Neste último post sobre minha última viagem ao Peru, conto pra vocês como é viajar na classe executiva da TAM para o Peru e, de quebra, como é a nova sala VIP da LATAM no terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. #spoiler: ela está bem grandinha e confortável 🙂

business class da tam e sala vip da latam - 03

Como é voar na business class da TAM?

Eu nunca havia pensado em voar de business class (classe executiva) num voo relativamente curto como entre o Brasil e o Peru, afinal, ficar de 4 a 5 horas na econômica não mata ninguém. Será?

Lembro da nossa primeira viagem para o Peru: acordamos às 3 da manhã; chegamos em Guarulhos às 5; esperamos no check in até as 6:30 para, só às 8:30, pegar o voo até Lima na classe econômica. A viagem correu bem e chegamos inteiros no país apesar da nossa cara de sono, mas no final do primeiro dia, nossa bateria já estava no vermelho.

Desta última vez, peregrinei da mesma forma, mas com uma grande diferença: viajei na classe executiva da TAM, a convite da empresa, e ainda experimentei a nova sala VIP da LATAM antes do voo e posso dizer que isso fez uma boa diferença 🙂

business class da tam e sala vip da latam - 09

As poltronas da classe executiva da TAM

Quem viaja bastante já deve ter reparado que existem duas “classes” de executiva. Uma, que conta apenas com poltronas largas e espaçosas, e outra em que elas reclinam 180o, virando uma cama. A tendência é que as companhias utilizem a última opção nos seus voos mais longos, deixando a primeira para voos mais curtos como aqueles entre o Brasil e a Argentina ou Chile.

No voo para Lima, o avião da TAM possuía as poltronas que reclinam totalmente e posso dizer que, mesmo em poucas horas de viagem, elas fizeram bastante diferença, afinal aquele cochilo para recuperar um pouco do sono perdido foi providencial 🙂

business class da tam e sala vip da latam - 08

Serviço de bordo

O serviço de bordo foi bom, mas não excepcional e até um pouco abaixo das minhas outras experiências na executiva. Talvez nos voos mais longos para os Estados Unidos ou Europa, ele seja diferente.

A tela da TV e os filmes disponíveis eram bons e com opções recém saídas das telonas.

Melhor que a econômica? Com certeza, mas não dá para comprar banana com maçã 😉

business class da tam e sala vip da latam - 10

Para comer, escolhi o clássico medalhão de filé dentre as três opções disponíveis e um vinho. O sabor estava satisfatório, mas dava para ver uma certa falta de preocupação com a apresentação que, não fosse o tamanho do filé, poderia se passar como de classe econômica.

business class da tam e sala vip da latam - 11

Nem tudo foram flores no céu

Apesar de ter conseguido descansar bem, tanto o massageador da poltrona como sua tomada não funcionavam e a comida estava aquém da qualidade que se espera de uma business class.

Sala VIP LATAM em Guarulhos

No ano passado, foi inaugurada a sala VIP da LATAM (empresa fruto da fusão entre a LAN e a TAM) no Terminal 3 de Guarulhos e todos os passageiros da executiva da companhia têm acesso a ela.

Ela é grande e possui diversos ambientes que vão, desde áreas exclusiva para trabalho, reunião, descanso, até mesmo um bar e espaço para refeições. A sala também conta com banheiros com chuveiros e amenities da Natura e um ambiente com videogames para quem quiser matar o tempo.

business class da tam e sala vip da latam - 01

Como era muito cedo, a sala estava praticamente vazia e com uma mesa de café da manhã bem farta servida com sanduíches, frios, pães, café e sucos, iogurtes e sucrilhos, além de barras de cereais e refrigerantes. As comidas mais elaboradas são servidas às 11h como preparação para o almoço.

business class da tam e sala vip da latam - 02

O bar ainda não contava com o barman, mas você podia se servir à vontade de qualquer bebida disponível como cerveja, whiskey, vodka, gin, dentre outras.

As cadeiras eram confortáveis e o ambiente, decorado pela Lan, era agradável, porém sóbrio. Senti falta de um pouco mais de cor e alegria, embora o gerente tenha me dito que esse clima em tons pasteis era proposital.

business class da tam e sala vip da latam - 04

A ideia é também implementar outro cardápio com finger foods e comidas quentes, bem como a adição de iPads nas áreas de trabalho.

business class da tam e sala vip da latam - 05

Quem pode entrar na sala VIP LATAM?

Passageiros viajando de business ou first class, portadores do cartão fidelidade igual ou superior ao TAM vermelho, Lanpass Silver ou OneWorld Safira. Você também pode pagar 50 dólares para entrar na sala caso esteja viajando com algum parceiro One World, mesmo que não tenha o cartão fidelidade necessário.

business class da tam e sala vip da latam - 06

Conclusão

É claro que uma viagem de executiva será sempre melhor que de econômica, mas comparando a qualidade da business da TAM e considerando o tempo de viagem até o Peru, será que vale a pena pagar a diferença entre econômica e executiva?

Eu diria que sim, ainda mais se você encontrar uma promoção de passagem ou ainda conseguir emitir esses trechos com pontos.

Apesar de muito sóbria, a sala VIP LATAM me agradou e é realmente um diferencial para quem vai viajar na business class da TAM.

business class da tam e sala vip da latam - 07

O Sundaycooks viajou a convite da TAM e da PromPeru.

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário