atualizado em:

Vale a pena comprar o novo iPad?

Depois do frisson e da euforia do lançamento do novo iPad nesta quarta-feira, eu resolvi analisar se vale a pena […]

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Depois do frisson e da euforia do lançamento do novo iPad nesta quarta-feira, eu resolvi analisar se vale a pena comprar o novo iPad, não porque ele seja ruim, mas porque sempre bate aquela dúvida se é preciso trocar o gadget que você praticamente acabou de comprar pelo modelo mais novo.

Vamos comprar o iPad 2 com o novo iPad (ou iPad 3 se preferirem) com algumas pitadas de Android. (veja o comparativo do iPad 2 com Android aqui)

novo ipad / ipad 3 small
Novo iPad (iPad 3)
ipad 2 small
iPad 2
Processador A5X A5
Memória RAM 1GB 512MB
Tela Retina Display de 9.7” e resolução de 2048 x 1536 (densidade de pixels 264 ppi) 9.7” e resolução de 1024 x 768 (densidade de pixels 132 ppi)
Câmeras Principal de 5MP iSight sem flash / Frontal VGA (menos de 1MP) / Grava vídeos em full HD 1080p Principal de 0.7 MP sem flash / Frontal VGA (muito menos que 1MP) / Grava vídeos em HD 720p
Armazenamento 16GB, 32GB, 64GB 16GB (única disponível agora)
Slot de expansão Não Não
Sistema Operacional iOS 5.1 iOS 5 (atualizável para 5.1)
Conectividade Wi-Fi + 4G LTE Wi-Fi + 3G
Tamanho 241.2 x 185.7 x 9,4 mm 241.2 x 185.7 x 8,8 mm
Peso 662g 607g
Duração da bateria 10h (9h em 4G) 10h
Preço da versão 16GB wi-fi + 4G / 3G 629 USD 529 USD

O novo iPad é sem dúvida o melhor tablet no mercado hoje. Se compararmos com o iPad 2, veremos que por fora eles são idênticos, mas por dentro as principais diferenças são:

  • Retina display: A nitidez do novo iPad é incrível e melhor que qualquer dispositivo móvel hoje e duas vezes melhor que o iPad 2. Esse é o maior trunfo do novo iPad.
  • Processador A5X quad-core: Segundo a Apple, esse processador é 4x mais rápido que o concorrente atual Tegra 3. Se é isso tudo, ainda veremos, mas já é pra ficar com medo 😛
  • Câmera 5MP iSight: Essa é na realidade uma coisa que faltava há bastante tempo no iPad 2 e que outros fabricantes já tinham. Eu não sou fã de tirar fotos com tablets, mas vale lembrar.
  • Conectividade: 4G. No Brasil ainda não temos uma rede 4G (com exceção de Brasília com a Sky), mas em teoria o serviço começará em 2013. Aparelhos 4G funcionam com 3G também.
  • Preço: O iPad 2 ficou 100 dólares mais barato e a tendência é de que os outros concorrentes também baixem os preços.

Alguns detalhes sobre o 4G:

  • Mesmo sendo 4G, o novo iPad também suporta redes 3G.
  • No Brasil, apenas Brasília tem rede 4G da Sky e somente em 2013 é que devem começar a surgir redes 4G pelo resto do país. Contudo, o 4G do novo iPad não será compatível com a rede 4G que será implementada por aqui. Isso porque a frequência usada no iPad é 700MHz e 2100MHz, enquanto que a frequência leiloada no Brasil é 2500MHz. Não se preocupem, até lá a Apple já lançou outro iPad 😛
  • Eu não vi nenhuma informação sobre o novo iPad ser bloqueado para a AT&T, mas também não achei nenhuma confirmação de não ser. Tomando como exemplo o iPad 2, eu acredito que a Apple NÃO bloqueou os novos iPads, ou seja, eles funcionariam em qualquer rede GSM pelo mundo. Leia bem: GSM. Ou seja, se você for comprar a versão 4G nos EUA, compre a que for GSM, e fuja da versão da Verizon, pois esta é CDMA e não funcionará na rede do Brasil.
  • O novo iPad não é bloqueado para nenhuma operadora 😀 Só certifique-se de comprar a versão GSM para poder funcionar no 3G do Brasil.

Quando é que vale a pena comprar o novo iPad?

Como existem vários tipos de pessoas, vamos analisar os principais e dizer se vale a pena ou não na minha opinião. Claro que diferenças podem existir, e esse é só um guia rápido para ajudar na sua decisão.

Quem já tem um iPad 2, mas é louco por tecnologia e não se importa em largar seu iPad 2 seminovo: SIM

Normalmente essa pessoa é fã da Apple e comprou o iPad 2 próximo do lançamento (quase 1 ano de uso), mas quer ter sempre o tablet mais novo (ainda mais se for Apple) 😛

Quem já tem um iPad 2, mas não é tão louco por tecnologia assim: SIMNÃO

A grande vantagem para essas pessoas é a melhor qualidade da tela com o Retina Display e a câmera melhorada de 5MP, mas o fato de abandonar seu iPad 2 com menos de 1 ano de uso também influencia bastante.

Se você não se importa em comprar o novo iPad, mesmo que seu iPad 2 esteja bom, então vale a pena. Os textos, vídeos e fotos serão muito mais nítidos.

Mas se você está satisfeito com a tela do seu iPad, afinal você não fica vendo vídeos o tempo todo, suas fotos são apenas para mostrar rapidamente aos amigos e não joga muitos jogos, eu não acho que valha a pena a troca neste momento.

Quem já tem um tablet e sua principal motivação são jogos: SIM

Com a Retina Display e o processador super parrudo, os jogos poderão ter uma qualidade gráfica muito melhor. Se este é o seu caso, o iPad 3 é a escolha certa.

Quem nunca teve um tablet e está pensando em comprar um agora: SIM

Nesse caso não há discussão que o melhor no momento é o novo iPad e parece que vai levar um tempinho pra essa situação mudar. Mesmo sendo 100 dólares mais barato, comprar um iPad 2 agora seria apenas para o caso de você não poder mesmo gastar esses 100 dólares a mais.

Quem tem o iPad 1 ou um tablet mais antigo e começa a pensar em um tablet novo: SIM

É, seu iPad/tablet já esta velhinho e você está começando a sentir a necessidade de um tablet novo.

Quem tem um tablet Android top (Galaxy Tap 10.1, Motorola Xoom, etc): SIM e NÃO

Aqui vai depender da sua vontade de gastar dinheiro num tablet novo e da sua “fidelidade” ao Android.

Se eu tivesse um tablet novo, eu não trocaria agora. Sou fã de tecnologia, mas o fator dinheiro me influencia bastante.

Quanto à fidelidade Android, eu sou super fã, mas sou mais fã de tecnologia, e o iPad 3 é o mais avançado no momento. Contudo, se você é purista, pode gostar mais do Asus Transformer Pad Infinity 700 (o tablet Android mais potente hoje).

E você? Acha que vale a pena mesmo comprar o novo iPad?

As mesmas dicas para compra de iPad 2 no exterior também valem para a compra do novo iPad (iPad 3), mas com uma pequena resalva sobre ele ser bloqueado ou não para uma operadora como expliquei na caixa no meio deste post. Isso porque, como ainda está em pré-venda, não há certeza absoluta sobre ser bloqueado ou não, mas a tendência é que seja DESbloqueado sim 🙂

Assine nossa newsletter!

Comentários