Depois de passear virtualmente por 18 repúblicas, a série Planetóvski Rússia entra na contagem regressiva para o final.
Agora faltam apenas 3 repúblicas para completar essa volta no mundo russo. E a primeira delas é a República da Cacássia.
Apesar de hoje ter apenas o tamanho de uma Irlanda e ser um apêndice dos domínios do Putin, essa nação siberiana já foi bem importante e poderosa na Ásia Central, quando existia por ali um império chamado Khyagas.
Os khyagas, que também eram conhecidos como khakas (de onde vem o nome Cacássia ou “Khakasiya”), dominaram o campinho do século 6 até a chegada de Gêngis Khan, por volta do século 13.
Gêngis, como sempre, chegou enfiando o pé na porta e fez a maioria dos khyagas correr da região. Para onde? É aqui que entra um detalhe curioso.
Além do nome “khakas”, os khyagas também eram conhecidos pelo nome de “yenisei kyrgyz”, que mais tarde viraram apenas os “kyrgyz”. E onde vive hoje o povo com o nome de kyrgyz, que em português é “quirguiz”?
Bingo: no Quirguistão.
É claro que nem todos os khakas fugiram (senão a Cacássia não seria a Cacássia, seria um lugar com outro nome). Muitos ficaram e foram vivendo, vivendo e vivendo, até que foram incorporados pelos russos em 1707.
Nessa época foi construído um forte que mais tarde virou uma cidade e hoje é a capital da república, Abacã. Mas se você quiser ver a cultura cacássia de verdade, não é para lá que você deve ir. Depois de tanto tempo de colonização, a cultura russa é esmagadoramente dominante na região. O melhor mesmo é apontar sua bússola para os arredores de Askiz, o último bastião cultural cacássio.
Fora Askiz, o que existe de realmente original por lá são tesouros arqueológicos. Dizem até que a Cacássia é uma Meca da arqueologia, com mais de 30 mil sítios que incluem tumbas e megalitos (ou megálitos?), com idades que chegam a 3000 mil anos.
Aparentemente, foram só as preciosidades arqueológicas e as paisagens que resistiram a Gêngis Khan e aos russos.
Comentários
Que bom que a série Planetóvski Rússia voltou! E que pena, ao mesmo tempo, já que está acabando. 🙁