Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina e apesar de algumas restrições, a comunicação de um turista com o mundo exterior é bem fácil a partir do Irã.
Os principais provedores de e-mail – Gmail, Outlook e Yahoo – funcionam perfeitamente e ainda que o Skype e o Facebook sejam proibidos, o país é repleto de internet cafés com artimanhas tecnológicas que burlam o sistema e permitem que você converse com a família sem problemas. Além disso, se você levar o seu próprio computador (preparado ou não para enganar a censura), ainda pode usar o wi-fi disponível em muitos hoteis e restaurantes.
Já com o seu celular estrangeiro a coisa muda um pouco. Por motivos que não descobri, os chips de muitos países não funcionam em roaming por lá, obrigando o viajante a comprar um número local se quiser usar o seu telefone em terras persas.
O Lonely Planet diz que existem várias companhias telefônicas no Irã, mas recomenda apenas uma, pela cobertura mais ampla e pela facilidade de compra dos chips por estrangeiros: a MTN Irancell, administradas em conjuto pelo governo e pelo grupo sul-africano MTN.
Ainda segundo o guia, a maioria dos viajantes compra seu chip logo no desembarque no aeroporto internacional de Teerã, em quiosques que ficam bem na saída da área de passageiros. Eu tentei fazer isso, mas o horário avançado da minha chegada e a clássica confusão inicial com línguas, modos e números não me permitiram raciocinar muito, então deixei para comprar no centro da capital mesmo.
No centrão, acabei encontrando uma loja de celulares bem pequena onde fui atendido por um sujeito simpaticíssimo que fez tudo para mim e ainda me transferiu créditos que ele tinha no próprio celular. Segundo ele, com aquela transferência (devidamente paga) eu estava comprando créditos por um preço menor do que se tivesse feito o carregamento em quisques da companhia telefônica. Como pode isso? Não sei. Mas já que o sujeito tinha sido muito atencioso e até me dado o próprio número de telefone para que eu ligasse caso tivesse problemas, não questionei.
Saí da loja com um número iraniano, créditos e conexão com a internet (bem lenta). E o melhor: pagando apenas o equivalente a 21 USD por tudo (5 USD pelo chip, 16 USD pelos créditos).
Pelos 26 dias seguintes, não tive nenhum problema com o número. Andei por montanhas e desertos e fui da fronteira com o Iraque ao Golfo Pérsico. Com exceção de alguns dias em que passei numa ilha, praticamente não fiquei sem sinal.
Minha mãe, que me ligou quase diariamente, adorou o serviço de celular dos iranianos.
Minha experiência foi com apenas uma loja, mas acredito que o procedimento seja o mesmo em qualquer uma que você encontre pelo país, inclusive no que se refere à gentileza do atendende.
PASSO A PASSO PARA A COMPRA
1º – Faça uma cópia do seu passaporte e leve ela com você. Pode ser necessário na hora de comprar o chip.
2º – Encontre uma loja de celulares. Para fazer isso em meio a letreiros e fachadas em farsi, procure os logotipos da MTN Irancell nas vitrines.
Dica: você vai encontrar o logotipo em vários mercadinhos e lojas de conveniências pelas cidades, mas esses lugares não vendem os chips, apenas as recargas. É preciso encontrar uma loja de celulares mesmo.
3º – Entre na loja e peça por alguém que fale inglês. Se ninguém falar a língua, veja se é possível se comunicar com mímica e aquela coisa toda. Se você não se sentir à vontade com esta forma, recomendo sorrir, agradecer e sair para procurar outra loja.
4º – Peça um chip da MTN Irancell.
5º – Se você não tiver intimidade com a instalação do chip, peça para o atendente fazer o serviço para você (isso se ele não fizer sem que você precise pedir).
6º – Otimize seu tempo: compre créditos na própria loja, para evitar ter que catar outro lugar e outra pessoa que fale inglês em algum quiosque.
7º – Anote o seu número iraniano e o número que você precisa digitar para saber quanto tem de crédito na conta.
8º – Faça um teste com o telefone, ligando para a própria loja e pedindo para que alguém dela ligue para você.
9º – Seja feliz com o seu número iraniano.
VERIFICAÇÃO DE CRÉDITOS
Na minha experiência, era preciso digitar 1401# e, poucos segundos depois, uma mensagem indicava o saldo. Recomendo que você confirme esta informação com a sua loja.
Esta verificação não é cobrada. Além dela, você recebe uma mensagem com o saldo sempre que finalizar uma ligação ou enviar um SMS.
RECARGA
A título de curiosidade, o meu crédito inicial de 16 USD durou 25 dias. Meu uso foi moderado, só fiz ligações locais e sempre desliguei a transferência de dados de internet depois de encontrar o que precisava. Por tudo isso, só precisei fazer uma única recarga, no penúltimo dia de viagem.
Fiz minha única recarga em uma loja da própria MTN Irancell, na cidade de Kashan. Simplesmente entrei na loja, perguntei por alguém que falasse inglês, disse que precisava de créditos e fui atendido. Como eu não entendia as instruções para fazer a recarga, a própria moça da loja fez tudo para mim, cheia de sorrisos.
Basicamente, ela raspou um cartãozinho, digitou o número dele no meu celular e pronto. Só precisei agradecer e ir embora.
O Lonely Planet diz que é possível fazer o mesmo nas lojas de conveniências e mercadinhos que eu citei ali em cima, bastando apenas procurar pelo logotipo da MTN Irancell.
PREÇOS DE LIGAÇÕES
Veja a tabela atualizada no site da MTN Irancell.
ONDE COMPREI O MEU CHIP
Matin Celulares
Avenida Enqelab, 550, Teerã – entre as ruas Lalehzar e Sadi, perto da estação de metrô Darvazeh Dowlat (junção das linhas 1 e 4).
Telefone 667 127 55.
Número do celular do rapaz que me atendeu (e que fala inglês muito bem): 0919 7070 669. O nome dele? Não lembro, mas isso não importa, né?
Saindo da estação de metrô Darvazeh Dowlat, caminhe pela Avenida Enqelab em direção à Praça Ferdosi, no sentido contrário ao dos carros (ou seja: à esquerda da avenida). Logo você vai ver uma lojinha pequena, com celulares na vitrine e o logotipo da MTN Irancell.
BIZARRICES
De estranho, só as mensagens em farsi que eu recebia de tempos em tempos. Não descobri se era spam ou algo importante.
NÃO ESQUEÇA
Para pedir um “chip” lá fora, você tem que dizer “SIM card”.
Comentários
Ótimas dicas, Gabriel.
Mais dicas importantes para quem vai viajar para o Iran.
OLA GABRIEL, TODOS OS DIAS ENTRO AQUI EM SEU BLOG PARA VER AS NOVIDADES. E COMO SEMPRE VC RELATA MUITO BEM SUAS EXPERIENCIAS INTERNACIONAIS. GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA, NÃO SEI SE VC PODERÁ ME RESPONDER, MAS VOU TENTAR, PORQUE VEJO QUE QUANDO VC VIAJA PARA ALGUM PAÍS VC SE APROFUNDA NA CULTURA, NOS COSTUMES E CONSEGUE EXPLICAR MUITO BEM COISAS QUE REALMENTE PRECISAMOS SABER. GOSTARIA DE SABER SE VC SABE QUAL O TAMANHO DE UM CALÇADO FEMININO 38 NO IRÃ AQUI NO BRASIL. POIS EU ESTOU CADA DIA MAIS ME APAIXONANDO POR UMA IRANIANA, CONVERSAMOS TODOS OS DIAS VIA FACEBOOK E SKYPE. E A PRINCIPIO ESTOU PLANEJANDO IR CONHECE-LA EM AGOSTO, EU GOSTARIA DE LEVAR UM PRESENTE PARA ELA. ENTAO PRECISO SABER QUAL TAMANHO EQUIVALE AQUI NO BRASIL O NUMERO 38 DE UM CALÇADO FEMININO NO IRÃ. SE VC PUDER ME INFORMAR FICAREI MUITO GRATO. SE NÃO, EU ENTENDO É UMA COISA DIFICIL DE FICAR SABENDO. OBRIGADO.
Obrigado, David! Infelizmente não sei como são os números de sapatos no Irã. Até fiz uma busca no Google, mas não encontrei nada confiável ou claro. Dica: por que você não dá uma bolsa para ela, por exemplo? Seria mais fácil. =) Abraço!
ola sou do ira ai se escreveou que vc tem 10 minutes ligacaoes de graca pra usar apenas nessa sexta feira abraco!
gostaria de saber se eu comprar um celular desbloqueado no brasil e enviar para meu tio no paquistao irá funcionar, pois ele tem um que está velho e precisa de um aparelho novo, , meu tio disse que lá os celulares custam muito caro. também preciso ve se o correios cobrará o frete caro e se vai valer a pena. me ajude por favor
Penha, não tenho ideia de nada disso. Sugiro procurar em fóruns sobre o Paquistão (este post é sobre o Irã, são países diferentes) e perguntar nos Correios. Abraço e boa sorte.
Gabriel
Parabéns pelas dicas . . . excelentes
Eu vou alugar um carro em Teerã e dirigir por 17 dias
Você sabe se comprando um chip de telefonia eles tem pacote 3 ou 4G para que eu possa usar a internet do celular e viajar com o GPS do o google maps ou waze on line
Bom dia, Delfim!
Olha, não espere muito da internet iraniana, não… Há 2 anos ela era lenta como um cágado. Posso estar errado, talvez muita coisa tenha mudado nos últimos 2 anos (o que acho difícil), mas não conte com GPS do Google, muito menos com Waze. Prepare-se para o pior, assim você fica positivamente surpreso com qualquer coisa melhor. 😉
Boa viagem!
Boa noite Gabriel!
Tudo bem?
Estou indo viajar de férias para o Iran no dia 24 de Fevereiro e estou bem preocupada com a questão da comunicação. Você acaha que consigo comprar um sim card no aeroporto?
Desde já agradeço!
Oi, Janaína.
Não sei como está o aeroporto agora, mas nas minhas passagens pelo país não havia loja de celular nele. Se as coisas estiverem iguais, não se preocupe: você vai encontrar lugares bem facilmente na cidade.
Abraço e boa viagem!
Pretendo ir só Irã, no mês de Setembro.
A emissão do Visto , no aeroporto é simples?
Desde já agradeço, por essa informação
Oi, Cesar. Entre em contato com a Embaixada do Irã, em Brasília. Eles têm as informações mais atualizadas sobre isso. Abraço!