Quando estava montando meu primeiro roteiro pelo Peru , uma dúvida foi inevitável: onde deixar as malas nos bate e volta de mais de um dia. Naquele caso, iríamos de Cusco para Aguas Calientes/Machu Picchu e depois voltaríamos. A mesma pergunta voltou a nos perturbar quando fomos para Arequipa fazer o passeio de 2 dias no Valle del Colca. Nós sabemos que ela também preocupa muitas pessoas nas caixas de comentários, por isso, depois de ler este post, suas dúvidas desaparecerão 😛

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 14

Onde deixar as malas no Peru?

Uma coisa é certa, a maioria dos hotéis em Cusco está acostumada com turistas que visitam a região, passam uma ou duas noites em Aguas Calientes e depois retornam à cidade. A mesma coisa acontece com Arequipa onde os turistas vão ao Valle del Colca para pernoitar.

Por isso, se você vai voltar à cidade de origem (Cusco ou Arequipa), deixe sua mala no hotel enquanto está fora e viaje mais leve, apenas com uma mochila 🙂

Em Aguas Calientes, isso também ocorre, mas normalmente os turistas deixam os pertences na recepção do hotel enquanto visitam Machu Picchu. Nós, por exemplo, levamos uma mala pequena e uma mochila para Aguas Calientes. Deixamos a mala pequena na recepção do hotel e seguimos para a cidade Inca com a mochilinha. No final do dia, passamos no hotel antes de pegar o trem de volta a Cusco.

Machu Picchu - vista do caminho para Huayna Picchu

Devo reservar o hotel em Cusco ou Arequipa para a noite que estarei em Machu Picchu ou no Valle del Colca?

Não 🙂 Essa noite em que você estará pernoitando fora, não precisa ficar reservada no hotel de Cusco ou Arequipa. Basta pedir para que eles guardem sua mala até você voltar 1 ou 2 dias depois. Desta forma você economiza e não precisa pagar duas diárias para a mesma noite.

Por exemplo, vamos supor que você ficará em Cusco de 21 a 26 e que subirá Machu Picchu no dia 24, ou seja, irá pernoitar de 23 para 24 em Aguas Calientes. Suas reservas ficarão assim:

  • Hotel em Cusco: 21 a 23
  • Hotel em Aguas Calientes: 23 a 24
  • Hotel em Cusco: 24 a 26

Machu Picchu - Janelas

Dicas

  1. Ao fechar a reserva do hotel, envie um email perguntando se eles podem guardar sua mala enquanto você estará em Machu Picchu ou no Valle del Colca
  2. Não deixe pertences de valor na mala como dólares, joias ou eletrônicos. Nós nunca soubemos de pessoas que tiverem problemas assim, mas o seguro morreu de velho, não é mesmo?
  3. Deixe sua mala trancada com cadeado com o responsável na recepção
  4. Deixe o hotel avisado sobre a data do seu retorno

Quem vai de Arequipa para Puno e Cusco

Se depois de Arequipa você pretende ir para Puno ou Cusco, saiba que é possível sair direto do Valle del Colca para essas cidades. Nesse caso, não vale a pena deixar a mala em Arequipa, já que você teria de voltar para pegá-las e ainda dormir uma noite a mais por lá antes de seguir viagem. Converse com as agências de viagem no Peru, pois elas têm as informações certinhas sobre esse caminho e sobre a logística das malas 🙂

Conta pra nós como você fez 🙂

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Tour pelo valle del Colca - Arequipa - 3

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    2 Comentários
  1. Fiz uma viagem de 15 dias pelo Peru em dezembro do ano passado. Já sabendo dessa informação de que eles poderiam guardar as bagagens, fui consultar no hotel sob essa disponibilidade quando a atendente me informou de que, na verdade, a lei peruana estabelece que os hoteis/alojamentos são obrigados a guardarem os pertences dos viajantes. Essa foi uma ótima noticia pois além de saber que podemos sim guardá-los, também temos um pouco mais de confiança em deixar os pertences pois existe uma legislação especifica para isso. Esse foi mais um ponto que me mostrou o quanto o Peru é um pais preparado para os turistas!

    • Que legal, Murilo.

      Obrigada por compartilhar essa informação importante. Não sabia que existia esse tipo de regulamentação.

Deixe seu Comentário