Desde o turista econômico e mochileiro, até o mais sofisticado e descolado que procura tendências e hotéis-conceito, sempre haverá bons hotéis em Santiago para atendê-los. Com tantas opções e diferentes bairros para se hospedar, pode bater aquela insegurança na hora de escolher onde ficar em Santiago.

Por isso, aí vai uma seleção no capricho dos melhores hotéis de Santiago e dos melhores bairros, com opções para todos os tipos de viajantes que querem desfrutar de uma boa acomodação na capital chilena. Tudo bem explicadinho para que possa escolher aquele que mais combina com você.

Continue lendo para saber mais sobre cada hotel e bairro ou clique no índice abaixo para ser levado diretamente à parte que interessa.

Índice de onde ficar em Santiago

Quais são os melhores bairros para se hospedar em Santiago?

As melhores regiões para se hospedar em Santigo compreendem os bairros de Providência, Lastarria, BellavistaLas Condes. Já me hospedei em Las Condes e Providência, mas, se um dia voltar à cidade, sem dúvidas ficarei em Lastarria para curtir o pedaço mais animado da noite chilena.

Pensando nisso, fiz uma seleção baseada em hotéis que já fiquei, que visitei ou que receberam boas referências e indicações nos sites de reservas.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 09

Fonte: Ladera Hotel

Onde ficar em Providência? O melhor bairro

Providência é muito procurada pelos turistas brasileiros e é considerado o melhor bairro para ficar em Santiago numa primeira visita. Ele tem cara de subúrbio residencial, mas é bem servido de transporte público e está perto das principais atrações, assim como de lojas e lanchonetes, principalmente no entorno da Avenida Providencia. De lá, rapidamente você chega no bairro Bellavista e Las Condes de metrô, táxi ou Uber.

Hotéis econômicos em Santiago

Colado no metrô Manuel Montt, você vai encontrar um prédio enorme do Ibis Santiago Providência que é sempre uma escolha certeira para quem quer o combo economia e localização. Ele fica perto do famoso bar Liguria e a uma curta corrida de Uber de outros bons restaurantes.

Mito Casa Hotel, outro BBB com personalidade de hotel boutique e preço que não agride o bolso,  fica em um edifício em estilo Art Déco e próximo do metrô Baquedano.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 10

Fonte: Casa Baquedano – Booking.com

Perto do metrô Baquedano, a Casa Baquedano fica no final de Providência, é bem econômico e não abre mão de um certo charme nos detalhes. Comece por aqui se você estiver procurando um hotel charmoso e bem localizado.

Para quem procura hotéis menores e mais aconchegantes, o WE Hotel fica a dez minutos caminhando do novo e enorme Shopping Costanera Center e do metrô Los Leones.

Para encerrar a lista de recomendações de hotéis charmosos e econômicos em Providência, o Casa de Todos fica bem perto da estação Manuel Montt, tem um clima muito tranquilo e ambiente clean.

Hotéis intermediários em Santiago

O Ladera Hotel é o mais novo da turma e fica perto do lindo Costanera Center. Ele oferece uma série de mimos inclusos na diária que tornam a estadia ainda mais especial: café da manhã incluso e servido o dia todo; máquina de Nespresso gratuita no quarto; consumo liberado do frigobar e ainda tem amenities da marca francesa L’Occitane. Na área do SPA, quem ficar neste hotel de Santiago pode fazer uso da Jacuzzi, da sauna e da aquaterapia, além da piscina que fica no rooftop e tem uma linda vista panorâmica para as cordilheiras. O Ladera também disponibiliza empréstimo gratuito de celular e de bicicletas e pode até organizar sua cesta de piquenique.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 03

Fonte: Ladera Hotel

E não é que a nova geração de hotéis em Santiago está irresistível? O Maison Italia 1029 é um ótimo exemplo disso. Com apenas cinco quartos, ele é todo minimalista, tem vista para as montanhas e seu bar vive animado.

Com ambientes mais discretos, o NH Ciudad de Santiago é uma escolha para quem está acostumado a ficar em hotéis padronizados que atendem mais ao viajante de negócios. Ele fica no final de Providencia quase no bololô entre Bellavista e Lastarria.

