Já reparou quanto tempo você fica no celular enquanto está fora de casa ou do trabalho? Qualquer segundo parado é uma desculpa para checar as redes sociais, ler uma dica de viagem do Sundaycooks ou assistir ao nosso canal no Youtube, não é? Pois é aí que mora o perigo, já que nossos planos de internet móvel são limitados. Foi pensando em como diminuir o consumo de internet que a app Opera Max foi criada.

Opera Max - app de economia de internet 1

Opera Max: economizando no consumo de internet

Que nosso consumo de internet pelo celular tem aumentado, todos já percebemos. Durante uma viagem, então, beiramos a desconexão para tentar economizar e fazer a conexão durar até o último segundo, mesmo quando compramos um chip pré-pago no exterior. Quem aqui nunca estourou o plano de internet que levante a mão. (cri… cri… cri…)

O pessoal da Opera, cujo maior expoente para nós usuários é o browser de mesmo nome, já vem trabalhando há anos em maneiras para, não só economizar no consumo de internet, mas também em acelerar sua velocidade.

Acelerar a velocidade da internet? Como assim?

Imagine que você está fazendo o download de um arquivo de 4MB e que ele leva 2s para baixar para seu computador. Agora imagine que, de alguma forma, esse mesmo arquivo passasse a ter 2MB de tamanho. Você concorda que, nas mesmas condições, ele levaria metade do tempo para ser baixado, certo? Ou seja, sua percepção seria a de que a velocidade da internet foi aumentada (e você ainda economizou 2MB do seu plano). Incrível, huh?

Opera Max - app de economia de internet 2Opera Max - app de economia de internet 3

Como funciona o Opera Max?

O Opera Max vem para, não só acelerar a internet do seu celular, mas também para economizar seu plano de dados. Mas como ele faz isso?

Dados em primeiro plano

Sem entrar muito em detalhes técnicos, o que o Opera Max faz é analisar o tráfego do seu celular para poder compactá-lo para entregar menos dados ao seu aparelho. A grande sacada é que essa compactação pode atuar também nas imagens e vídeos, de forma que uma versão de qualidade um pouco inferior é entregue ao usuário.

Essa compactação acontece tanto na rede 3G/4G, quanto via wifi, esta última muito útil quando estamos numa rede pública e com muitos usuário.

Opera Max - app de economia de internet 4Opera Max - app de economia de internet 5

Dados em segundo plano

A equipe da Opera pesquisou e descobriu que muitas apps acabam gastanto de 30 a 50% do consumo de dados em segundo plano, ou seja, quando a app não está sendo usada diretamente. Por causa disso, a nova versão da app também atua sobre esses dados, aumentando ainda mais a economia 😀

Bloqueando o acesso de apps à internet

Essa é outra funcionalidade muito legal do Opera Max. Com ela, você pode escolher bloquear o acesso à internet de qualquer app totalmente ou decidir se ela pode usar dados em segundo plano, só por wifi ou só por 3G/4G. Ótimo para bloquear aqueles joguinhos que não precisam de internet, mas ainda assim insistem em acessá-la por qualquer motivo.

Opera Max - app de economia de internet 6Opera Max - app de economia de internet 7

Como usar o Opera Max?

Seu uso é bastante simples. Basta instalar a app pelo Google Play e acessá-la pela primeira vez. Sem configurar nada de especial (além da permissão de acesso que ela mesma indica como fazer), você já estará economizando e acelerando sua internet.

Opera Max - app de economia de internet 9Opera Max - app de economia de internet 10

Configurando um pouco mais, você pode incluir uma barra de notificação de economia no seu Android, pode bloquear o acesso à internet para cada app ou mesmo desligar o Opera Max caso alguma app deixe de funcionar direito (eu tive problemas em enviar vídeos para o Instagram, por exemplo).

Pela app também é possível ver quanto de economia você obteve no período. Apps como Instagram e YouTube têm uma economia absurda, podendo passar dos 50% O.O”

Por enquanto, o Opera Max está disponível apenas para celulares com Android por questões técnicas, mas já está em estudo para iPhone.

Opera Max - app de economia de internet 11Opera Max - app de economia de internet 12

Conclusão

Depois de algumas semanas com a app ligada, posso dizer que a queda na qualidade das imagens foram mínimas na maioria das vezes. Eu só percebia a queda quando estava com a conexão 3G bem lenta em São Paulo, isso porque a app também mede a velocidade da sua conexão para aumentar ou diminuir a qualidade dinamicamente, de forma parecida com o que o Netflix faz.

Também notei que tanto o carregamento de imagens do Instagram, quanto de vídeos do YouTube, ficou mais rápido; às vezes quase instantâneo, às vezes só um pouco melhor.

Opera Max - app de economia de internet 8

Apesar de algumas apps realmente economizarem muitos porcentos da minha internet, na média a economia girava em torno de 10-20%, o que já é um número muito bom. Parte disso é causado pelas apps que usam criptografia como Facebook, Twitter e Gmail, já que, por questões de segurança, o Opera Max não atua nesses dados.

Agora eu fiquei muito interessado em usar o Opera Max durante uma viagem, pois esse é o momento em que nossos planos de dados são menores e o acesso ao wifi menos frequente 🙂

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário