Venho preparando este guia de como fazer ligações internacionais baratas já há algum tempo para explicar as diversas formas para economizar ao fazer ligações telefônicas internacionais e, por que não, também economizar nas ligações interurbanas nacionais. No post você encontrará opções para todos os gostos 😛 Apps para smartphone, planos de roaming e cartão de telefone internacional são algumas das opções.
Afinal, se você não tomar cuidado, seu dinheiro pode ir pelo ralo…
Como fazer ligações internacionais baratas?
Essa sempre foi a pergunta número um desde que nós começamos a viajar lá em meados de 2007, quando smartphones ainda não existiam direito e tablets ainda estavam em gestação. Em 2010 eu fiz o primeiro post com um guia para fazer ligações internacionais baratas. De lá pra cá, novas tecnologias e apps surgiram, e as redes e planos 3G pelo mundo foram expandidas, permitindo que nós fiquemos ainda mais conectados, por isso este novo guia atualizado se fez necessário.
Que tal sair do Brasil com seu chip garantido?
A EasySim4U oferece atendimento em português, pacotes ilimitados de internet e entrega em todo Brasil!
Mas não se preocupe, se você não tem ou não gosta de smartphones e tablets, também há diversas opções menos tecnológicas.
Para quem tem Smartphone ou Tablet
Neste caso, para fazer ligações internacionais baratas, a primeira coisa é conseguir acesso à Internet (#duh), por isso fique de olho em redes Wi-Fi abertas ou procure uma operadora local que tenha planos de Internet 3G pré-pagos a preços razoáveis 🙂
Para o caso do Wi-Fi, lojas Starbucks são o porto seguro para conseguir Internet grátis, mas dependendo do país e da cidade, até aquele butecão da esquina vai ter Wi-Fi grátis para seus fregueses. Não deixe também de tentar achar uma rede aberta pela rua para “filar” um pouco da conexão alheia 😛
Já para usar a Internet 3G e se manter conectado o tempo todo, confira aqui as minhas dicas de como utilizar um chip local com plano de Internet 3G pelo mundo ou para saber como usar a Internet 3G na Alemanha 😉
Apps para fazer ligações ou enviar mensagens
Além das apps para enviar mensagens para Facebook e Twitter, essas são as que eu acho mais legais:
Ótimo para se fazer ligações internacionais baratas tanto para telefones “reais” fixos ou celulares a um preço beeeeeem mais baixo que se você resolver pagar roaming internacional direto do seu celular. Ele ainda permite fazer ligações entre Skype de graça. Se você não tem um smartphone ou tablet, mas levou seu notebook na viagem, use o Skype 😉
É uma alternativa ao Skype não muito conhecida, não tão bonitinha, mas que na época em que testei funcionou muito bem e os preços eram compatíveis com o Skype. Você ainda pode se cadastrar e receber 30 minutos grátis para testar o serviço. Se bobear dá até pra testar o serviço já em viagem 😛 Falo sobre o Talky aqui.
É uma opção para fazer ligações e enviar mensagens de texto entre pessoas que tenham o Viber em seus smartphones ou tablets, tudo de graça. A vantagem para o Skype é que você não precisa adicionar as pessoas à sua lista, pois a app automagicamente descobre quem da sua lista de telefones já tem o Viber instalado. Veja aqui o post para saber como usar o Viber.
É uma app de troca de mensagens muito usada e bem feita, mas não é grátis. Ela custa apenas 0,99 USD para iOS. Preço irrisório, é verdade, mas com outras opções grátis, eu prefiro não senti necessidade de comprar essa app 😛
É outra opção concorrente do Skype que permite ligações de voz e vídeo entre pessoas que tenham Tango nos smartphones, tablets ou PCs. Eu gostei da qualidade do vídeo e voz e a vantagem para o Skype é a mesma do Viber, ou seja, ele já descobre na sua lista de contatos quem é que já tem o Tango instalado. A desvantagem para o Skype e Viber é que ele não permite troca de mensagens de texto. Veja o post com mais detalhes do Tango aqui.
Essa é uma app estilo walkie-talkie em que somente uma das pessoas fala por vez. A grande vantagem é que não há cortes ou atrasos ao ouvir uma mensagem, pois a app gravará toda sua mensagem para depois enviá-la ao destinatário. Já do outro lado, a app baixará toda a mensagem antes de reproduzi-la. É possível também enviar mensagens com fotos e texto.
