atualizado em:

Como usar a Internet 3G na Europa sem pagar roaming

Não seria ótimo poder usar o smartphone ou tablet no exterior sem pagar roaming? Na Europa agora é possível!

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Utilizar o roaming internacional das operadoras brasileiras é inviável por causa dos enormes custos, por isso a melhor maneira é comprar um chip local com internet 3G. A questão é que até agora isso deveria ser feito uma vez em cada país. Felizmente isso mudará em breve na Europa, veja só.

Não há mais roaming internacional entre países da União Europeia!

A União Européia conseguiu tirar do papel o projeto que acaba com o roaming internacional de voz, sms e internet entre os países membros e alguns agregados 😀

Isso significa que a partir de 15 de junho de 2017 toda linha de telefone pós e pré-paga, não pagará mais roaming em boa parte da Europa. Não é demais?

Eu já acompanhava esses rumores desde 2012, mas o Gabe Britto, nosso colunista e dono do incrível Insider Praga, trouxe a notícia fresquinha em suas redes.

Turistas poderão comprar o chip com internet 3G em um país e utilizá-lo em outro sem pagar nada a mais por isso.

O que muda para o turista que quer usar a internet 3G na Europa?

Os turistas poderão comprar um chip pré-pago em um país e utilizá-lo em outro sem pagar nada a mais por isso, YAY!

Tenho certeza de que esse era o sonho de todos que vão à Europa e passeiam por mais de um país. Perdi a conta das vezes que me perguntaram isso por aqui?

Isso só foi possível porque a UE estabeleceu um valor máximo por 1GB de dados que uma operadora deve pagar pra outra: 7,70 euros. Voz e SMS também ou são grátis ou tem valor muito pequeno.

Claro, cada operadora irá oferecer seu plano e suas vantagens específicas, mas elas não podem cobrar mais que os 7,70 euros por GB de dado.

Para ver as operadoras existentes na Europa e no mundo e nossas experiências com algumas delas, não deixe de ler estes posts:

Em resumo

Numa viagem entre Portugal e Alemanha, passando por Espanha e França, você poderá comprar um chip numa operadora portuguesa, utilizar a internet 3G por todos os países pelos quais passar e pagará, no máximo, 7,70 euros por GB de dados que usar.

Tenho certeza de que as operadoras farão bons planos e o custo ficará mais barato à medida que as pessoas e turistas adotarem essa ideia 🙂

Você pode ver outros detalhes nesta FAQ muito boa da própria Comissão Europeia. Aqui está o post original do Insider Praga.

E como fica o resto do mundo? O roaming internacional continua existindo?

Infelizmente sim e ter uma operadora com bons preços e roaming em vários países ainda é uma utopia, mas pelo menos uma operadora já está mudando esse cenário: a 3, também conhecida como Three, Tre, Drei, Tri e equivalentes em língua local 😛

Como usar o 3G no exterior 2

Foto: Clint Sharp (CC BY-NC-SA 2.0)

Usando a Internet 3G no exterior

Antes de mais nada, recomendo que você leia o post abaixo para aprender como usar a Internet 3G no exterior e ver a super lista com as operadoras do mundo já utilizadas pelos nossos leitores 🙂

Como usar a Internet 3G no exterior

Depois, saiba que, até hoje, nenhum desses chips que se dizem internacionais, como MaxRoam e SimGoal, valem a pena quando o assunto é usar a Internet 3G. Ou eles não têm planos de 3G, ou os planos são muito caros para o que oferecem.

Sabendo disso, a pergunta que mais me fazem a esse respeito é:

Se eu comprar um chip da Vodafone na Alemanha, por exemplo, ele irá funcionar como local nos outros países onde também existe Vodafone?

E a resposta até agora sempre foi “não, apesar de terem o mesmo nome, são empresas separadas”, ou seja, você precisa comprar um chip em cada país que visitar.

Operadora 3g para vários países na Europa - Three 2

Conheça a operadora 3 e sinta-se em casa em vários países \o/

Enquanto a Comissão Européia não acaba de vez com as taxas de roaming em todos os países membros, a operadora Three da Inglaterra já implantou o programa Feel at Home, permitindo que seus usuários possam utilizar seus planos locais mesmo quando estiverem no exterior. E sabe o que é melhor? Ele também vale para pré-pagos, ou seja, nós turistas também poderemos usufruir dessas vantagens 😀

Isso significa que quem vai para a Inglaterra poderá comprar um chip pré-pago da Three, colocar um plano de dados e/ou voz e utilizá-lo normalmente em um dos países abaixo como se ainda estivesse na terra da Rainha :mrgreen:

  • Europa
    • Irlanda
    • França
    • Suíça
    • Áustria
    • Itália
    • Dinamarca
    • Suécia
    • Noruega
    • Finlândia
    • Espanha (a partir de Abril 2015)
  • Outros países
    • Estados Unidos
    • Israel
    • Sri-Lanka
    • Indonésia
    • Macau
    • Hong-Kong
    • Austrália
    • Nova Zelândia (a partir de Abril 2015)

Operadora 3g para vários países na Europa - Three

Como contratar o Plano Feel at Home da Three?

Pelo que entendi do site da Three da Inglaterra, não é preciso fazer nada de especial. Basta comprar seu chip pré-pago, colocar o plano que você quer e pronto, seu Feel at Home já estará habilitado para os países acima 🙂 Lembre-se apenas de confirmar essas informações e limitações do plano com o funcionário da loja para evitar surpresas. Por exemplo, dividir a internet do seu smartphone ou tablet com outros dispositivos não é permitido.

Dicas extras

A combinação InglaterraFrança ou Inglaterra-Irlanda é bem comum, fazendo com que esse plano seja bem vantajoso, mais ainda se você for a algum dos outros países 🙂

Outra ideia que eu tive para quem viaja bastante à Europa é tentar manter o chip ativo, mesmo que você esteja de volta ao Brasil. Normalmente isso é feito utilizando ou pagando algum plano simples pelo período de 3 a 6 meses. Assim, você manteria o chip válido para quando for a algum daqueles países 😉 Pergunte ao funcionário da Three os detalhes sobre como fazer para mantê-lo ativo nesse período gastando o mínimo possível.

Mais uma dica, me parece que as Three de outros países tem planos parecidos com esse da Inglaterra, mas não consegui encontrar informações se são apenas para os países em que a operadora também existe e quais as condições exatas. Nesse caso, vá até uma loja e pergunte sobre o Feel at Home ou Like Home, quem sabe eles também têm o mesmo plano? 😀

Se você já tiver testado esse plano Feel at Home, por favor nos conte como foi a experiência 😉

Como usar o 3G no exterior

Foto: Manuel Acebedo (CC BY-NC-ND 2.0)

Assine nossa newsletter!

Comentários