atualizado em:

Se você pensa que iraniano é árabe

Ó, vou contar uma coisa que talvez surpreenda você: os iranianos não são árabes. O país é formado por uma […]

por Gabe Britto outros artigos do autor
atualizado em:

Ó, vou contar uma coisa que talvez surpreenda você: os iranianos não são árabes. O país é formado por uma mistura enorme de etnias, mas a maioria (61%) é persa, que não tem nada a ver com árabe.

Aliás, povos árabes são apenas 2% da população iraniana.

dynamosquito (CC BY-SA 2.0)

A confusão de etnias no Oriente Médio é tão grande aos nossos olhos ocidentais que é mais fácil chamar todo mundo de árabe e deixar assim mesmo, da mesma forma que a gente faz com os orientais, chamando de chinês ou japonês qualquer pessoa que tenha olhos puxados.

Mas na hora de viajar para lá, é bom saber que existem diferenças entre os persas e os árabes. Então vamos às básicas.

• De onde vieram

Os árabes vieram da Arábia (a península arábica) onde hoje estão Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Arábia Saudita.

Os persas são descendentes de povos indo-europeus, que chegaram a região onde hoje é o Irã mais ou menos no ano 1000 a.C.

Wikimedia Commons

• Que língua falam

Os árabes falam árabe e todos os seus dialetos. É uma língua de origem semita (sim, a mesma origem do hebraico e de muitas outras).

Os persas falam o farsi (também chamado de “pársi” e que também tem dialetos). A língua tem origem indo-europeia, o que faz com que ela seja mais próxima do português do que do árabe. Inacreditável, não?

E não, um árabe e um persa não se entendem em uma conversa.

• Que alfabeto usam

Aqui temos uma semelhança: ambos usam o alfabeto árabe. Mesmo assim, os persas precisaram criar letras novas para conseguir expressar muitos dos seus sons.

 

• Onde estão

Os árabes são maioria absoluta no Oriente Médio. Dominam o Egito, o Iraque, o Líbano, a Síria e a Jordânia, além de vários países do norte da África e, claro, todos da península arábica.

Wikimedia Commons

A maioria dos persas vive no Irã mesmo. Mas eles também estão nos países vizinhos e o persa é língua oficial no Afeganistão e no Tadjiquistão.

• Que religião seguem

Outro ponto de encontro: a maioria dos árabes e persas segue o islamismo. A divisão acontece apenas entre as correntes islâmicas.

Os árabes costumam ser sunitas, enquanto os persas costumam ser xiitas.

Captou? Agora você já sabe: iraniano não é árabe, não.

Assine nossa newsletter!

Comentários