atualizado em:

Planetóvski Rússia: Mari El

Um lugar chamado Mari, onde o povo se chama mari e a língua oficial (junto com o russo) é mari. […]

por Gabe Britto outros artigos do autor
atualizado em:

Um lugar chamado Mari, onde o povo se chama mari e a língua oficial (junto com o russo) é mari.

Marianas do mundo, este post do Planetóvski Rússia é para vocês.

A República de Mari El fica na parte europeia da Rússia, coladinha no tartaríssimo Tartaristão e na Chuvachia. A população local é dividida principalmente entre russos e maris, que têm parentesco étnico com os finlandeses, do mesmo jeito que os carélios.

Sua capital é Iochkar-Ola (“cidade vermelha” ou “cidade linda” em mari, encontrei as duas traduções), mas já foi chamada de – prepare sua língua – Tsaryovokokshaysk, até 1919, e de Krasnokokshaysk, entre 1919 e 1927. Parece ter pontos bem bonitos, pelas poucas imagens que encontrei.

All rights reserved by Lida Litle
All rights reserved by Sergey Kozin
All rights reserved by gabriel adrian

Mari El é pequena, mesmo assim, tem 57% do seu território coberto por florestas intactas, com dezenas de rios e uma penca de lagos, o que faz com que o turismo por lá seja basicamente ecológico (ainda que eu não tenha visto fotos com grandes paisagens).

All rights reserved by Askario214

A não ser, é claro, que você se chame Mariana. Neste caso, você pode fazer tours por qualquer lugar, gastando seus cartões de memória com fotos ao lado de várias placas com o seu rico apelidinho (em cirílico, porque nada é perfeito).

Tem a Universidade Estadual Mari, o Teatro Nacional Mari e um mundo de outras maris. Tem até a Depressão Mari.

“República de Mari El”

Tudo muito legal, mas sinto dizer que o nome Mari não tem absolutamente nada a ver com Mariana – aliás, antigamente os mari nem eram chamados por este nome, mas por cheremises. “Mari” significa “homem” (no sentido de “humano”). E “El” quer dizer “terra”. Então, Mari El é a Terra dos Homens.

A parte triste desta república é que, aparentemente, está rolando uma russificação silenciosa da cultura mari. Isso inclui uma certa perseguição contra uma das coisas mais legais do povo local: a religião Marla.

Segundo minhas pesquisas, a fé Marla (também conhecida como Religião Tradicional Mari) mistura animismo, paganismo, cristianismo e islamismo e é uma das últimas religiões tradicionais da Europa a sobreviver ao cristianismo.

Melhor ir para lá logo, antes mari vire só um apelido.

Veja onde se hospedar na capital de Mari El

Assine nossa newsletter!

Comentários