Essa é uma app bem interessante de troca de mensagens e arquivos multimídia entre pessoas que tenham a app ou pela Web. Está disponível para quase todos os sistemas: Android, iOS, BlackBerry, Windows Phone e até o Samsung Bada. Veja o post sobre o ChatOn aqui.
Para quem não tem um smartphone ou tablet
Para vocês que são como minha sogra (que se autoproclama analfatrônica :P), também é possível fazer ligações internacionais baratas, mas você vai perder toda a graça de ficar brincando de achar rede Wi-Fi aberta pela rua… só que não
Cartão de Telefone Internacional
Cartões de Telefone Internacionais são vendidos desde o saguão do aeroporto até bancas de jornais e mercearias no exterior. Foi assim que conseguimos manter contato de Londres com o Brasil quando ficamos sem nossas malas em 2007. Os preços são bons e, dependendo do cartão, você pode falar por muitos minutos.
A Sônia (minha sogra) usou um cartão de telefone internacional de 5 Euros em Portugal e falou 80 minutos com o Brasil. Quando usamos em Londres, também falamos bastante tempo e o cartão custou poucas libras. O que é mais chato neste caso é ter de achar um telefone público compatível, pois se você tentar do telefone do hotel, pode ser que eles lhe cobrem pelo uso.
Chip Local de Celular
Seguindo a mesma ideia (e operadoras) do post sobre como usar a Internet 3G no exterior, você pode procurar uma operadora local, para fazer ligações internacionais baratas, pois algumas delas têm planos interessantes para ligações internacionais. Já cheguei a ouvir colegas dizendo que conseguiram planos nos EUA a 2 centavos de dólar o minuto, mas infelizmente eu nunca encontrei 🙁 Os planos costumam ser muito melhores que preços de roaming internacional.
Numa das vezes que usei um chip nos EUA, o valor era de 0,14 USD por minuto internacional, o que já é um bom valor 😉
Chip Internacional de Celular
Eu não acho essa opção das mais baratas e vejo poucas vantagens nela, mas vale a pena citá-la.
Os chips internacionais, como Maxroam e SIMGoal, permitem que você, com um único chip e um único número, possa fazer e receber ligações em vários países do mundo. E essa é a única vantagem a meu ver. Isso porque os preços dos minutos não são muito baratos (em torno de 0,60 euros ou 1,50 reais dependendo do país de origem e destino das ligações). Ok, podemos dizer que, com eles, é possível fazer ligações internacionais baratas se comparados aos preços de roaming internacional das operadoras brasileiras, mas com um chip local (veja a explicação aí em cima), você faz e recebe ligações a preços muito melhores.
Outras desvantagens é que você pode ter de pagar para receber ligações e a pessoa que fizer a ligação ainda vai pagar o preço de uma ligação internacional para a Estônia no caso do SIMGoal.
Telefones descartáveis (NET10 e semelhantes)
Nos EUA, existe uma operadora chamada Net10 que vende celulares e que tem planos de minutos tanto locais quanto internacionais muito bons, permitindo aos usuários fazerem ligações internacionais baratas.
Eu usei um plano de 30 dólares com 300 minutos locais ou 200 minutos internacionais (na verdade eram 0,10 USD o minuto local e 0,15 USD o internacional), o que já é barato, e foi melhor ainda porque consegui comprar, por 30 dólares, um celular simplão que já vinha com 30 dólares de crédito! Barganha total 😛 Veja mais detalhes aqui.
Telefones e cartões de recarga Net10 podem ser encontrados em lojas que vendem produtos de telefonia ou eletrônicos como Best Buy, Target e Walmart.
Eu nunca encontrei outra operadora com o mesmo tipo de serviço tanto nos EUA quando fora de lá. Se você souber de mais alguma, deixe sua dica nos comentários 🙂
Ligação internacional a cobrar via Embratel (Brasil Direto)
Não é a maneira mais barata, mas é uma maneira de você não precisar pagar pela ligação naquele momento e que também pode ser usada em quase todos os orelhões (no exterior alguns orelhões são especiais e não aceitam qualquer tipo de ligação). Existem várias modalidades de cobrança dessas ligações, podendo ser a cobrar na conta do telefone de destino, enviar a cobrança para um terceiro número ou utilizando o cartão de telefone pré ou pós-pago da Embratel.
