atualizado em:

As montanhas de Machu Picchu ficarão fechadas em Abril de 2016

Hoje recebemos a notícia de que as montanhas de Machu Picchu ficarão fechadas em Abril de 2016 para manutenção integral. […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Hoje recebemos a notícia de que as montanhas de Machu Picchu ficarão fechadas em Abril de 2016 para manutenção integral. Mas o que isso significa para o turista que quer visitar as ruínas de Machu Picchu?

Fabulous Peru Tours - Machu Picchu

O que são as montanhas de Machu Picchu e por que elas ficarão fechadas?

Antes de um alarme geral (como a imprensa mundial têm noticiado), é preciso deixar claro que a manutenção acontecerá nas trilhas e acesso às montanhas de Machu Picchu – ou seja, em Huayna Picchu e na Montanha Machu Picchu – e que a citadela e ruínas Incas de Machu Picchu (a parte que a maioria das pessoas visita) continuarão abertas normalmente.

Onde ficar em Cusco, Machu Picchu e Valle Sagrado?

Como ir para Machu Picchu?

Ingressos para Machu Picchu: Como comprar e possíveis dúvidas

Infelizmente o nome Montanha Machu Picchu é um pouco confuso, por isso, para deixar claro, essa montanha é a que dá nome à cidade Inca e que pode ser visitada numa caminhada de 2,5 a 3h. Pense assim, de um lado você tem a Montanha Machu Picchu, no meio as ruínas Incas e do outro lado está Huayna Picchu 🙂

Isso significa que:

A visita à cidade e às ruínas de Machu Picchu continuarão abertas ao público normalmente nesse período 😀

Portanto, não há motivos para cancelar sua viagem ao Peru nesse período.

Machu Picchu - casas Incas

Fatos

O chefe to Parque Arqueológico Nacional de Machu Picchu, Fernando Astete, anunciou hoje que as montanhas de Machu Picchu serão fechadas para manutenção de escadas, caminhos, plataformas e paredes em Abril de 2016 da seguinte forma:

  • Montanha Huayna Picchu: de 1 a 15 de Abril 2016
  • Montanha Machu Picchu: de 16 a 30 de Abril 2016

Confirmações

Nós entramos em contato com o Fredy, da Fabulous Peru Tours, e com a assessoria de imprensa no Brasil da Prom Peru (órgão promocional de turismo do Peru, equivalente à nossa Embratur) para confirmar que apenas o acesso às Montanhas Machu Picchu e Huayna Picchu estarão fechados nos períodos acima. Ambos também confirmaram que a Trilha Inca, Trilha de Salcantay e todas as outras continuarão funcionando normalmente nesse período.

Machu Picchu - Descendo as escadas

O que se noticiou, infelizmente em boa parte da imprensa, é que Machu Picchu estaria fechado em Abril de 2016, o que não é verdade. Apenas as montanhas de Machu Picchu e de Huayna Picchu ficarão fechadas por 15 dias cada para a execução da manutenção. Por causa de toda essa confusão, é importante sempre checar esse tipo de informação aqui no Sundaycooks, pois sempre tomaremos o cuidado de explicar direitinho o que está acontecendo 🙂

Posição oficial do Ministério da Cultura do Peru

A assessoria da Prom Peru nos enviou hoje (17/08/2015) a confirmação de que, como já havíamos explicado acima, o acesso a Machu Picchu, à Ponte Inka, Intipunku e rotas alternativas estará normal 😀

Abaixo está a nota na íntegra:

COMUNICADO – MACHU PICCHU

DIREÇÃO DESCENTRALIZADA DE CULTURA DE CUSCO – MINISTÉRIO DA CULTURA DO PERU

A Direção Descentralizada de Cultura de Cusco comunica que, a fim de facilitar o trabalho de manutenção completa de escadas, plataformas e muros de sustentação, se suspenderá o ingresso de visitantes aos setores abrangidos pela Montanha de Wayna Picchu, de 1º a 15 de Abril de 2016, e pela Montanha de Machu Picchu, de 16 a 30 de Abril de 2016.

Por conta disto, a venda de bilhetes eletrônicos para os setores especificados nas datas acima indicadas será suspensa. Recomenda-se atenção e planejamento antecipado, a fim de evitar contratempos.

Durante o trabalho de manutenção, A ENTRADA DE VISITANTES NA CIDADE INKA DE MACHU PICCHU E EM OUTROS SETORES COMO A PONTE INKA, INTIPUNKU E ROTAS ALTERNATIVAS SERÁ NORMAL, nos horários estabelecidos.

Cusco, 16 de agosto de 2015.

Direção Descentralizada de Cultura de Cusco – Ministério da Cultura do Peru

Comunicado Machu Picchu via Prom Peru

Agradecimentos

Agradeço ao Gabe Britto (@gabebritto) por trazer essa informação de um tuíte do Tobias (@tobiastms) com um link do site Hosteltur, ao Fredy, por ter sido tão solícito para tirar nossas dúvidas sobre o assunto, e à assessoria da Prom Peru pela confirmação 😉 Obrigado pessoal!

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros do Peru \o/

Machu Picchu - Huayna Picchu estava mais tímida

Assine nossa newsletter!

Comentários