Outra opção charmosa em Providencia, que tem jeitão de álbum do Pinterest, é o Casa Sur. Ele fica a dois minutos de caminhada do metrô Santa Isabel e do parque Bustamante. É um hotel de charme com preços bem convidativos.

Onde ficar em Bellavista? O bairro cultural

Bellavista é um simpático bairro de Santiago que fica próximo ao centro e a galerias de arte. Seus principais atrativos, o Cerro San Cristóbal, La Chascona do Pablo Neruda e o shopping Patio Bellavista, chamam a atenção de muitos viajantes que os consideram paradas obrigatórias na cidade.

A rua do Patio Bellavista também dá acesso à entrada do funicular que leva ao mirante do Cerro San Cristóbal. Bem perto dali, a Rua Constitución é um endereço repleto de bons restaurantes e bares. Alguns são bem pega-turistas, mas outros são valiosos como o gastro-pub White Rabit, na travessa Antonia López de Bello.

Para melhor organizar essa lista, vou considerar a região do metrô Baquedano como o finalzinho de Providencia, início de Ballevista (na parte de cima do mapa atravessando a ponte) e de Lastarria (continuando pela parte de baixo do rio à esquerda da estação).

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 11

Fonte: Hotel Don Santiago – Booking.com

Hotéis em Bellavista

Charmoso e com cara de casa de amigo, o Don Santiago fica num casarão restaurado de 1930 a poucos quarteirões do agito de Bellavista.

Dentro do shopping Patio Bellavista, o The Hip é um daqueles hotéis moderninhos que muita gente torce o nariz: ambientes integrados, luz indireta e bar animado são só alguns dos detalhes. No quarto, é a vez de banheiros com paredes de vidros e cores vibrantes na decoração.

O The Aubrey é um hotel boutique fica no final da rua Constitución, quase na entrada do funicular e a dez minutos a pé da estação de metrô Baquedano, um trecho ótimo para curtir os bares da região, mas, ao mesmo tempo, bem sossegado. Todo feito com jeitão de hotel britânico contemporâneo, ele foi construído numa antiga mansão e tem apenas 15 suítes, uma linda piscina e um bar convidativo.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 01

Onde ficar em Lastarria? O bairro do agito

Lastarria é o bairro do momento em Santiago e fica próximo ao Cerro Santa Lucía, ao Centro Gabriela Mistral, ao Museu de Belas Artes e ao metrô Universidad Católica.

Nos últimos anos, suas ruas boêmias se transformaram também em endereços de bons restaurantes, ateliês, galerias e novos hotéis boutique. Podemos dizer que Lastarria é a versão chilena dos Palermos de Buenos Aires, se é que os hermanos me permitem essa comparação.

Os hotéis mais estilosos de Santiago

O primeiro hotel da marca The Singular foi aberto no coração da patagônia chilena. No final de 2014, foi a vez da capital receber um endereço deste já consagrado hotel. No coração de Lastarria, ele é ótimo para quem vai celebrar alguma ocasião especial e busca algo elegante ou para quem pode cacifar um hotel numa categoria superior. No verão, o rooftop Sky Bar & Lounge é o cenário perfeito para um animado happy hour.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 06

Fonte: The Singular

Construído numa bela casa de 1927, o Lastarria Boutique Hotel é uma excelente escolha para quem gosta de hotéis boutiques e atendimento mais personalizado. São apenas 14 suítes com um decoração intimista numa ótima localização. Os hóspedes ainda desfrutam de um bom café da manhã e um chá da tarde em estilo britânico oferecidos diariamente no lounge do hotel.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 04

Fonte: Lastarria Boutique Hotel

Construído num edifício projetado na década de 1920 pelo arquiteto Luciano Kulczewski, que chegou a ser chamado de o Gaudí chileno, o Hotel Luciano K mescla a história do local com um design moderno. São 38 apartamentos com uma decoração um tanto quanto excêntrica e uma excelente localização em Lastarria.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 05

Fonte: Hotel Luciano K

Inaugurado em 2015, o Cumbres Lastarria foi construído entre um casario histórico e um prédio moderno e tem uma decoração interna mais contemporânea do que os outros hotéis da marca chilena como o de Puerto Varas. Ele tem 71 apartamentos e fica perto do metrô Universidad Catolica, dos museus, dos parques do centro e dos principais cartões postais de Santiago.