Para fazer a ligação, basta ligar para o número correspondente do país em que você está e seguir as instruções em portugês ou inglês. Neste link, você encontra todos os números para fazer esse tipo de ligação e neste link está a explicação com mais detalhes de como fazer esse tipo de ligação e aqui você encontra as tarifas. Você também pode imprimir o guia de bolso, muito útil para levar sempre com você!
Abaixo está uma pequena lista com os números de telefones (um de cada país apenas) dos países mais comuns. Veja a lista completa aqui.
África do Sul: 0800990055
Alemanha: 08000800055
Argentina: 08009995500
Austrália: 1800881550
Canadá: 18004636656
Chile: 800360220
China: 018004900125
Espanha: 900990055
EUA: 18003441055
França: 0800990055
Grécia: 80016122054194
Holanda: 08000220655
Hong Kong: 800960055
Itália: 800172211
Japão: 00539551
México: 018001230221
Paraguai: 00855800
Peru: 0800 501 90
Portugal: 800 800 550
Reino Unido: 0800 89 00 55
Rússia: 81 0800 209 71 049
Uruguai: 000 455
Venezuela: 0800 100 1550
TIM Liberty Passport Voz e Web
Quem é cliente TIM pós-pago pode contratar esses planos, mas, apesar de venderem como a solução de todos os problemas de roaming internacional, não é bem assim.
O plano TIM Liberty Passport Voz custa 29,90 reais (Américas e Europa) por dia utilizado e lhe dá direito a 50 minutos de TIM para TIM e minutos ilimitados para receber ligações.
A principio é um valor razoável (R$ 0,60 por minuto), mas isso apenas se você utilizar todos os 50 minutos de ligação durante as 24h do serviço. Lembrando que acima disso você paga 2,90 USD por minuto!
O que eu acho vantajoso nesse plano é o fato de você poder receber ligações ilimitadas, ou seja, se sua esposa estiver no Brasil e você no exterior, ela pode ligar para você pagando ligação local e falar o quanto quiser sem que você pague roaming internacional.
Ainda assim, não acho que o plano seja toda essa maravilha-do-mundo, pois há opções mais baratas para fazer ligações internacionais sem ter de ficar obrigado a gastar os 50 minutos para fazer o plano valer a pena. Talvez pela comodidade e possibilidade de receber chamadas ilimitadas por um preço fixo diário ela se faça interessante.
Agora o TIM Liberty Passport Web só pode ser piada 🙁
Ele custa R$ 29,90 reais por dia utilizado (Américas) e o valor é pago separadamente ao de voz. Ou seja, você tem de pagar o valor do plano de Voz mais o de Dados se quiser utilizar os dois. Até aí eu entenderia, não fossem as condições do serviço. Vejam o que está escrito no site deles:
- Não há limite de trafego de dados por dia.
- Quando for atingido o limite de 3 Mb de conexão, sua velocidade será reduzida para 25 Kbps.
Não há limite de tráfego por dia, OK, mas depois de 3 MB (TRÊS MEGAS!!!!) de tráfego, a velocidade cai para 25Kbps!! O.O”’ É pegadinha do malandro, né?
Primeiro: Não são 3MB de velocidade, são 3MB de transmissão de dados, o que não é nada hoje em dia. Tire duas fotos com seu celular e elas já devem ser maiores que 3MB. Imagina, então, ficar vendo email e redes sociais por um dia inteiro.
Segundo: Diminuir a velocidade para 25Kbps é brincadeira, né? Só pode.
Lembra daquela época em que nós usávamos modems de incríveis 33,6 kbps? Então, a velocidade deles era melhor que essa que a TIM está propondo como sendo a solução para o roaming internacional de dados… #fail
TIM, é pegadinha, né? Fala que é, por favor.
Bom, coloquei aqui esse exemplo do plano TIM Liberty Passport Web, não de como economizar, mas de como as empresas podem tentar enganar seus clientes com jogadas do tipo “Internet Ilimitada”. A Internet pode ser ilimitada, mas de que adianta se a velocidade não me permite usá-la direito?
É uma tática muito feia essa da TIM, principalmente quando a gente sabe que há outras maneiras muito melhores de se acessar a Internet no exterior, como, por exemplo, utilizando a Internet 3G com chips locais.
Comentários
Estou procurando um jeito barato de ligar do meu celular do Brasil pelo Canada. Eu achei a jibtel (www.jibtel.com) alguem ja usou??
HA tambem tenho um jeito muito barato para quem quiser ficcar em contato com os Estados-Unidos e o Canada. Comprei um aparelho que se liga no computador (ou no router)chamado MAGICJACK no Canada 69$CA. Por mais 29 $ ao ano tem direito a um numero dos Estados-Unidos ou do Canada. Trouxe pelo Brasil. Esta ligado direito no meu router e uso direito para ligar minha empresa no Canada sem pagar mais nada. A vantagem sobre skype e que eles tambem pode me ligar com um numero local. Custo total por un ano ..menos do que 100$ A unica coisa que precisa para ativar e um numéro de tel nos Estados Unidos (ativar antes de voltar) Tem até um app pelo Iphone…mas eu tenho um blackberry…
Oi David.
Obrigado pelas dicas 🙂 Você já pensou em usar um númeor Skype In? No Brasil eles desativaram o serviço, mas nos EUA e Canadá eu acho que ainda está funcionando. Só não sei o valor mensal do serviço, mas tem as mesmas características de ter um telefone local nos EUA ou Canadá.
Agora, ligar pela sua linha do Brasil quando estiver no Canadá, só por roaming mesmo 🙁
Ola,
Queria recomendar 1 plano da T-Mobile para quem vai para os USA, nele você pode pagar $2 por dia que usar por ligações ilimitadas, SMS e Web 2G (USA/local) + $10 por 1 mês de ligações para Fixo no Brasil e SMS ilimitados para qualquer operadora no Brasil.
Deste modo você pode levar seu Smartphone ou comprar 1 por lá e ligar ilimitado para ao Brasil, quem quiser mais velocidade na internet pode pagar $1 dolar a mais por dia e usar 3G ou 4G.
Detalhes sobre os planos:
Plano base – http://prepaid-phones.t-mobile.com/pay-by-the-day-cell-phone-plans
Plano Internacional – http://prepaid-phones.t-mobile.com/prepaid-additional-services#international
http://prepaid-phones.t-mobile.com/content/files/Unlimited-International-Talk-Text.pdf
Para complementar a dica, ao receber o nº do seu telefone nos USA, você pode enviar aos seus familiares que tem Gmail a ativarem a função de envio de SMS pelo Gmail, assim;
Faça login no Gmail
– Vá na parte de configurações do Gmail
– Na Aba LABS, existe um campo “Pesquisar um lab:” busque por SMS
– Vai aparecer – “SMS (mensagem de texto) no Bate-papo” – Ative essa função.
– Agora cadastre o nº em seu contato do GMAIL e ao lado da caixa de entrada vai aparecer com campo envio de SMS e mensagens…
– Pronto seus amigos podem enviar SMS para você de graça (só vale SMS para os USA)
– Com você liga de graça para o Brasil, é só pedir para eles enviarem um nº de um telefone fixo mais próximo.
Abraços, espero ter ajudado…
Duvidas podem enviar via twitter
@thiagoeverton
Edit: Removi seu email email (por questões de spam) e coloquei os links originais (por questões de segurança)
Oi Thiago.
Obrigado pelas dicas! Quando fui à loja da T-Mobile ano passado, os planos eram péssimos e caríssimos. Esses são melhores, mas é preciso ver se o 3G deles realmente funciona, pois eles usam uma frequência diferente das que usamos por aqui. Vale a ida a uma loja deles para confirmar e fazer o plano 🙂
Olá Fred,
Estarei indo à Europa em outubro próximo, passando por Paris, Berlim, Praga e Viena.
Quanto à internet estou relativamente tranquilo por conta das Wi-Fis dos hotéis e outros lugares. Mas pra este caso, quanto à uso do celular exclusivamente pra voz gostaria de uma sugestão pra o meu caso, já que aqui no Brasil uso Claro e não vejo muita vantagem em contratar roaming deles. Me preocupa porque tenho empresa e a gente tem que estar sempre à disposição, mesmo que não seja requisitado.
abraços…
Oi Robert.
Se você precisa receber ligações no seu telefone do Brasil durante a viagem, só com roaming internacional mesmo 🙁 Talvez seja até possível contratar algum tipo de serviço de VoIP que lhe dê um número no exterior a preços bons se ligados do Brasil. Daí você poderia transferir as ligações do seu telefone do brasil para esse número local e ele tranferir para o número que vc estiver usando na europa. Infelizmente eu desconheço uma empresa que faça isso. Se o Skype In ainda existisse no Brasil, daria para fazer isso :/
Olá Robert,
fiz uma viagem parecida com essa que você irá fazer e para essa viagem eu aluguei um chip de uma empresa chamada GWSIM. No caso eles me enviaram um chip com número da Inglaterra, pois eles me diziam que eram um chip global e que a T-mobile de lá tinha acordo de baixo preço para uso na região européia. Negociei um preço abaixo do fornecido pelo site deles. Também me deram um guia personalizado de como fazer ligações e com os códigos da cidade que visitei.
Eles tinham a opção de um serviço chamado siga me, que eles desviam as chamadas do meu celular brasileiro no chip alugado, mas esse eu não peguei. Apesar de ser focado no mercado corporativo eles fornecem linhas tanto para PJ quanto PF.
Só não sei se eles atendem fora de SP.
Qualquer coisa vê aí: http://www.gwsim.com.br
Obrigado pela dica, Carlos 🙂
Excelente post. Acho o alerta sobre o Tim Passport importante.
Sempre que viajo com um pouco de planejamento (não era o caso), costumo comprar chips pré-pagos com opções de acesso a dados, pois como profissional liberal que sou, preciso estar sempre checando emails. E às vezes faço um siga-me do meu celular para um VOIP e do VOIP para o número estrangeiro (mas devo confessar que no mais das vezes a qualidade é muito ruim).
Infelizmente, da última vez (faz um mês) eu não estava preparado e precisei viajar de repente para o EUA a trabalho. Resolvi levar o meu TIM (no dia a dia, uso Oi), pois era a aparentemente a alternativa mais adequada. A parte de voz, embora mais cara que a opção do chip local, é muito conveniente. E assim eu achava que também seria com os dados. Como eu só iria ler emails de texto, o limite de 3Mb seria suficiente e se não fosse, eu teria que sofrer com a lentidão dos 25kbps – tem muito lugar no Brasil que o Edge não chega nem a isso… hehehe. E, de fato, não foi isso que me incomodou muito.
No terceiro dia de uso, recebo um SMS da TIM informando que havia sido detectada a utilização do serviço de dados em desacordo com a política do produto e que estava suspenso o serviço. Liguei de imediato para o telefone informado no SMS e eles “esclareceram” que eu havia ultrapassado os 20Mb diários e que isso indicaria que eu estava utilizando o pacote de dados para acesso pelo computador, e não no iPhone (o que não é verdade). Eu primeiro me senti um total otário. Depois veio a raiva e a vontade figurada de matar todos na TIM pela desfaçatez e propaganda enganosa grave! Sorte que eu estava em fim de viagem.
O pior é que, como o serviço custa R$29,90, fica até difícil pensar em questionar isso na Anatel ou judicialmente.
Ou seja, embora
Obrigado pelo relato, Rapaca 🙂
Ola amigo! Vi seu post sobre ligações no exterior etc e preciso mesmo fazer ligação para celular no exterior. Você sabe alguma operadora barato? Estou no Brasil e preciso fazer ligação de celular para celular no exterior.
Obrigada desde já!!
Oi Luciana.
Uma das maneiras mais barata de fazer ligações é usando o Skype. Eu desconheço os preços dos cartões de telefone pré-pagos internacionais que sejam vendidos aqui no Brasil, mas já vi alguns sendo vendidos em aeroportos e bancas de jornais.
Se você não tem computador ou smartphone para usar skype, pode tentar uma lan house também.
Tenho uma dica de um telefone descatavel chamdo “boostmobile”. E um pre pago encontrado no wall mart, farmacias e outros. Fiz um plano por mes de 60 dolares nos estados unidos. Tinha sms ilimitado eua e mIs de vimte paises. Incluindo brasil, internet ilimitada, ligacao nos eua ilimitadas e ligacao para fixo no brasil ilimitadas. Morei la por um tempo e esse celular foi minha salvacao rs.
