Dizem que o Brasil é o lugar com a maior quantidade de tribos indígenas isoladas no mundo, seguido por Papua-Nova Guiné.
Independente de quem é o campeão em quantidade, vai ser difícil alguém tirar da Índia o título de “Dona da Tribo Mais Antissocial e Famosa do Mundo”. É lá, no arquipélago de Andamã e Nicobar, em uma ilha chamada Sentinela do Norte, que vivem os sentinelenses, um povinho do capeta.
Não se sabe exatamente quantos sentinelenses existem e ninguém tem coragem de aparecer para fazer a contagem certa: os poucos aventureiros e pesquisadores que se atreveram a pisar na ilha foram mortos sem misericórdia.
Por este histórico, é óbvio que os sentinelenses nunca tiveram contato prolongado e direto com a nossa civilização. Não se sabe nada sobre seus hábitos, cultura ou língua e não existem imagens do interior da ilha. Os caras são considerados um dos povos mais isolados do mundo.
Fui atrás de algumas histórias desse pessoal enfezado e encontrei coisas incríveis.
• Desde o século X os sentinelenses são descritos como selvagens ao extremo, inclusive com lendas de que devoram os intrusos.
• Em 1986, um homem escapou de um presídio em uma ilha vizinha e parou em Sentinela do Norte. Virou peneira: dias depois, seu corpo foi visto na praia crivado de flechas e degolado.
• Em 1996, o governo indiano proibiu o acesso à ilha e resolveu deixar os sentinelenses em paz. As águas ao redor são patrulhadas para que nenhum Joselito se aproxime.
• A ilha foi atingida pelo tsunami de 2004. O governo indiano ficou preocupado com o povo e enviou uma missão de ajuda para lá. O helicóptero foi recebido por flechadas e pedradas.
• As últimas notícias são de janeiro de 2006. Dois pescadores bêbados pararam na ilha com sua canoa. Foram recebidos como bois em um matadouro e acabaram em picadinho.
É, os sentinelenses não estão para brincadeira. Mas se mesmo depois destas histórias você também tem vontade de (no máximo) enxergar a Sentinela do Norte de longe, fique feliz porque existe essa possibilidade. Não é fácil, mas existe.
Vá até Port Blair, a capital das ilhas Andamã e Nicobar e procure algum pescador que tope levar você até o mais próximo possível da Sentinela do Norte.
• Veja onde se hospedar em Port Blair •
Importante: cogite que isso pode ser ilegal (não consegui confirmar, mas há boatos). Não diga que não avisei.
Enquanto não consegue chegar lá, dê uma olhada nesse vídeo. É dos anos 70 e mostra bem a simpatia dos caras.
Comentários
Eles não devem adicionar ninguém no Face… 😉
Ótimo pra eles. Tomara que ninguém nunca chegue perto mesmo!
Realmente incrível ! E o melhor para eles é manter distância mesmo, e manter a sua cultura . E esse vídeo é espetacular.
São alienigenas preparando o ataque a terra”!
Post fantástico, como sempre. Eu cogitei chegar em Port Blair, mas como só isso já era uma aventura e tanto acabei deixando para lá. E, pelo histórico da tribo, acho que eu não ia fazer questão de ver os sentinelenses nem de longe…
Povinho do capeta foi comédia kkkkkkk
É tão interessante saber que ainda existem povos assim…é como se o passado do nosso mundo estivesse presente neles…vamos deixá-los em paz…acho que a aversão deles a intrusos deve ser reflexo do péssimo contato dos ingleses e franceses nessas regiões.
Também fiquei chocada com o viídeo! Nunca tinha ouvido falar desse povo, impressionante isso! Ótimo post como sempre!
Amei o post, super interessante!
sempre pesquiso sobre esses povos isolados,
amo estudar esse tipo de assunto,
é uma coisa meio que exótica,
queria ir lá, mais não quero morrer! haaahaa