atualizado em:

Puerto Varas: simpatia na Patagônia Chilena

Puerto Varas fica a cerca de 20 km de Puerto Montt e é a melhor base para quem quer explorar […]

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Puerto Varas fica a cerca de 20 km de Puerto Montt e é a melhor base para quem quer explorar a região dos lagos chilenos. A cidade é repleta de ótimos hotéis e restaurantes, tem clima agradável e é cheia de lugares fofos e simpáticos. Isso sem mencionar a vista para o lindo Lago Llanquihue, um dos maiores do Chile, e para os Vulcões Osorno, Pontiagudo e Cabulco, que  formam uma moldura especial para esse destino adorável.

Puerto Varas 5
Foto: Hector Garcia (CC BY-SA 2.0)

Conhecendo Puerto Varas

A cidade foi colonizada por alemães, por isso não estranhe caso você encontre sinais de sua cultura entre as casinhas de madeira ou até mesmo nos restaurantes locais.

Gastronomia

A gastronomia merece seu destaque. Para os mais carnívoros, cordeiro e javali, e para os amantes do mar, mariscos e salmões fresquinhos. Agora você já sabe: um programa bacana em Puerto Varas é aproveitar os diversos restaurantes pequeninos, bares e cafés e degustar o melhor da cozinha local 😉

A cidade

O centrinho da cidade também merece momentos da sua atenção. Caminhe pelas margens do Lago Llanquihue, tire boas fotos dos vulcões que completam o cenário e siga até a Plaza de Armas, onde se concentram muitas lojinhas, cafés, restaurantes e outros pontos de interesse para quem visita Puerto Varas.

Ofertas de hotéis em Puerto Varas no Booking.com

Puerto Varas 2
Foto: Francisco Javier Argel (CC BY 2.0)

O que fazer em Puerto Varas?

Quando o assunto é atividades de contato com a natureza, a cidade de Puerto Varas ganha algumas medalhas 🙂 Ela é o destino ideal para quem gosta de intercalar atividades e práticas de esportes de aventura com passeios de contemplação: pesca, rafting, cavalgadas, trilhas, alpinismo e stand up são algumas opções, sem mencionar os centros termais e as navegações pelos lagos chilenos.

Como base para explorar a região, Puerto Varas proporciona várias alternativas de programas bate e voltas para quem quer conhecer esse trecho do Chile: Puerto Montt, Frutillar, Puerto Octay, Petrohue, Ensenada, Cochamó, Lago Todos los Santos e Isla Loreley. Para conferir toda a programação oferecida, veja a lista completa no site oficial de Puerto Varas.

Puerto Varas 1
Foto: dagpeak (CC BY 2.0)

Uma sugestão bem legal para quem tem pouco tempo na cidade e não quer depender de tours ou passeios em grupo, é seguir a dica da Camila Navarro do blog Viaggiando. Ela alugou um carro para contornar o Lago Llanquihue, começando o passeio pelo Parque Nacional Vicente Perez Rosales para conferir a exuberância dos Saltos del Río Petrohue. Depois, seguiu caminho até o Lago Todos los Santos – de onde partem vários passeios de barco como o Cruce de Lagos -, deu uma passadinha na Laguna Verde, visitou a região do vulcão Osorno e duas charmosas cidadezinhas: Puerto Octay e Frutillar. Um baita programão 🙂

Outro passeio muito curioso é a subida até o vulcão Osorno e suas crateras. No inverno, essa montanha se torna uma pequena estação de esqui, enquanto que nos meses mais quentes do ano, é possível usar o teleférico e apreciar a vista panorâmica da região lá de cima. Veja detalhes do passeio no post do blog Nerds Viajantes.

Puerto Varas 3
Foto: Hector Garcia (CC BY-SA 2.0)

Como chegar a Puerto Varas?

Para chegar até Puerto Varas é preciso voar de Santiago até Puerto Montt e seguir de ônibus, transfer ou carro alugado pelos 20km de estrada que separam as duas cidades.

Outra maneira diferente e interessante é fazer o Cruce Andino, uma travessia pelos lagos argentinos e chilenos que ligam Bariloche a Puerto Varas. Para conhecer mais sobre essa rota, leia o post do Viaje na Viagem.

Qual a melhor época para visitar Puerto Varas?

A melhor época para visitar Puerto Varas segue a mesma regrinha de Puerto Montt: no verão os dias são menos chuvosos e as temperaturas mais agradáveis, o que facilita um bocado a vida de quem quer fazer muitas navegações pelos lagos da região. No inverno, as temperaturas caem e os dias mais cinzas cobrem a vista para os vulcões.

Puerto Varas 4
Foto: Hector Garcia (CC BY-SA 2.0)

O Sundaycooks viajou a convite da SENARTUR.

Assine nossa newsletter!

Comentários