atualizado em:

The Cartographer: Uma app de mapas offline para iPhone

Há algum tempo eu estava procurando uma app para iPhone em que eu pudesse usar mapas offline, afinal não é […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Há algum tempo eu estava procurando uma app para iPhone em que eu pudesse usar mapas offline, afinal não é sempre que você consegue uma conexão de Internet durante a viagem.

Eu já tinha falado do PD Maps, e agora encontrei o “The Cartographer“.

mapas offline - The Cartographer tela 1

O The Cartographer é uma app para iPhone (mas também roda em iPads e iPods) bem desenhada e com o mote de ser parecida com os mapas antigos, “desenhados a mão por grandes artesães” como eles mesmos dizem 😛

ARVE Error: id and provider shortcodes attributes are mandatory for old shortcodes. It is recommended to switch to new shortcodes that need only url


_

Mas o que essa app tem de interessante?

A app permite que você acesse seus mapas salvos do Google My Maps, faça alterações neles, crie mapas novos e envie os links para seus amigos e parentes. Ela também permite que você faça download de mapas offline (usando o OpenStreetMaps) para que você não tenha de se preocupar se está ou não conectado à Internet 😛

Ao entrar no modo de download do mapa offline, você escolhe a área do mapa que quer baixar fazendo um círculo ao redor dela, depois escolhe os níveis de zoom que deseja (afinal você não precisa de todos eles) e clica no botão de download.

Esse mapa do OpenStreetMap é como uma Wikipedia de mapas em que cada pessoa pode alterar o mapa de qualquer região do mundo de maneira colaborativa. O grande problema disso é que as cidades pequenas ou menos conhecidas não têm mapas ou têm mapas incompletos, como é o caso de Valinhos >.< Para grandes cidades ou cidades muito conhecidas isso não é problema.

mapas offline - The Cartographer tela 2

Vantagens:

  • O design da App é muito bonito e lembra os mapas antigos.
  • As funcionalidades são fáceis de usar.
  • Sincronizaçao com o Google My Maps, o que permite que você crie seus mapas no computador e depois abra-os na app ou que você faça alterações na App e veja no Google My Maps.
  • Permite que você faça download dos mapas offline (usando o OpenStreetMaps) e veja os pontos marcados previamente.
  • Permite que você altere os mapas mesmo quando offline. Neste caso a sincronização com o Google My Maps acontece quando você estiver conectado.

Desvantagens:

  • Custa 3,99 dólares na App Store.
  • O OpenStreetMap usado para os mapas offline é incompleto para cidades pequenas ou pouco conhecidas.
  • Quem tem Android já tem essas funcionalidades na app original do Google Maps.

Conclusão:

A app é muito bonita e interessante, pois permite ver e alterar os mapas do Google My Maps. A opção de mapas offline é boa para cidades grandes e conhecidas, mas ruim se você quer ir para uma cidade pouco conhecida, pois os mapas do OpenStreetMap dependem da colaboração das pessoas para serem atualizados.

Se você tiver conexão com a Internet durante sua viagem, então a app funcionará “como um charme” (pun intended) e você poderá ver os mapas na app direto do Google Maps.

Vale a pena pagar 4 dólares pela app? Eu acho que sim pela beleza da app, facilidade de uso e a possibilidade de ver seus mapas do Google My Maps.

Assine nossa newsletter!

Comentários