Hotel Ismael 312 também é um daqueles novos hotéis que parece ter saído de uma revista de casa e decoração. Tem piscina ao ar livre, quarto com varanda e um bar bacana, sendo mais uma boa escolha de hospedagem em Santiago.

Onde ficar em Las Condes e El Golf?

Las Condes é o lugar que concentra alguns dos hotéis mais clássicos de Santiago. Essa região é linda e tem prédios modernos e altos, restaurantes estrelados e lojas de grifes internacionais. O centro do bairro fica dividido entre as avenidas Isidora Goyenechea, Nueva Costanera e a rua Alonso de Córdova.

Hotéis em Las Condes e El Golf

O W Santiago foi o meu primeiro contato com a rede que ficou famosa por construir hotéis cheios de conceito. Em pouco tempo, a marca se espalhou pelo mundo e Santiago foi a primeira cidade da América do Sul a receber um W. Ele fica em Las Condes, próximo do metrô El Golf. O hotel tem uma decoração inusitada, seus quartos possuem janelas enormes (tente reservar uma com vista para a cordilheira) e o café da manhã é variado. Lá ficam excelentes restaurantes como o Osaka – cozinha fushion peruana-japonesa – e o empório e bistrô Coquineria.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 08

De uma safra muito mais arejada de hotéis da marca Renaissance, o Renaissance Santiago é muito bem avaliado. Ele tem piscina ao ar livre, wifi e decoração mais sofisticada, além de ficar próximo ao shopping Parque Arauco.

No Plaza El Bosque, algumas suítes possuem enormes janelas de vidro que proporcionam uma bela vista da cidade. Já o Atton Las Condes tem um jeitão mais corporativo, mas sua piscina na área externa é linda.

Focado no perfil do viajante de negócios, o Best Western Premier segue uma linha superior à dos hotéis que operam com a mesma bandeira nos Estados Unidos. Outra opção mais nova, mas que também segue esse estilo é o Icon Hotel, com quartos de janelas enormes com vista para a cidade.

O Holiday Inn Express geralmente é uma escolha segura e está bem localizado em um dos bairros mais modernos da cidade. Já o Courtyard by Marriott me parece mais bonito que o Holiday Inn e está praticamente na mesma faixa de preço. Vale a pena tentar uma tarifa promocional.

Onde ficar em Vitacura?

Vitacura é um bairro mais afastado do metrô, dos polos de bares e restaurantes e das principais atrações da cidade, mas está perto do parque Bicentenário, do Costanera Center, do Shopping Parque Arauco e da saída dos passeios para as estações de esqui mais próximas.

Apesar de pecar no quesito localização, o bairro guarda um dos hotéis mais elogiados de Santiago: o NOI Vitacura. A apenas alguns quarteirões do Parque Bicentenario e relativamente perto do Parque Arauco, sua fachada é supermoderna. Quem sabe não vale, pelo menos, um drink no bar do hotel?

Onde ficar no Aeroporto de Santiago?

O Holiday Inn Santiago – Airport Terminal é ideal para quem vai fazer apenas uma longa conexão em Santiago e não tem onde passar a noite. O Fred ficou por lá a caminho da Patagônia Chilena e gostou. O quarto é grande e o café da manhã é servido desde muito cedo para quem vai pegar os primeiros voos do dia. Mesmo sendo praticamente de cara com a pista de decolagem, ele não é nada barulhento.

Onde ficar em Santiago - Melhores bairros da cidade - 02

Por que não recomendo ficar no centro de Santiago?

Apesar de ser possível encontrar boas ofertas, não recomendo a área que compreende os arredores do Palácio de la Moneda, no centro da capital. A recomendação não é apenas por uma questão de segurança, mas sim de praticidade, já que de noite as ruas ficam desertas e você precisará migrar para algum endereço entre Providência, Bellavista, Lastarria, Las Condes e Vitacura para jantar ou curtir algum bar diferente.

Mapa de onde ficar em Santiago. Hotéis indicados pelo Sundaycooks

Abaixo você encontra o mapa dos hotéis em Santiago indicados pelo Sundaycooks e separados por bairro. Se tiver alguma nova indicação, por favor, deixe um comentário para que o adicionemos à lista.

Os hotéis estão legendados por cores e também por formato para facilitar a busca.

Legenda dos hotéis sugeridos no post: