Na minha outra vida digital, quando lancei o Por Que Pra Lá?, pedi para os leitores me passarem os destinos que apareceriam na série. A primeiríssima sugestão veio do Träsel, que mandou a pergunta:
Por que alguém passaria férias nas Ilhas Faroe?
Pegue todo tipo de roupa que você tiver (você vai entender o motivo a seguir) e me acompanhe.
Ilhas Faroe
Antes de mais nada, é “Faroe” ou “Féroe”? As duas formas são apresentadas em mais de uma fonte.
No Wikipedia, elas estão juntas, mas sem explicar o motivo. No livro A Origem dos Nomes dos Países, está “Féroe”. Na Folha Online, estão lá as duas de novo. Enfim, ignoremos essa parte. Mas, para manter uma ordem nessa suruba, doravante chamaremos apenas de Ilhas Faroe, com A.
As pequenas ilhotas vulcânicas, que ficam isoladas entre a Escócia e a Islândia, são um território autônomo da Dinamarca, mas já foram dos Ingleses e também da Noruega. Os primeiros a chegar lá para valer foram monges irlandeses, por volta do ano 700. Construíram igrejinhas aqui e ali, até que piratas noruegueses apareceram para se estabelecer definitivamente.
Além do nome, a quantidade de ilhas que compõem as Faroe também gera dúvida: são entre 18 e 22, com alguns sites dizendo que todas são habitadas, enquanto outros dizem que apenas 17 têm moradores.
As maiores são Strömö, Österö e Vaagö, o que me leva a crer que as Faroe são o maior produtor de trema do mundo.
Aliás, Ilhas Faroe significa, para a maioria dos pesquisadores, “ilhas das ovelhas”. Mas há correntes que dizem que também pode significar “ilhas das velhas” e “ilhas dos navegantes”.
É, parece que o isolamento das Faroe fizeram o mundo ter muitas dúvidas sobre elas mesmo.
Bom, vamos aos motivos: por que ir para as Ilhas Faroe?
1) Por causa das fotos abaixo.
(E eu poderia terminar por aqui, mas tem mais.)
2) Para conhecer a capital Tórshavn, considerada uma das menores do mundo, com 19 mil habitantes (a menor, pelo que pesquisei, é Nuuk, na Groenlândia).
• Gostou de Tórshavn? Veja onde ficar lá. •
3) Porque uma cidade que se orgulha de ter casas pintadas em cores diferentes umas das outras merece ser conhecida. Sim, os habitantes de Tórshavn acham o máximo poder pintar suas casas de azul, amarelo, marrom e até rosa! Inclusive fizeram um vídeo mostrando isso.
4) Para, se der sorte, ver a aurora boreal sobre Tórshavn.
5) Para fazer trekking por lugares maravilhosos (trekking é uma das maiores atrações faroesas, o que fica óbvio depois das fotos acima).
6) Para ver igrejas e casas com grama nos telhados, uma característica da região, utilizada para proteger os moradores do frio.
7) Para conhecer um lugar famoso por ter clima imprevisível (entendeu por que você precisa levar todo tipo de roupa?)
8 ) Para conhecer um lugar tão cheio de mistérios para o resto do mundo.
9) Porque as Ilhas Faroe são um paraíso para observação de pássaros, com passeios que viajantes elogiam pra caramba.
10) Para ver cavernas, muitas cavernas. E para passear de caiaque entre elas.
11) Para conhecer o segundo mais alto fiorde da Europa, o Enniberg, na ilha de Viðoy, com 754 metros.
12) Para ver aquelas cenas de baleias mortas na beira da praia, pintando o mar de sangue. (Não me xingue. É a cultura deles. Eles comem baleias. Não vou me meter.)
13) Para beber Föroya Bjór, a cerveja local mais antiga.
14) Por que o Lonely Planet define o lugar mais ou menos assim:
“O caráter das Ilhas Faroe foi forjado com sangue Viking, piedade cristã, abertura escandinava e respeito pela natureza que está ao redor. Poucas comunidades tão pequenas são tão vivas na arte, e a cena musical das Ilhas Faroe não é nada menos que surpreendente. Assim, mesmo com o clima que não ajuda, esta quase-nação é capaz de surpreender e encantar até mesmo o viajante mais cético.”
15) Para guardar algumas notas de uma moeda massa: a coroa faroesa (que vale exatamente o mesmo que a coroa dinamarquesa).
16) Para ver um eclipse total do sol nesta paisagem fucking amazing (se você for em março de 2015). Mas não esqueça que pode chover.
