Foi na África do Sul que pude conhecer uma das mais bonitas regiões produtoras de vinho do mundo: Franschhoek. Na região da Cidade do Cabo – a menos de 90 km do litoral -, as uvas encontraram a combinação perfeita de solo e temperatura, o que deu origem alguns dos rótulos mais premiados do mundo.

Vinícolas da África do Sul - Franschhoek - 5

Vinícolas da África do Sul

É difícil falar de vinhos sendo apenas uma apreciadora de final de semana. Apesar de ter estudado algumas coisas, nos últimos anos, parece que as palavras sempre escorregam na hora de escrever sobre um destino famoso por conta da sua tradição da vinicultura. Parece até que ao digitar algum bocado de palavras e dicas, um enólogo vai surgir atrás da tela do computador questionando essas notas de viagem 😛

Vinícolas da África do Sul - Franschhoek - 1

Com o desenvolvimento de sua produção, Franschhoek também viu esse lindo cenário, encravado em montanhas e repleto de parreiras, se tornar um destino perfeito de viagem graças à chegada de hotéis charmosos e restaurantes que servem cardápios bem executados.

Muitos desses locais trouxeram títulos importantíssimos para a gastronomia do país, como o The Tasting Room, que fica no hotel Le Quartier Français, e o Reubens. Não é à toa que Franschhoek leva a fama de “a meca gastronômica da África do Sul“.

Se você gostou do Valle de Casablanca no Chile, espere até conhecer a dobradinha Franschhoek e Stellenbosch. Mais do que degustar novos sabores, você provavelmente vai querer morar nessa região de tão fofa que ela é 😀

Vinícolas da África do Sul - Franschhoek - 2

Apesar de Franschhoek significar “cantinho francês”, a uva predominante é a Pinotage. Dentre os rótulos mais premiados, do vale partiram para o mundo muitos espumantes e vinhos brancos refinados. A Grande Provence e Chamonix são algumas das vinícolas mais elogiadas pelos turistas.

Outra coisa boa de Franschhoek: não é preciso agendar as visitas e as degustações, porque por ali não acontecerem aqueles tours longos como estamos acostumados a ver entre o Uruguai, Chile e Argentina. O valor cobrado pelas taças são simbólicos (algo em torno de 10 a 15 reais) e elas vêm sempre acompanhadas de informações sobre a história do lugar, métodos de produção e dicas de harmonização.

Vinícolas da África do Sul - Franschhoek - 3

Como chegar em Franschhoek?

Como o vale tem uma certa limitação de acesso via transporte público, para chegar até Franschhoek, os caminhos mais práticos são: contratando um translado com uma agência local, chamando um Uber ou até mesmo alugando um carro. Caso queria considerar essa última opção, as condições das estradas são ótimas e elas são bem sinalizadas, mas lembre-se que o país adota a mão inglesa e que se for beber, não dirija.

Ficando em Franschhoek, é possível fazer praticamente uma imersão nas vinícolas, seja a pé, de bicicleta, com algum transfer pré-estabelecido ou até mesmo a bordo do simpático trem do vinho, que funciona aos moldes de um hop-on  hop-off, e passa pelos principais endereços da região. O transporte de um dia custa aproximadamente 13 dólares e você pode reservar diretamente no site da empresa e ainda escolher a rota que mais lhe agrada.

Vinícolas da África do Sul - Franschhoek - 4

Onde ficar em Franschhoek, a rota do vinho sul-africano?

Apesar de ser um programa que cabe perfeitamente em um roteiro de bate-volta saindo da Cidade do Cabo, você vai querer passar algumas noites por ali. A calmaria, o ar puro, a beleza do vale e as inúmeras opções de degustações vão valer a pena 🙂

E quer saber mais? Franschhoek, assim como toda a África do Sul, rende um baita roteiro de lua de mel. Eu voltaria, com certeza 🙂

De um autêntico Relais & Châteaux, a pousadas com cara de casa no campo, abaixo você encontra algumas sugestões de hospedagens que são puro charme e rusticidade que combinam perfeitamente com esse destino especial.

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da África do Sul \o/

Vinícolas da África do Sul - Franschhoek - 6

Natalie viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário