Aconteceu. Mas, cá entre nós, era inevitável. Em um passeio por 21 repúblicas russas, uma hora isso tinha que rolar.
Encontrei uma república que não tem nada de interessante: a Mordóvia.
Posso estar sendo extremamente injusto com ela, mas é o que eu deduzo depois de ver centenas de fotos dessa república no Flickr, procurar no Lonely Planet, no Wikitravel e em uma pá de links que o Google me ofereceu e não encontrar nada lindo de morrer ou inédito.
Esses links onde futriquei até me mandaram para uma ou outra igreja bonita, dois parques nacionais e tal, mas não eram nada que enchesse os olhos ou justificasse uma viagem ou um desvio de rota para lá. Eram coisas que você encontra em qualquer outro lugar mais atraente da Rússia.
Mas, enfim, sigamos.
A República da Mordóvia, essa pobre mendiga turística de 800 mil habitantes, fica localizada na Planície Europeia Oriental, que vem a ser a maior área plana da Europa.
Seu povo, os mordovianos, são, na verdade, dois: os mokshas e os erzyas.
Apesar de serem muito parecidos e se entenderem quando falam suas respectivas línguas (coisa rara, segundo informações, já que o russo domina o campinho), ambos se consideram diferentes e não se misturam muito. Talvez por isso não tenham nenhuma característica interessante, vá saber.
Sua capital é Saransk, um lugar que o próprio site oficial da república define como “agradável” e ainda publica esta foto abaixo como um exemplo da sua beleza.
É, pois é.
As únicas atrações minimamente atrativas que encontrei nas pesquisas foram a Catedral de Saransk e algumas estátuas diferentes na cidade.
Ah, sim: também encontrei uma moça pelada na beira de um rio mordoviano.
De resto, a Mordóvia é uma merdóvia.
• Ainda quer ir para a Mordóvia? Veja onde ficar na capital Saransk. •
Comentários
Caro Gabriel, seus posts sobre esta região são fantasticos, cada qual a sua maneira!
Mordovia, a Antonio Prado dos russos.
HAHAHAH!
Talvez o incentivo ao nudismo possa ajudar o turismo local.
Hahaha!! Olha se tem alguma coisa para fazer la eu não sei, mas conheci uma familia da moldova e descobri que a lingua é latina.. Pode ter sido a vodka, mas encontramos várias palavras parecidas hehe
Não foi a vodca, não, Manuela: a língua moldava é o romeno com outro nome. E o romeno é latino pra caramba.
Mas, ó: a Mordóvia não tem nada a ver com a Moldávia! A distância entre as capitais das duas é de 1400 km! =)
Você está ironizando, é tudo muito bonito, inclusive as mulheres, quanta beleza!