17) Para conhecer um lugar onde, até 2011, era proibido fabricar bebidas mais fortes que cerveja.
18) Para ver se esse lugar existe mesmo, porque praticamente não existem crimes por lá.
19) Para jogar uma pelada nesse campo aqui embaixo. E torcer para não ter que buscar a bola caso alguém dê um bicão para longe.
20) E pelo motivo derradeiro: porque, em 2007, a National Geographic classificou as Ilhas Faroe com as mais interessantes do mundo, depois de uma pesquisa em 111 ilhas ao redor da Terra, incluindo Açores e Bermudas, por exemplo. “Lovely unspoiled islands. A delight to the traveller.”, foi o que a NetGeo declarou, depois de avaliar as ilhas em quesitos como preservação da natureza, arquitetura histórica e orgulho nacional.
Deu assim?
Comentários
Nunca porei meus peis neste lugar. tem crime pior do que eles estão fazendo com as baleias?
Sinceramente eu tinha pouquíssimas informações sobre Ilhas Faroe, apesar de ter morado na Irlanda. Eh tao próximo da Ilha Esmeralda que se eu tivesse conhecido esse blog antes eu teria visitado esse paraíso. Tem um toque de interior irlandês pelas fotos. Locais como Cliffs of Moher, Carrick A Rede, Glendalogh, enfim… se alguém se interessar em passar pelas Ilhas Faroe, façam uma pausa na Irlanda tb. Ótimo post Gabriel.
Gabriel!otimo post! Sou geógrafa e há anos, antes mesmo da faculdade me apaixonei por este lugar belissimo e ainda sonho conhecer as Ilhas Faroe (um dos cenários do “Senhor dos Anéis”).
Obrigado, Bárbara! =)
Prezado Gabriel
Tô de queixo caído até agora. Não tinha noção do que seriam as Ilhas Faroe, mas agora já passou a ser um sonho de consumo.
Não conhecia seu website, cheguei aqui por uma referência feita no site melhores destinos, e já está dentre os meus favoritos.
Um forte abraço e continue esse belo trabalho, please.
Muito obrigado, Andréa! =)
Bah… muito boa a matéria. Adorei, li toda a tua postagem e fiquei intrigada como é que neste mundo tem lugares tão lindos…!
Parabéns!
Gabriel, suas dicas me ajudaram muito e eu pude conhecer o lugar mais incrível que já vi!!! Ilhas Faroe… olhe o vídeo que fiz de lá…
Obrigada!
Que legal, Mariana! =) Obrigado por voltar aqui para dizer isso! Valeu! Vou ver o vídeo!
Gabriel,tem onibus que vai de klaksvik até a capital?
Thanks!!!
Oi, Katia. Não sei responder por experiência própria porque ainda não fui para lá. Mas uma pesquisa rápida me levou a esse site, que diz que tem, sim: http://www.visitnordoy.fo/uk/index.asp?pID={A3C2B5BA-D5A7-41A7-8EDF-86C2C19DFB89}
Olá Gabriel,
Irado seu blog e suas dicas de lugares para visitar!
Agora, me diz o qual foi seu roteiro de viagem nas Ilhas Faroé e na Islândia, por favor?
Eu e meus amigos estamos querendo muito ir a esses lugares e estamos querendo preparar roteiros
Vinícius, infelizmente eu não fui a nenhuma delas. O post é apenas o que eu encontrei de interessante pesquisando sobre estes lugares. =) Abraço!
Já pesquisei muito por este local, as Ilhas Faroe, justamente pela banda aqui já citada, a ótima TYR (Que em breve estará no Brasil, fazendo alguns shows, quem quizer conhece-la é so conferir no You Tube a qual tem otimos videos oficiais). Excelente matéria, do que eu pude conferir foi a mais interessante. E que imagens lindas ,,,,, De cair o queixo mesmo . Grato !
Adriano,
Por acaso já visitei Nova Zelândia, Malvinas e Açores. As paisagens que vejo de Faroe não lembram Nova Zelândia. A Nova Zelândia é muito verde, tem vegetação densa, tem grandes lagos, muitos vulcões e montanhas altas. O Abel Tasman National Park é uma tremenda selva entremeada por belas praias de areia.
Açores também me parece diferente com suas “fajãs” , franjas de lavas vulcânicas que formam planícies a beira mar´simplesmente um paraíso. Me ancantei com os Açores, já explorei 8 das 9 ilhas, e pretendo voltar.
Malvinas conheci Puerto Stanley por um dia, talvez é maios do tipo de Faroe, mas é muito muito plano.Abs
Obrigado pela excelente contribuição, Roberto! =)