Internet 3G | s.f.: 1. Item essencial para a sobrevivência humana. 2. Sem ela não é possível caçar Pokémons ou publicar aquela foto de cerveja na Bélgica 😛

Ter acesso à internet 3G numa viagem já se tornou item essencial, seja para utilizar mapas, seja para encontrar o melhor bar de Bruxelas ou mesmo para ficar nas redes sociais e manter contato com a família e amigos. No post abaixo você tem o resumo das operadoras que têm planos pré-pagos em cada país, além de um tutorial sobre como ficar conectado enquanto está de férias. Quando digo internet 3G, quero dizer internet móvel ou 4G, aquela mesma que funciona no seu celular ou tablet, mas que não é wifi 😛

Como usar a Internet 3G no exterior

Internet 3G na bélgica - 02

Internet 3G na Bélgica

Minhas pesquisas para planos de internet na Bélgica me indicavam basicamente duas operadoras grandes: a BASE e a Orange (antiga Mobistar). Entretanto, chegando no país, descubro que a Lycamobile também está presentes por lá, assim como na Holanda.

Preço dos planos de internet 3G

É difícil dizer o preço exato dos planos e até mesmo compará-los, pois cada um tem suas peculiaridades e cada viajante tem necessidades específicas.

No geral, eu diria que 1GB de dados para uma semana é suficiente para um uso normal de internet. Claro que se você joga muito Pokémon Go ou usar muito o Snapchat, essa quantia pode ser pouca 😉 Durante nossa passagem pelo país, encontrei planos de 1GB a 4GB por 15 euros (valor de maio 2016).

E é aqui que tudo fica confuso, pois parte desses gigas são bônus que vem e vão dependendo das promoções das operadoras. Nessa viagem, por exemplo, compramos o chip da Orange que dava 2GB de internet 3G, mas entrei no site ao escrever esse post e vi que o bônus mudou para 4GB O.O” Ótima oportunidade pra economizar um pouquinho ao dividir a conexão com seu parceiro de viagem.

Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?

A Airalo oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!

Qual a melhor operadora?

Para simplificar, pense assim: 1GB ou 4GB podem não fazer diferença numa viagem de até 1 semana e você talvez nem gaste 1GB nesse tempo. Tomando isso como verdade, a melhor operadora na Bélgica é aquela que estiver mais próxima do seu caminho planejado ao visitar o país.

Já aqueles que viajarem com mais de uma pessoa e quiserem compartilhar a internet 3G, eu sugiro passar primeiro na Orange 😉

Internet 3G na bélgica - 03

Onde comprar o chip com internet 3G na Bélgica

Como há inúmeras maneiras de chegar à Bélgica, seja por Bruxelas, Bruges, Gent ou Antuérpia, o mais difícil talvez seja saber qual loja é a mais próxima dos pontos do seu roteiro. Você pode tentar encontrar os endereços nos sites oficiais, mas eu prefiro olhar no Google Maps e procurar pela mais próxima de mim 🙂 Só tome cuidado: por causa da desatualização do mapa, já dei de cara com locais fechados >.<

Dica: Não deixe para procurar as lojas quando já estiver no país, pois você perderá um tempo precioso. Eu mesmo já desisti de ter internet 3G quando percebi que estava deixando de passear pela cidade pra ficar procurando loja de telefonia.

Internet 3G na bélgica - 04

Em Bruxelas, compramos o SIM card com internet na loja da Orange (Boulevard Anspach 60) numa esquina a um quarteirão do metro Beurse no sentido da estação De Broukere. Lá mesmo o atendente fez a ativação e já saí conectado. Também vi um stand da Lycamobile na estação Gare du Midi, onde param boa parte dos trens que chegam à cidade.

Internet 3G na bélgica - 01

Quando passamos o dia em Gent, encontramos algumas máquinas de venda automática de SIM cards como essas da foto. Não cheguei a testar, mas imagino que os de 10 euros sejam só o chip, enquanto as outras vêm com créditos que podem ser usados para adicionar os planos de internet 3G. Nesse caso, as instruções de ativação estão num encarte junto com o chip.

No aeroporto de Bruxelas certamente deve haver lojas que vendam chips, mas como estivemos lá enquanto ele ainda estava fechado, não conseguimos verificar essa informação :/

Curiosidade: nosso famoso chip é chamado de SIM card no exterior, então nada de pedir um chip nas lojas se não quiser acabar com um pacote de batatas fritas na mão 😛

Qualidade do sinal de internet 3G na Bélgica

A qualidade do sinal de internet 3G na Bélgica é muito boa e não tivemos problemas de conexão em nenhum lugar de Bruxelas, Bruges e Gent. Talvez seja por isso que não me perdi nenhuma vez durante nossa passagem por essas cidades :mrgreen:

Se vocês tiverem alguma dica, a caixa de comentários está aí pra isso!

Internet 3G na bélgica - 05