atualizado em:

Praticando o desapego fotográfico

Quem me acompanha nas redes sociais já deve ter percebido que eu sou um ativista da liberação total, para uso […]

por Gabe Britto outros artigos do autor
atualizado em:

Quem me acompanha nas redes sociais já deve ter percebido que eu sou um ativista da liberação total, para uso não-comercial, de fotos de viagem publicadas no Flickr.

Então, dia desses alguém me disse: “Eu concordo com você e liberaria minhas imagens. Mas não sei como fazer isso.” Foi quando decidi montar esse tutorial.

Se você pensa como eu e quer colocar suas fotos em Creative Commons para que pessoas comuns possam usá-las para ilustrar posts e tal, é só seguir as instruções abaixo. Mas se você pensa diferente e quer bater um papo para entender o meu ponto de vista, é só escrever ali na caixa de comentários. Vai ser um prazer.

Agora vamos ao que interessa.

 

COMO COLOCAR SUAS FOTOS EM CREATIVE COMMONS E SER FELIZ

1 – Entre no seu Flickr e clique em Organize & Create, que fica no canto superior esquerdo da tela.

 

2 – Quando a barrinha aparecer, selecione o tipo de conteúdo que você quer liberar para a vida. O mais fácil é selecionar logo a opção All you content (calma, isso não vai liberar tudo automaticamente. É só o início da coisa toda.)

 

3 – Sua tela vai ficar assim, aberta na aba Batch Organize, com todas as suas fotos naquela barra lá embaixo.

 

4 – Selecione a foto que você quer colocar em Creative Commons. A imagem escolhida vai ganhar um contorno rosa. Nesse exemplo abaixo, selecionei apenas uma, mas você pode selecionar todas de uma vez ou quantas quiser. A mudança na licença vai acontecer ao mesmo tempo em todas elas.

 

5 – Clique e arraste a foto selecionada até a área grande da página. Automaticamente, ela vai parar lá no canto superior esquerdo.

 

6 – Clique em Permissions e selecione Change licensing.

 

7 – Essa janela abaixo vai aparecer. Nela, você escolhe o tipo de licença que quer usar. Depois de escolher, é só clicar no botãozão azul CHANGE LICENSE.

 

8 – Pronto, a licença da foto (ou das fotos) que você escolheu foi modificada e o mundo agradece.

 

9 – Daí é só voltar para a sua galeria clicando em Your photostream, no canto superior direito.

 

10 – Se tudo tiver dado certo, sua foto vai aparecer com a licença embaixo dela. Assim, ó:

 

Se você estiver em dúvida sobre qual licença Creative Commons usar, é só clicar em creativecommons.org naquela tela anterior, antes de selecionar a licença.

 

Fazendo isso, você vai ser levado para uma página do Creative Commons onde estão todas as licenças. Basta escolher a que deixa você mais feliz.

 

Importante: você pode mudar a licença escolhida sempre que der na telha. É só repetir os passos.

Fácil, não? Então vai lá. Você não precisa ser como o meu heroi Lars Tiede, o dono da foto abaixo, que liberou essa maravilha (e muitas outras) para uso geral e irrestrito. Basta liberar só um pouquinho. Já vai ser o suficiente.

(Lars, if you are reading this: I love you, man.)

Assine nossa newsletter!

Comentários