atualizado em:

O que levar na mala para um safári na África?

Quando comecei a organizar minhas coisas para a viagem da África do Sul, realmente bateu aquela dúvida sobre o que […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Quando comecei a organizar minhas coisas para a viagem da África do Sul, realmente bateu aquela dúvida sobre o que levar na mala para o safári. Faz muito calor durante o dia? E a noite,  é verdade que as temperaturas caem muito? O ambiente do jantar é formal? O que não pode faltar na necessaire?

O que levar na mala África do Sul - elefante

Se você sonha ou está planejando fazer um safári, aqui vão algumas dicas para a hora de organizar a bagagem e como otimizar esse quebra-cabeça logístico.

O que levar na mala para um safári?

Não se preocupe com roupas elaboradas no safári. O objetivo aqui é ficar confortável e não chamar muito a atenção dos animais, portanto, leve peças mais casuais. É importante também evitar cores muito chamativas e perfumes fortes.

A mala precisa conter, basicamente, calças, bermudas – ou aquela calça que vira bermuda – e blusas leves, de preferência em em tons pasteis. Um casaco corta vendo é ótimo porque a temperatura costuma ser mais baixa tanto no comecinho da manhã quanto no final do dia.  Tênis ou bota de trekking para as caminhadas são essenciais também.

Óculos de sol e chapéu ou boné também são acessórios muito importantes.

O que levar na mala África do Sul - leões

A minha dica básica é: leve roupas confortáveis e calçados mais confortáveis ainda, porque, mesmo que você não vá fazer nenhuma trilha, os passeios podem incluir algumas caminhadas. Independente da época do ano escolhida, levar uma blusa de frio é sempre uma boa ideia 😉

Os trajes para o jantar são mais casuais, ou seja, calças jeans, camisas, blusas ou vestidos estão de bom tamanho.

O que levar na necessaire?

Itens essenciais de cuidados básicos

Leve um bom repelente, pois há muitos insetos e mosquitos por lá. Levei um da linha Exposis (à venda nas farmácias das grandes redes) e gostei bastante, pois funcionou muito bem e realmente tem uma durabilidade grande como anunciado.

Outro item muito importante é o protetor solar, porque, mesmo no inverno, o sol brilha forte e é melhor não bobear com os raios UV. Aqui eu também acrescentaria um spray ou similar para proteger o cabelo dos efeitos do sol.

Como você já deve estar imaginando, o clima na África do Sul e na savana onde acontecem os safáris é muito seco e nossa pele sente rapidamente esses efeitos, por isso leve um bom hidratante para usar depois dos passeios.

O que levar na mala África do Sul - Câmera

Considere acrescentar água termal, lenço umedecido, hidratante labial, soro fisiológico ou spray nasal (para amenizar o desconforto causado pelo clima seco), além de itens de higiene pessoal que levaríamos para qualquer viagem como shampoo, condicionador, pasta de dente, etc.

O que levar na mochila ou mala de mão?

Lembre-se sempre de levar todos os seus pertences de valor na mala de mão, de preferência numa parte que possa ser trancada com cadeado e também:

  • Passaporte (claro!)
  • Adaptador de tomadas universal
  • Certificado internacional de vacinação contra febre amarela
  • Uma muda de roupa para imprevistos

Veja também: Checklist de Documentos para Viagem

O que levar na mala África do Sul - zebras

Farmacinha básica

Não esqueça de levar uma farmacinha básica com aqueles remédios que você está acostumado a tomar quando sente uma dorzinha de cabeça, um resfriado chegando ou um mal-estar qualquer. Antisséptico para mordicas de insetos, antialérgicos e colírio hidratante também são itens importantes.

Vacinas

Para viajar para a África do Sul, é necessário ter tomado a vacina contra febre amarela, por isso, não esqueça de de se vacinar e de providenciar a carteirinha internacional de vacinação, não deixe para a última hora! É preciso tomar essa medicação com, no mínimo, 10 dias antes do embarque.

Em alguns lugares do país, ainda existem regiões que não são livres de malária, mas as chances de contrair a doença são escassas. Em todo caso, como você está levando um bom repelente na mala, não é preciso ficar preocupado 😉

Madikwe Game Reserve na região de North West, por exemplo, é considerada uma zona livre de malária. Se a preocupação ainda assim for muito grande, procure um médico antes da viagem e peça orientação.

Ah! E não saia de casa sem um bom seguro viagem na bagagem para qualquer imprevisto.

O que levar na mala África do Sul - Hotel

Natalie viajou a convite do Turismo da África do Sul e da South African Airways. 

Assine nossa newsletter!

Comentários