Foi assim que me senti quando cheguei a St Simons Island, uma ilha com aquele ar bucólico, rodeada de praias de areia fina, muita natureza e história. Depois de ficar ilhado (no pun intended) por causa do furacão Joaquim e conhecer a charmosa Savanna, terminar a viagem ali foi sublime 😉

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - 4

St Simons Island

St Simons é a maior das famosas Golden Isles na Geórgia, junto com Sea Island e Jekyll Island que também tive a oportunidade de conhecer, e está a meio caminho entre Savanna e Jacksonville na Flórida. Talvez seja por isso que a ilha é considerada “o local onde os americanos gostam de ir para descansar da Disney” 😛

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Island 4

Boa parte da ilha também foi convertida em reservas naturais ou parques nacionais, mantendo trilhas, ruínas históricas e florestas intocadas. Além disso, por todo lado, é possível ver grandes carvalhos cobertos de musgo espanhol. Eles são tantos que existe até uma avenida chamada Avenue of the Oaks (que não é bem uma avenida, mas tudo bem 😉 ).

É tamanha a tranquilidade da região que é até difícil imaginar que ela já foi palco de conflitos como a Guerra Civil americana e a Guerra entre Espanha e Inglaterra, quando os espanhóis quase dominaram as ilhas.

Tradição Sulista

Durante sua história, St Simons e as Golden Isles (isso dá até nome de banda 😛) tiveram uma influência africana muito forte por causa dos escravos que ali viviam. Por isso, até hoje é muito comum encontrar casas e igrejas pintadas de azul com vidros dessa mesma cor como forma de proteção contra os maus espíritos que seus antepassados acreditavam não poder atravessar a água.

Outra curiosidade é que o abacaxi é considerado o símbolo da hospitalidade desde os tempos coloniais, por isso a fruta é utilizada como referência à hospitalidade sulista dos Estados Unidos.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - 5

Como se locomover por St Simons

O ideal é alugar um carro, pois não há muito problema de estacionamento e assim você fica livre para passear pelas outras ilhas e também por Burnswick, a “cidade” mais próxima 😉

Ofertas de aluguel de carro

O que fazer em St Simons e região

Uma coisa que você irá notar é que boa parte dos grandes hotéis nessas ilhas eram na verdade casas de veraneio dos magnatas americanos que competiam para saber quem tinha a casa maior e mais cara. Com o tempo, essas residências foram sendo vendidas e hoje viraram clubes e hotéis, muitos deles com restaurantes abertos ao público em geral 🙂

Abaixo você encontra a lista dos passeios mais interessantes pelas Golden Isles:

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - farol

St Simons Pier Village

O espaço onde está o pier é muito bonito e está próximo de lojas, restaurantes e outras atrações como o Golden Isles Welcome Center e o Lighthouse Museum, por isso, a dica é começar por ali, pegar o Colonial Trolley, almoçar (se bater a fome) e seguir para o museu do farol.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Pier

St Simons Colonial Island Trolley Tours

O tour no bondinho colonial de St Simons é imperdível, não só para entender a história e a cultura da ilha, suas batalhas e curiosidades, mas também porque o guia Capitain Rod é divertido, empolgado e conhece bem tudo que está ali. Ouvi dizer que ele é o pai do homem da cobra, de tanto que ele fala 😛

O tour dura 90 minutos e sai todos os dias da semana às 10, 12 e 14h (este último não sai aos domingos) do Pier de St Simons e custa 20 dólares para adultos, 10 dólares para crianças de 10 a 15 anos e é grátis para menores de 10 anos.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Trolley Tour

Bloody Marsh Battle Site

Esse é o local onde aconteceu a batalha final entre os ingleses e espanhóis em 1742 durante a época em que a Espanha queria dominar essas ilhas para chegar em Savannah. Ela tem o nome de Batalha do Pântano Sangrento, porque dizem que os ingleses, mesmo em menor número, conseguiram fazer uma emboscada para os espanhóis, abrindo fogo enquanto eles estavam desprevenidos, manchando as águas de sangue.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Bloody March

