A LATAM é hoje a única companhia aérea brasileira com voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Lima, capital do Peru. A frequência é bem maior saindo de Guarulhos, com duas opções de aeronaves grandes. [Nota da editora: a Gol vai passar a operar voos diários entre São Paulo e Lima a partir do dia 12 de dezembro de 2018 com as aeronaves Boeing 737 MAX 8]

Agora veja como é voar com a LATAM até a maior cidade peruana.

Qual é a frequência dos voos da LATAM para o Peru?

Entre Guarulhos (SP) e Lima, são 17 voos semanais. Entre o aeroporto do Galeão (RJ) e Lima, são 4 voos semanais. Os voos costumam durar ao redor de 5 horas e seguem para o Aeroporto Internacional Jorge Chávez.

Como ir de Lima para Cusco de avião

Infelizmente a empresa não tem sala vip no aeroporto internacional de Lima.

Quais são as aeronaves da LATAM que voam para o Peru?

De Guarulhos (SP), os voos são feitos com os Airbus modelos A320-200 e A350-900, além do Boeing 767-300. Do Galeão, são utilizados Airbus A319.

A configuração dos assentos muda de acordo com a aeronave utilizada na rota.

Roteiro de viagem aprovado pelo Sundaycooks

Organizar uma viagem para o Peru pode parecer algo confuso, mas não se preocupe!

Nós testamos e aprovamos o pacote da Venturas para que você possa viajar mais tranquilo.

Entre em contato e veja as ofertas com o roteiro detalhado

Como ir de Lima para Cusco

Como é o entretenimento a bordo?

As telas individuais são privilégio apenas do Boeing 767 e do Airbus A350, ou seja, leve suas séries e filmes no tablet ou smartphone caso você não queria depender das TVs do avião.

Nos voos com telas individuais, o entretenimento é garantido por filmes, séries, músicas e jogos, além de mapa do voo e programação especial para crianças.

Você também pode usar o app LATAM Play, que funciona em tablets e celulares, em aviões sem tela individual. Ele tem os mesmos tipos de entretenimento, com a vantagem de ter notícias do dia também.

É possível reservar assentos com antecedência na companhia?

Na classe econômica, a reserva antecipada de assentos sem precisar pagar taxa extra só é possível nas tarifas PLUS e TOP. Na tarifa LIGHT você precisa desembolsar um pouco mais para poder reservar sua poltrona.

Na classe executiva, você pode reservar em todas as categorias.

Como é voar com a LATAM para o Peru na classe executiva e econômica?

Qual a franquia de bagagem da LATAM para o Peru?

Programa de milhagem da LATAM

A LATAM trabalha com o Multiplus. Todas as categorias dos voos para o Peru acumulam 5 pontos para cada dólar gasto.

Como é voar na executiva da LATAM para o Peru?

A empresa também oferece uma classe executiva mesmo para voos operados na América do Sul. As impressões abaixo refletem um voo feito em 2015.

As poltronas da classe executiva da LATAM

Quem viaja bastante já deve ter reparado que existem duas “classes” de executiva. Uma, que tem apenas poltronas largas e espaçosas, e outra em que elas reclinam 180 graus, virando uma cama. A tendência é que as companhias utilizem a última opção nos seus voos mais longos, deixando a primeira para as rotas mais curtas como aqueles entre o Brasil e a Argentina ou Chile.

Como é voar com a LATAM para o Peru na classe executiva e econômica?

No voo para Lima, as poltronas reclinam totalmente e, mesmo em poucas horas de viagem, elas fizeram bastante diferença, afinal aquele cochilo para recuperar um pouco do sono perdido foi providencial.

Serviço de bordo da classe executiva da LATAM

O serviço de bordo foi um pouco abaixo das minhas outras experiências voando na executiva. Talvez nos voos mais longos para os Estados Unidos ou Europa, ele seja diferente.

A tela da TV e os filmes disponíveis eram bons e com opções recém saídas das telonas. Melhor que a econômica? Com certeza, mas não dá para comprar banana com maçã 😉

Para comer, escolhi o clássico medalhão de filé dentre as três opções disponíveis e um vinho. O sabor estava satisfatório, mas dava para ver uma certa falta de preocupação com a apresentação que, não fosse o tamanho do filé, poderia se passar como de classe econômica.

Sala VIP LATAM em Guarulhos

Inaugurada em 2014, no Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, a sala VIP da LATAM é grande e tem diversos ambientes que vão desde áreas exclusiva para trabalho, reunião, descanso, até mesmo um bar e espaço para refeições. Ela também tem banheiros com chuveiros e amenidades da Natura e um ambiente com videogames para quem quiser gastar o tempo jogando.

Como é voar com a LATAM para o Peru na classe executiva e econômica?

A sala estava praticamente vazia e com uma mesa de café da manhã farta servida com sanduíches, frios, pães, café e sucos, iogurtes e sucrilhos, além de barras de cereais e refrigerantes. As comidas mais elaboradas são servidas às 11h como preparação para o almoço.

O barman ainda não estava trabalhando, mas você podia se servir à vontade de qualquer bebida disponível como cerveja, whiskey, vodka, gin, dentre outras.

As cadeiras eram confortáveis e o ambiente era agradável e sóbrio.

Conclusão

É claro que uma viagem de executiva será sempre melhor que de econômica, mas comparando a qualidade da classe executiva da LATAM e considerando o tempo de viagem até o Peru, será que vale a pena pagar a diferença entre econômica e executiva?

Sim! Ainda mais se você encontrar uma promoção de passagem ou se conseguir emitir esses trechos com pontos.

Apesar de muito sóbria, a sala VIP LATAM é realmente um diferencial para quem vai viajar na business class da companhia.

O Sundaycooks viajou a convite da LATAM e da PromPerú.