atualizado em:

Planetóvski Rússia: Tartaristão

Apesar de não ser a primeira na lista alfabética, o giro pelo Planetóvski Rússia vai começar pela república que gerou […]

por Gabe Britto outros artigos do autor
atualizado em:

Apesar de não ser a primeira na lista alfabética, o giro pelo Planetóvski Rússia vai começar pela república que gerou toda essa curiosidade, o Tartaristão.

Que lugar é esse? O que ele tem de interessante? E a dúvida fundamental para a minha vida: foi lá que inventaram o molho tártaro?

Vamos começar pelo início.

Os tártaros são um povo de origem turca, assim como tantos outros. Eles surgiram na Ásia Central e viveram o roteiro básico de todos os povos antigos: foram invadidos, brigaram, ganharam, perderam, migraram, se espalharam e se misturaram.

Hoje, a maioria dos tártaros do mundo vive na República do Tartaristão e são muçulmanos. Mas existem descendentes em vários cantos do planeta, inclusive em Hollywood, já que Charles Bronson, o bigode, o mito, a lenda, tinha pai tártaro-lituano.

A capital da república tártara se chama Cazã (Kazan, em inglês) e é considerada uma das cidades mais prósperas e modernas da Putinlândia.

A grande atração arquitetônica local é o kremlin (“cidadela”) de Cazã, construído no século 16, por ordem de Ivã, o Terrível, o primeiro czar russo. Dentro dele (do kremlin, não do Ivã) estão vários prédios históricos lindíssimos e totalmente renovados, que são considerados Patrimônio da Humanidade desde o ano 2000.

Em 2005, no início das comemorações dos 1000 anos de vida de Kazã, foi reinaugurada a mesquita Qol Sharif, a maior da Rússia e a segunda maior da Europa. Ela fica dentro do kremlin e tem um estilão todo modernoso. Lindona.

Outra atração concorrida no país e na cidade é o rio Volga, que atrai hordas de russos durante o verão. É o maior rio da Europa, importantíssimo na história, na cultura e na economia dos russos – e mais ainda na dos tártaros.

Chora nas fotos que eu peguei no site do kremlin de Cazã (desculpe a quantidade, mas é que são muitas e todas lindas):

(Nesta foto, o céu é falso.)

 

Gostou do Tartaristão? Então corra para conhecer a república com este nome, porque ela pode não durar muito tempo. Antigamente (muito antigamente) o estado que existia por ali se chamava Bulgária do Volga e era predominatemente habitado por búlgaros (outro povo turco). Acontece que hoje muitos habitantes da república defendem a teoria de que eles são mais búlgaros do que tártaros e, portanto, querem que o nome da região mude para Bulgaristão.

(Sim, vem mais um país terminado com “ão” por aí.)

Agora vamos ao ponto crucial deste post: o que o tartaristão tem a ver com o molho tártaro?

Tudo e nada.

Não sei quem foi o santo cozinheiro que inventou o molho tártaro nem em que país ele criou essa maravilha, mas, segundo minhas pesquisas, os franceses achavam que aquele molho era rude, simples, tosco. Como eles também achavam que os tártaros eram rudes, simples e toscos, passaram a chamar o molho pelo mesmo nome.

Considerando que Charles Bronson era tártaro, dá para entender os franceses.

Veja onde se hospedar em Cazã

Assine nossa newsletter!

Comentários