atualizado em:

Catedrais de Portugal – A Sé de Lisboa

Continuando a série de Portugal, dona Sônia conta um pouco da sua experiência e história da Catedral da Sé de […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Continuando a série de Portugal, dona Sônia conta um pouco da sua experiência e história da Catedral da Sé de Lisboa.

O termo catedral deriva do latim ecclesia cathedralis e é utilizado para designar a igreja que contém a cátedra oficial de um bispo. Visitar a catedral de uma cidade sempre se revela fonte importante para se conhecer a história e o desenvolvimento de uma região.

Resolvi visitar a Igreja de Santa Maria Maior, mais conhecida como Catedral da Sé de Lisboa, no final da tarde e após outras duas visitas interessantes: a Igreja de Santa Madalena e a Igreja de Santo Antônio. Saindo da Igreja de Santo Antônio, subi a rua em direção à Catedral e logo ela se apresentou forte e imponente.

Catedral da Sé de Lisboa - Portugal

A imponência da Sé me impressionou, embora hoje, após inúmeros restauros, ela se apresente mais simples e próxima do que era quando foi construída (meados séc. XII).

Ela é um símbolo da reconquista cristã do território português. Segundo reza a tradição, a Catedral foi construída por D. Afonso Henrique, primeiro rei de Portugal, no mesmo local onde existia uma mesquita de cinco naves.

A arquitetura da Sé de Lisboa revela uma clara inspiração no modelo românico da Sé Velha de Coimbra. Vale visitá-las com atenção e sem pressa para ver a transformação do românico, para o gótico chegando até o barroco. Uma aula de arquitetura e estilos artísticos.

Catedral da Sé de Lisboa - Portugal

Caminhei por seus corredores, observando os detalhes. Chegando próximo à capela-mor, lembramos que D. Afonso IV desejava fazer da nova capela – dedicada a São Vicente de Fora (ou Saragoça), o santo padroeiro de Lisboa e do reino português – o seu panteão familiar, mas o terremoto de 1755 obrigou a reconstrução da capela, perdendo-se os túmulos reais e grande parte das ornamentações internas.

Catedral da Sé de Lisboa - Portugal

Mais tarde, durante o reinado de D. Pedro II, em plena fase barroca, foi construída a capela de Santa Ana, um belo exemplar desse período e que mais tarde foi transferida para o Camarim do Patriarca.

Catedral da Sé de Lisboa - Portugal

Foi justamente observando essa capela e traçando um paralelo com as capelas barrocas brasileiras que um sacristão veio conversar comigo e depois de muitos comentários e opiniões me levou para conhecer a sacristia da Sé, uma aventura por si só.

Catedral da Sé de Lisboa - Portugal

Catedral da Sé
Endereço: Largo da Sé
Horário funcionamento: igreja 9h – 19h00 de terça a sábado, 9h00 – 17h00 segundas, domingos e feriados.
Ingresso: claustro $ 2,50

Assine nossa newsletter!

Comentários