Ó, vou contar uma coisa que talvez surpreenda você: os iranianos não são árabes. O país é formado por uma mistura enorme de etnias, mas a maioria (61%) é persa, que não tem nada a ver com árabe.
Aliás, povos árabes são apenas 2% da população iraniana.
A confusão de etnias no Oriente Médio é tão grande aos nossos olhos ocidentais que é mais fácil chamar todo mundo de árabe e deixar assim mesmo, da mesma forma que a gente faz com os orientais, chamando de chinês ou japonês qualquer pessoa que tenha olhos puxados.
Mas na hora de viajar para lá, é bom saber que existem diferenças entre os persas e os árabes. Então vamos às básicas.
• De onde vieram
Os árabes vieram da Arábia (a península arábica) onde hoje estão Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein e Arábia Saudita.
Os persas são descendentes de povos indo-europeus, que chegaram a região onde hoje é o Irã mais ou menos no ano 1000 a.C.
• Que língua falam
Os árabes falam árabe e todos os seus dialetos. É uma língua de origem semita (sim, a mesma origem do hebraico e de muitas outras).
Os persas falam o farsi (também chamado de “pársi” e que também tem dialetos). A língua tem origem indo-europeia, o que faz com que ela seja mais próxima do português do que do árabe. Inacreditável, não?
E não, um árabe e um persa não se entendem em uma conversa.
• Que alfabeto usam
Aqui temos uma semelhança: ambos usam o alfabeto árabe. Mesmo assim, os persas precisaram criar letras novas para conseguir expressar muitos dos seus sons.
• Onde estão
Os árabes são maioria absoluta no Oriente Médio. Dominam o Egito, o Iraque, o Líbano, a Síria e a Jordânia, além de vários países do norte da África e, claro, todos da península arábica.
A maioria dos persas vive no Irã mesmo. Mas eles também estão nos países vizinhos e o persa é língua oficial no Afeganistão e no Tadjiquistão.
• Que religião seguem
Outro ponto de encontro: a maioria dos árabes e persas segue o islamismo. A divisão acontece apenas entre as correntes islâmicas.
Os árabes costumam ser sunitas, enquanto os persas costumam ser xiitas.
Captou? Agora você já sabe: iraniano não é árabe, não.
Comentários
Hãa, esta eu já sabia, graças ao restaurante Amigo do Rei dos queridos Claudio e Nasrin. Até outubro de 2011,ficava em BH, depois mudou-se para Sampa e deve ser inaugurado em fevereiro. Na minha opinião, o restaurante é imperdível,pelo paladar (há temperos e aromas sem igual),mas tambem pelo contato com os donos do restaurante.
Enquanto não é inaugurado, Claudio e Nasrin estão organizando jantares para o minimo de 4 pessoas. Segue o email: [email protected]
Nossa, lendo agora parece tão óbvias as diferenças, mas realmente a gente confunde mesmo…
A rixa é tão grande Gabe, que o Golfo Pérsico é chamado de Golfo Árábico nos países árabes… 🙂
Acabei de voltar do Irã, é uma experiência incrível!!
Acompanhei um pouco aqui, Fê! =) Não estou lendo muito porque já não estou conseguindo dormir direito antes da minha viagem, então é melhor não facilitar, hahaha!
Muito legal e esclarecedor! Show
Óia só… Sabia que existem persas por aí ainda, mas não tantos!
Bom dia amigo.
Muito bacana suas postagens sobre o Irã. Tenho o sonho de conhece-lo, você poderia me indicar uma agência de viagens? Grata.
Vanésia Lemos.
Oi, Vanésia! Obrigado pelo elogio!
Você procura uma agência de viagens para ir ao Irã?
eu tenho algumas duvidas quero trazer meu namorado do iraque para o brasil,mais tenho medo da adaptaçao dele aqui pela nossa cultura..por outra parte eu tenho um sonho de conhecer o iraque e se gostar viver por la,mais me falam tao mal de la que é perigoso e eu acho que nao vou ter dificuldade nenhuma com as roupas acho divino.como fazer para ele conseguir um visto para o brasil,caso ele nao goste daqui irei com ele para iraque..me ajude na duvidas.obrigada
Teresa, desculpe, não sei nada sobre visto de iraquianos para o Brasil. Peça informações na embaixada do nosso país lá. Abraço e boa sorte.
É simples Persas são descendentes do império Persa, que ia da fronteira com a Grécia até parte da India. Árabes eram os nômades do deserto da arábia criadores de camelo.
Já vi escrito em livro dizendo que persas são indo-europeus abastardados devido ao fato de terem o islão por religião. É um povo com historia semelhante á Portugal, Espanha, Grecia e Balcãs que tambem foram conquistados por potencias muçulmanas, mas se livraram de seus invasores e mantiveram sua identidade. Se o cristianismo alçançasse a antiga Persia, teriamos um pais com forte presença cristão mesmo em minoria.
Dúvida: se os árabes governaram a região durante o ano de 650, ficando ali por 850 anos, como a língua persa predomina? Já temos a religião inserida que é o islã. E o resto? Fazendo uma comparação, permaneceram na região mais do que os espanhóis, ingleses e portugueses permaneceram na América. Sei que os povos aqui eram primitivos e sem as tecnologias europeias da época. Mas estamos falando do ano de 650 e não 1500. Como pode não ter sofrido alteração alguma na língua oficial do país? Muitas línguas desapareceram devido aos dominios, imposições ou misturas.
Oi, Marcelo.
Boa pergunta, mas não tenho a menor ideia da resposta. Fica o desafio: descobrir por que isso aconteceu. Se você souber, compartilhe aqui, por favor!
Abraço!