Quando cheguei ao topo da montanha, não sabia mais se a falta de ar era um sinal dos efeitos da altitude ou se era resultado da surpresa de ver de frente o Quilotoa: um vulcão único no Equador e na América do Sul, cuja cratera é formada por um lago que deixaria qualquer paleta de cores Pantone com inveja 🙂

Vulcão Quilotoa no Equador - 7

O imponente vulcão Quilotoa

O vulcão Quilotoa fica a cerca de 3.900 metros de altitude e no topo de sua cratera, no lugar de magma efervescente, está um lago que mescla um azul intenso com um verde esmeralda, dependendo dos raios do sol. Algumas fontes dizem que ele não é mais ativo, mas o guia local afirmou que o Quilotoa ainda é considerado um vulcão ativo por conta dos gases que emite.

Vulcão Quilotoa no Equador - 1

O acesso até ele é fácil e não é preciso ser um atleta ou fazer grandes escaladas para conseguir contemplar sua beleza. Ao chegar no vilarejo na base do vulcão, é cobrada uma taxa simbólica de dois dólares pela entrada e, para ver esse cenário das fotos, basta caminhar numa subida de mais ou menos 10 minutos e tcharaam! A magia logo acontecerá 😀

Vulcão Quilotoa no Equador - 2

Vulcão Quilotoa no Equador - 15

Também é permitido descer até a base da lagoa numa caminhada que deve levar cerca de 30 minutos e os mais animados ainda podem dar um rolêzinho de caiaque na lagoa, mas prepare o pulmão na hora da subida ou alugue um burrinho, pois você pode levar cerca de 1:30h para retornar, pois é bem difícil não sentir os efeitos da altitude.

Vulcão Quilotoa no Equador - 17

Vulcão Quilotoa no Equador - 5

Bate e volta saindo de Quito

Esse passeio é um dos programas oferecidos para quem quer fica mais tempo em Quito e quer conhecer melhor a região.  Note que ele está a 180 km ou quase três horas de carro de distância.

Vulcão Quilotoa no Equador - 6

Vulcão Quilotoa no Equador - 8

Como muitas agências oferecem esse tour, e levando em consideração a altitude e as condições das estradas sinuosas e sem acostamento, eu não recomendo o aluguel de um carro.

Vulcão Quilotoa no Equador - 3

Vulcão Quilotoa no Equador - 12

Também é possível chegar até a base do vulcão usando o transporte público, mas não consegui apurar com precisão quais são as linhas de ônibus e as baldeações que levam até o pequeno vilarejo perto do vulcão Quilotoa. Se você souber, conta pra nós 🙂

Vulcão Quilotoa no Equador - 4

Vulcão Quilotoa no Equador - 13

Se quiser estender sua experiência, o povoado na base do vulcão ainda conta com alguns albergues ou casas de famílias que estão acostumados a receber visitantes. Ali você também encontrará um restaurante comunitário.

Vulcão Quilotoa no Equador - 11

Ah, e nao esqueça de levar água e um casaco corta vento, pois o vento lá do alto é implacável.

Vulcão Quilotoa no Equador - 14

Vulcão Quilotoa no Equador - 9

A visita ao Quilotoa foi um dos pontos-alto da viagem. Realmente surpreendente!

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/

Vulcão Quilotoa no Equador - 16

O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.