Museu do St Simons Lighthouse

Terminado o trolley tour, siga para o Golden Isles Welcome Center se quiser um pouco mais de informações sobre as ilhas e vá para o museu do Farol de St Simons. O local é lindo e me deixou com aquela vontade de deitar na grama e fazer um piquenique 😛

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - farol 2

Subir os 129 degraus do farol é tranquilo e a recompensa vem em forma de uma bela vista das ilhas e do continente se não houver muita neblina. O interessante é que o forte foi construído em 1811 e destruído pela União durante a guerra civil. Reconstruído em 1872, ele funciona até hoje.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - farol 3

Fort Frederica

O Fort Frederica era uma base militar na época da colônia e servia para impedir que os espanhóis invadissem a Geórgia no século 18. Hoje ele é um monumento nacional, mas pouca coisa sobrou para ver além dos canhões e algumas ruínas.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Fort Frederica 1

Ainda assim, é um local interessante e bem bonito para se visitar, me lembrou um pouco o Forte Coimbra de Corumbá pelo posicionamento na curva do rio 🙂

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Fort Frederica 3

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Fort Frederica 2

Avenida dos Carvalhos

Plantados originalmente em 1850, eles marcavam a entrada de carruagens da fazenda. Hoje, as duas fileiras de carvalho ficam na entrada do Sea Island Golf Club, um dos hotéis resorts cinco estrelas da região e que também vale a visita, no mínimo para um jantar mais requintado.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Avenue of the Oaks

Passeio de caiaque

Se você gosta de contato mais próximo da natureza, aproveite para fazer um tour de caiaque pelos rios (ou seria mar?) que cercam as ilhas para observação de aves e outros animais. Eu pulei esse passeio para fazer uma aula de culinária, mas o pessoal que fez adorou. Uma das empresas que faz esse passeio é a SouthEast Adventures.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Driftwood Beach 2

Aula de culinária e loja de antiguidades em Burnswick

Adoro cozinhar, por isso não nego a oportunidade de fazer aulas de culinária por onde quer que eu vá 😛 Desta vez, fui a Burnswick, uma cidade a poucos minutos de St Simons, no restaurante-escola The Farmer & the Larder do chef Mathew Raiford, sexta geração de fazendeiros da cidade.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - burnswick 1

Além de aprender a fazer uma espécie de risoto de milho roxo moído (também conhecido como grits) e os famosos biscuits, o chefe também me passou a receita de um ingrediente que nunca encontramos aqui: Buttermilk.

Receita de buttermilk:

1 xícara de leite integral, 1 colher de sopa de suco de limão. Misture e deixe descansar por pelo menos 15 minutos.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - burnswick 3

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - burnswick 5

Ao lado do seu restaurante há também uma lojinha de antiguidades chamada Antiques Etc. que me deixou louco. Só não levei nada porque não havia espaço nenhum na mala 🙁

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - burnswick 2

Driftwood beach

Esse é o grande cartão postal de St Simons. A Driftwood Beach é uma praia formada por grandes troncos de madeira que foram trazidos pelas marés e acabaram ficando por ali.

O local é perfeito para um fim de tarde, quando a luz fica ainda mais bonita para fotos 🙂

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Driftwood Beach 1

The Georgia Sea Turtle Center

Talvez o lugar mais fofinho das ilhas seja o The Georgia Sea Turtle Center na Jekyll Island, dedicado à reabilitação de tartarugas marinhas que tenham sido feridas por redes, outros animais ou barcos. No centro as crianças e os adultos podem aprender mais sobre esses animais, ver alguns filhotes e, quem sabe, acompanhar os veterinários cuidando de algumas delas.

