Leste europeu. Essa região da Europa onde está a Hungria e, claro, sua capital Budapeste, é complicadinha se pensarmos no dinheiro utilizado por cada país. Alguns deles fazem parte da União Europeia e usam o euro como a Eslovênia. Outros fazem parte, mas não adotam a moeda como a Hungria e a República Tcheca. Isso tudo dá um nó na nossa cabeça e nos deixa com aquela velha dúvida: que moeda levar?

Não priemos cânico, o Sundaycooks está aqui pra te ajudar 😀

Qual moeda levar para Budapeste? Euro, dólar ou florim húngaro?

Florim Húngaro – Forinte

Sim, de nome esquisito, o Florim Húngaro ou Forinte (Ft) é a moeda da Hungria e, até onde sei, ela não é vendida em nenhuma casa de câmbio no Brasil :/ Mesmo que fosse vendida, duvido que tivesse um preço bom. O post abaixo explica por que usando o novo sol do Peru como exemplo:

Ok, comprar florim está fora de cogitação, então o que eu devo levar? Euro ou dólar?

Que moeda levar para Budapeste - Forinte / Florim Húngaro

Euro ou dólar?

Você está na Europa, na União Europeia, claro que levar euro é a melhor opção, mas pode levar aqueles dólares que tem sobrando também que não tem erro, pois ambas moedas são fortes e bem aceitas em praticamente qualquer lugar do mundo.

A desvantagem de usar euro ou dólar é a necessidade de trocar por florinte em alguma casa de câmbio e perder tempo com isso.

Em Budapeste, segundo este mapa do Google Maps, há várias casas de câmbio próximas à estação Deák Ferenc Tér do metrô (a principal da cidade) e algumas espalhadas pela cidade.

Que moeda levar para Budapeste - Deak Ferenc Ter

Saque com cartão de débito ou pagamento no cartão?

Dependendo do tempo que você for passar em Budapeste ou na Hungria, pode valer mais a pena sacar diretamente em florim e evitar ter de procurar uma casa de câmbio. Isso porque em cada esquina há um caixa automático, inclusive dentro de um restaurante que não aceitava cartão 😉 Usar o cartão de crédito também é uma opção bastante comum por lá, apesar de alguns lugares menores ainda exigirem pagamentos em dinheiro.

Nós ficamos 4 dias em Budapeste e fizemos dois saques no total, pagando as outras despesas no cartão de crédito. Foi bem mais rápido e tranquilo, apesar de ter sido um pouco mais caro que se tivéssemos trocado euro por causa do IOF 🙁

Que moeda levar para Budapeste - Parlamento

Em resumo

Para economizar ao máximo, leve euro ou dólar e troque por forinte nas casas de câmbio.

Para ter praticidade ou se for ficar pouco tempo em Budapeste ou na Hungria, faça saques internacionais e pague as contas com cartão de crédito se preciso 🙂

Que moeda levar para Budapeste - 02

Se gostou do que viu, assine o blog!


Deixe seu Comentário