Oi Carolina. Obrigado pela dica 🙂
CUIDADOOOO COMA TIM COM O PLANO CHAMADO “INTERNET ILIMITADA”.
Fui ao Estados Unidos com idéia que a internet era ilimitada mas quando estava no quarto ou quinto dia recebo uma chamada da TIM comunicando que minha conta já estava em R$ 12.000,00 (DOZE MIL REAIS).
ISSO MESMO QUE ESCREVI, DOZE MIL REAIS.
A alegação da TIM foi que a internet ilimitada era apenas no Brasil, mas deixaram a conta chegar nesse valor estratoférico para comunicar. A “tim”deveria ter ligado antes já que minha média na fatura é de R$ 500,00.
Quando compramos o plano não é passado que ilimitado não significa exatamente “ilimitado”, tem limite territorial. Somos sempre enganados.
Paguei a conta apesar de ter ido no procon e assim mesmo a tim não se pronunciou.
CUIDADOOOOOO COM A”TIM”.
Kleber
AMIGOS ME AJUDEM: EU ESTOU NO BRASIL E PRECISO FAZER LIGAÇÕES PARA O EXTERIOR.. COMO FAÇO PARA PAGAR BEM AMIS BARATO? É PARA CELULAR NO EXTERIOR. DE CELULAR PARA CELULAR.
OBRIGADA, ME AJUDEM!! E ADOREI O POST!
Estou viajando para os usa ,vou levar meu iphone4s ,não vou fazer ligações nem receber, vou apenar usar o viber e o face time usando a rede wifii . Tenho que fazer o roming internacional para usar meu iPhone nos usa????
Obrigado desde já !!!
Oi Veronica.
Não é preciso habilitar o roaming internacional, é inclusive recomendado que você não o faça já que não quer fazer ou receber ligações no seu número brasileiro.
Eu recomendo inclusive que você retire o seu chip brasileiro do aparelho para evitar qualquer cobrança, principalmente de 3G. Mesmo sem chip, o celular funcionará com wifi 🙂
Isso tbm serve para Iphone 4S? Posso tirar o chip dele q o wi fi funcionara?
Oi Luciana.
Retirar o chip do celular permite que ele continue funcionando com wi-fi sim 🙂
Eu uso VONO, site http://www.falevono.com.br, eu tenho um numero da minha cidade (Campo Grande – MS) e todos me ligam nele, VoIP.
Tem um app pro iPhone chamado Bria, pago, mas ele funciona bem com conexões relativamente baixas. Vale a pena. Tarifa R$0,65 para moveis do Brasil, R$0,15 para fixo. Chamadas recebidas free, e o software funciona bem, mas é pago.
Usei tim na Itália, 3G prefeito e vodafone na Espanha e Portugal, já vodafone a internet não é tão boa quanto a Tim da Itália. Com todas operadoras o VONO funcionou perfeitamente.
Obrigado pelas dicas João.
Sem o Skype Out no Brasil, esse vono parece ser uma opção interessante 🙂
Eu entrei rapidamente no site deles e parece que é possível usar o Fring para fazer as ligações. A última vez que eu usei o Fring, ele era grátis. Fica aí a dica de outra app para usar com o Vono.
Estou indo para a Europa, e gostaria de levar meu Iphone 4S para usar o Viber (por poder falar gratuitamente por wi fi).
Fiquei sabendo num post acima que se eu tirar o chip ele funcionara com wi fi. É verdade mesmo? Eu conseguirei, sem ter o chip nele, conectar instagram, viber tudo por wi fi?
Yep 😀
Mais uma pergunta… tirando o chip ainda aqui no Brasil não terei surpresas na conta ao voltar de viagem (do exterior) certo?
Minha irmã foi para os EUA e ela teve uma surpresa: menos de um minuto de conversa pelo cel R$ 59,00 na conta o.O
Isso mesmo, Luciana.
Uma vez que o chip foi retirado, vc não estará mais usando sua operadora. Eu também paguei uma grana em uma ligação uma vez, mas eu estava em roaming internacional e esperava que seria caro. O problema é que os preços são realmente absurdos!