Quem disse que só é possível viajar de trem pela América do Sul a bordo dos míticos Orient Express (hoje Belmond) para Machu Picchu? Recentemente, o Equador transformou suas antigas ferrovias e relançou diversas rotas de trens turísticos. Ao todo são oito itinerários diferentes e um roteiro maior que liga o litoral à capital e vice-versa. Entre essas possibilidades, talvez o passeio mais conhecido seja o trem Nariz do Diabo (ou Nariz del Diablo em espanhol).

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 1

A rota Nariz do Diabo no Equador

Muitos dizem que o trem Nariz do Diabo no Equador é um dos trens mais perigosos do mundo, já que a rota baixa 500 metros de altitude em pouco tempo. Ela também ganhou essa fama no momento da sua construção em meados do século XIX, afinal foi preciso dinamitar trechos grandes das montanhas que circundam os trilhos e muitos homens morreram durante esse período.

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 2

Esse é um dos passeios ideais para conhecer a transformação dos cenários no país, pois o trem Nariz do Diabo corta em zig-zag uma região de paisagens andinas muito bonitas fazendo. O roteiro parte da pequena cidade de Alausi e vai até o povoado de Sibambe, de onde é possível ver a montanha com o “formato” do nariz do diabo.

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 10

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 3

Na chegada somos recebidos por músicas típicas, uma feirinha de artesanatos locais e uma cantina que vende produtos típicos como sucos de frutas dos andes e tortas equatorianas.

Vulcão Quilotoa: uma surpresa incrível do Equador

Qual moeda levar para o Equador?

Dicas para quem está planejando viajar para o Equador

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 4

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 5

Você pode encontrar alguns relatos antigos que contam histórias da época em que os turistas viajavam no topo do trem. Depois dessa reformulação, isso passou a ser proibido e paisagem passou a ser apreciada apenas da janela do trem – muito mais seguro, diga-se de passagem 😉

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 15

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 16

Fazer o caminho do trem Nariz do Diabo é um passeio contemplativo que mostra belos cenários do interior do país e características únicas da cultura local. Mais do que histórias e lendas antigas, o passeio é cênico e corta um trecho da Cordilheira dos Andes repleto de picos nevados, rios caudalosos e grandes cânions.

Onde ficar em Quito? Dicas de hospedagem

O que fazer em Quito: roteiro pelas principais atrações

Ofertas de hotel no Equador

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 17

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 18

Como reservar o passeio com o Trem Nariz del Diablo?

Você pode comprar ingresso diretamente no site ou consultar uma agência local para organizar os traslados e o pernoite nas cidades mais próximas como Riobamba.

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 6

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 12

Muitos turistas que fazem esse passeio optam por dormir uma noite no Hotel Hacienda Abraspungo, o hotel fica numa fazenda histórica, com quartos espaçosos e café da manhã madrugador para quem vai pegar o ônibus até Alausi. (Nós partimos às 5:30 da manhã o.O)

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 13

O passeio Nariz do Diabo custa 30 dólares e as saídas são sempre de terça a domingo, às 8:00 e às 11:00. O trajeto de ida e volta dura duas horas e meia.

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 8

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 9

O Equador também oferece uma rota completa que cruza o país, mais ou menos aos moldes do The Canadian, no Canadá, com saídas de Guayaquil a Quito e de Quito e Guayaquil e com duração de quatro dias e três noites.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Equador \o/

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 14

Trem Nariz del Diablo (rota nariz do diabo) Equador - 11

O Sundaycooks viajou a convite do ministério do turismo do Equador.