Este é definitivamente um lugar para visitar 😀

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Turtle Center 3

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Turtle Center 1

Aberto de março a novembro (segunda das 10 às 14h, terça a domingo das 9 às 17h), de dezembro a fevereiro (terça a domingo das 9 às 17h). Os ingressos custam 7 dólares para adultos (acima de 13 anos), 6 dólares para idosos (acima de 65 anos), 5 dólares para crianças (de 4 a 12 anos) e de graça para os pequenos de 3 anos ou menos de idade.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Turtle Center 2

Onde ficar em St Simons?

Apesar de ser um lugar frequentado por ricos e famosos (ou pelo menos você se sentirá como um 😛 ), é possível encontrar hospedagem para todos os bolsos. E o melhor, em alguns deles você consegue tarifas muito melhores que em outras cidades.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Gate Inn 3

Sea Gate Inn

Esse hotel está, literalmente, a uma quadra do mar (na verdade é só atravessar a rua), possui piscina e estacionamento. A arquitetura é bem típica americana e está localizado numa região calma da ilha.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Gate Inn

Meu quarto tinha uma varanda de frente para o mar e quatro ambientes: um quarto que, sozinho, era maior que muito hotel em Nova York, um banheiro bem grande com banheira separada do chuveiro e duas pias, uma cozinha com fogão, geladeira e outros eletrodomésticos e uma sala maior até que o quarto.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Gate Inn 2

Apesar da decoração ser mais clássica, tudo estava em perfeito estado e tinha wifi grátis. Confesso que chegava até a me perder entre as portas do banheiro e do quarto 😛

Eu pensei que seria uma fortuna a diária do hotel, mas fiz uma cotação para abril e a diária variava de 139 a 164 dólares. Uma pechincha para o que é oferecido.

Ofertas para o Sea Gate Inn

Ofertas para St Simons Island

Ofertas para Jekyll Island

Sea Island Resort

O Sea Island Resort é o melhor resort da região, e o único a receber 5 estrelas da Forbes por sete anos seguidos em quatro de suas propriedades, sendo o único restaurante 5 estrelas da Geórgia. Quando entrei lá, me senti em um capítulo de Royal Pains, principalmente depois que o gerente do hotel nos encontrou depois de chegar de uma caçada no bosque com alguns hóspedes.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Island

Construído em 1928, ele foi totalmente renovado em 2006, sendo que, dois anos antes, eles receberam a 30a. reunião do G8. A sala onde aconteceu essa reunião está da mesma maneira desde então e pode ser alugada para eventos ou jantares especiais.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Island 3

Segundo uma das gerentes do hotel, os hóspedes não procuram o hotel para ficarem sem fazer nada, mas para aproveitarem todas as atividades oferecidas, sejam elas crianças, adultos ou idosos, razão pela qual o Sea Island está sempre entre os melhores hotéis resorts, seja pela Forbes, seja pela Condé NastDizem que ele não é o primeiro porque não tem atividades na neve 😉

Você deve estar se perguntando por que eu falei de Downton Abbey no título do post, pois bem, o Sea Island é considerado a Downton Abbey dos Estados Unidos e em 2016 será casa do terceiro encontro que contará com a presença de alguns atores e produtores da série.

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - Sea Island 2

Outra curiosidade é que, quem passa a lua de mel no Sea Island, pode passar todos os aniversários de casamento lá pagando a mesma tarifa da noite de núpcias. Me contaram que faz tanto tempo que um dos casais se casou lá que, hoje, eles pagam em torno de 10 dólares a diária.

Quer cacifar um lugar exclusivo e com atividades mais diferentes, o Sea Island Resort é pra você.

St Simons combina com…

… quem gosta de um roteiro diferente, interessante e quer fugir da tríade fast food, Disney e outlets. St Simons é uma ótima opção, seja para uma viagem romântica ou de família, ainda mais se vier acompanhado de alguns dias em Savannah 🙂

Conhece essa região? Deixe um comentário dizendo o que achou 😀

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros dos Estados Unidos

St Simons Island na Georgia Estados Unidos - 2


O Sundaycooks viajou a convite do Travel South e BrandUSA.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário