Aqui está o super guia do metrô de Munique todo atualizado com as informações da nossa última viagem à cidade. Demorou um cadinho, mas valeu a pena, pois está tudo mais fácil de entender agora 😀 Se ainda tiverem dúvidas, a caixa de comentários está aí pra isso 🙂 Última atualização: 16/09/2016.

O metrô de Munique é o metrô mais complicado que já conheci. Não que ele seja impossível de usar, muito pelo contrário, mas a barreira da língua e a quantidade de detalhes pode assustar até os viajantes mais assíduos. Por isso, reuni algumas informações para te ajudar a desvendar o metrô e o transporte público em geral da cidade.

Depois de ler esse ultimate guia para usar o metrô e o transporte público de Munique, tenho certeza que sua viagem será ainda mais divertida por essa que é uma das minhas preferidas na Alemanha 😛

Guia completo como usar o metro de Munique - 12

Ultimate guia do metrô e do transporte público de Munique

Antes de começar, precisamos entender que na Alemanha existem 4 tipos de transporte público:

  • U-Bahn: esse é o metrô como o conhecemos.
  • S-Bahn: esse é o trem suburbano que liga as cidades maiores às menores. Pense nele como um metrô para distâncias mais longas (do aeroporto ao centro, por exemplo) ou um trem para distâncias curtas.
  • Tram: esse transporte é um dos mais comuns em toda europa e está presente em cidades menores que não têm metrôs. Ele também é conhecido aqui no Brasil como bondinho, trólebus, BRT, VLT, etc. Funciona como uma mistura de metrô com ônibus, pois anda sempre na superfície e sobre trilhos, dividindo espaço com os carros, pessoas e ônibus.
  • Ônibus: eles funcionam como os nossos ônibus, mas geralmente possuem um painel dentro deles indicando qual a próxima parada 🙂

Nota: chamarei todos os transportes acima de “metrô” para facilitar a leitura e também porque o processo é praticamente igual para todos eles 😉

Guia completo como usar o metro de Munique - 16

Agora que você conhece os tipos de transportes dentro da Alemanha, saiba que em Munique o mesmo ticket de transporte público serve para todos esses meios. Uma mão na roda! \o/

Veja também:

Guia completo como usar o metro de Munique - 15

Como é o metrô de Munique?

Assim como nas outras cidades da Europa, o metrô de Munique funciona muito bem. As estações do U-Bahn e S-Bahn são limpas e bem conservadas (a da Marienplatz foi recém reformada), os trens são novos, quase não há atrasos e todos os meios de transporte têm paineis indicando a próxima estação.

Uma coisa que podemos estranhar é que não há catracas nas estações. A única coisa que você precisa fazer é validar seu ticket antes de pegar o metrô. Nos  trams e ônibus é possível validá-los já dentro deles.

Guia completo como usar o metro de Munique - 20

Um alerta: muitas pessoas se aproveitam do fato de não haver catraca para não comprar o passe. Não seja essa pessoa! Além de ser muito feio, se a fiscalização te pegar (eles estão mais rígidos ultimamente), você terá que pagar uma multa pesada ali na hora.

Dicas de hotéis em Munique:

Mapa da rede de metrô de Munique (U-Bahn e S-Bahn)

A MVV é a empresa de transporte público de Munique e em seu site você encontrará toda informação sobre mapas, planejador de rotas (eles têm app também) e valores dos tickets. Abaixo está uma imagem com a rede de U-Bahn e S-Bahn. Clique nela para ver em tamanho maior.

Guia completo como usar o metro de Munique - 21

Zonas do transporte público de Munique

Note na imagem acima que há 4 zonas para o metrô de Munique (de dentro pra fora): branca, verde, amarela e rosa.

Os tickets são divididos da seguinte forma:

  • Zona Branca = Inner District
    • Engloba todas as atrações de Munique, inclusive a Alianz Arena. Essa é a área mais utilizada pelos turistas.
  • Branca + Verde = Munich XXL
    • Essa é mais comum para quem se hospeda mais nos subúrbios de Munique
  • Verde + Amarela + Rosa = Outter District
    • Usada somente por quem ficará fora de Munique e não irá ao centro, pois note que ela não inclui o Inner District (zona branca)
  • Todas as cores = Entire Network
    • Para quem vai do centro de Munique para o aeroporto ou vice-versa

Confira como ir para outras cidades a partir de Munique:

Qual passe do metrô de Munique escolher?

Há tantos tipos diferentes de passe do metrô de Munique que quase fiquei louco da primeira vez (e da segunda também >.<). Felizmente, agora existe este ótimo guia para ajudar na escolha do melhor tipo de passe 🙂

Qual zona escolher?

Aqui não tem muito segredo, compre o ticket da zona em que você estiver hospedado. Normalmente será Inner District ou Munich XXL (quando a cidade estiver lotada por causa da Oktoberfest ou alguma feira).

Passe single, diário/day ticket ou CityTour?

O passe single é aquele que vale por apenas uma viagem. Eu diria que só é interessante para ir para o aeroporto ou, talvez, para ir do aeroporto ao centro, fora isso, o próprio site da MVV diz que é interessante comprar o Day ticket. Em resumo, compre sempre o day ticket 😉

O Day Ticket existe em duas modalidades: 1  ou 3 dias e são sempre válidos até as 6h da manhã do dia seguinte à validação.

  • 1 Day Ticket Inner District = 6,40 euros
  • 3 Day Ticket Inner District = 16,00 euros

Escolher o ticket é fácil, compre ele de acordo com os dias de viagem. Por exemplo, para 5 dias em Munique, compre um 3 Day Ticket e dois 1 Day Ticket 🙂

Guia completo como usar o metro de Munique - 19

Ainda existe o CityTourCard e o QueerCityPass que são um pouco mais caros, mas dão descontos em algumas atrações. Sendo assim, eles só valem a pena se você utilizar os descontos.

Confira todas as opções e as vantagens de cada tipo de passe diário neste link da MVV.

Dica: se você estiver chegando pelo aeroporto de Munique e quiser ir para o centro, a melhor opção é comprar o 1 Day Ticket Entire Network (grupo ou não), pois o single ticket é pouca coisa mais barato e não dá direito a continuar usando o transporte na cidade pelo resto do dia.

Guia completo como usar o metro de Munique - 18

Passe para uma pessoa ou para grupo?

A Alemanha, há muito tempo, tem trabalhado com passes de grupo muito vantajosos, pois o governo quer que as pessoas passem mais tempo nas cidades, consumindo e gerando renda para elas. Em Munique não poderia ser diferente 🙂

Os passes de grupo (group tickets) são válidos para grupos de 1 a 5 adultos, sendo que cada duas crianças de 6 a 14 anos contam como um adulto e crianças abaixo disso estão liberadas.

Se você estiver em 2 ou mais pessoas, compre os passes de grupo – seja de 1 ou 3 dias -, pois eles SEMPRE valem a pena.

Validando o ticket

Todo ticket de metrô de Munique precisa ser validado e mantido com você o tempo todo do percurso! Para validar, basta procurar essas caixinhas azuis da foto abaixo e inserir seu passe até o fim para carimbá-lo com o horário atual e pronto. Elas estão localizadas normalmente antes das plataformas ou dentro dos trams e ônibus.

Guia completo como usar o metro de Munique - 14

Como comprar os passes do metrô de Munique?

As máquinas são auto explicativas, mas há tantas opções que ficamos confusos. Por isso, deixo aqui um exemplo para comprar os Day Tickets que são os mais comuns 🙂

Guia completo como usar o metro de Munique - 01

Toque a tela e, a não ser que saiba alemão, escolha a língua 😉 Pena ainda não ter português.

Guia completo como usar o metro de Munique - 02

Guia completo como usar o metro de Munique - 03

Guia completo como usar o metro de Munique - 04

Guia completo como usar o metro de Munique - 05

Neste exemplo, vamos usar o 1 Day Ticket para uma pessoa. Selecione a quantidade de pessoas ou crianças e, se estiver viajando de bicicleta, será preciso comprar o passe para ela também.

Guia completo como usar o metro de Munique - 06

Agora o número de dias.

Guia completo como usar o metro de Munique - 07

E as zonas de validade. Inner Zone servirá para a maioria das pessoas 🙂

Guia completo como usar o metro de Munique - 08

Guia completo como usar o metro de Munique - 09

Agora é só pagar com dinheiro ou com cartão de crédito ou de débito no local indicado.

Guia completo como usar o metro de Munique - 10

Como usar o metrô de Munique?

Abaixo estão os 4 passos para usar o metrô de Munique:

  1. Compre sua passagem em uma das máquinas
  2. Valide seu ticket e guarde-o com você por todo o percurso
  3. Entre no metrô
  4. Saia do metrô na estação desejada 🙂

Simples, certo? Na maioria das vezes sim, mas há algumas (várias) pegadinhas para os U-Bahn e S-Bahn >.<”

Pegadinhas do metrô de Munique

Metro de Munique

Esses paineis estão em todas as estações e nas várias plataformas do U-Bahn e S-Bahn. O problema é que eles estão somente em alemão e, apesar de ser fácil idendificar o número da linha e quanto tempo falta para passar, as outras informações não são tão óbvias. Por isso, é importante prestar um pouco mais de atenção nessa hora.

Ao chegar nas estações, é a hora de descobrir para qual plataforma seguir e qual linha pegar na direção desejada. Todas elas têm plaquinhas com as linhas que passam naquela plataforma e a direção que seguem. Infelizmente, algumas estações (Marienplatz, por exemplo) têm placas presas no teto que indicam apenas uma estação intermediária em vez da final (Ostbahnhof na foto acima). Então tenha um pouco mais de atenção na hora de escolher qual escada utilizar.

Guia completo como usar o metro de Munique - 11

Tenha cuidado para não pegar o metrô errado, pois vários trens passam na mesma plataforma e nos subúrbios eles podem passar na mesma plataforma mas em sentidos diferentes! o.O

Como ir do aeroporto ao centro de Munique: S-Bahn logo

Quem vai para os subúrbios, é necessário o curso avançado, pois os trens que saem do centro às vezes deixam parte dos vagões para trás. Dependendo da linha, é possível que os vagões de trás ou da frente sejam desacoplados em uma estação (normalmente a Ostbanhof) e o restante do trem siga para o seu destino final.

Quando você vir um desenho de um vagão vazio, é um indicativo de que aquele não vai até o destino final e geralmente é acompanhado de algo escrito abaixo da linha em amarelo. No exemplo da foto acima, as linhas S4, S3 e S7 deixam um de seus componentes na estação de Ostbanhof: S4, o vagão traseiro e as linhas S3 e S7, o dianteiro. Isso pode ser visto nas palavras “hinterer“= “trazeira” e “vorderer” = “frente”, indicando qual delas será desaclopada.

Se seu destino é depois dessa estação, não pegue o vagão que está vazio na placa 🙂

Roteiro de 4 dias de Munique 09

Espero que com nosso ultimate guia para usar o metrô de Munique você não se perca como eu me perdi várias vezes na cidade 😛

Clique aqui para conferir todas as nossas dicas e roteiros da Alemanha \o/

Você também poderá gostar

Se gostou do que viu, assine o blog!


    91 Comentários
  1. Olá, tudo bem? Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo site, estou utilizando de diversas dicas para planejar minha viajem. Estou com uma dúvida em relação ao City tour pass. Chegarei a Munique via aeroporto com mais duas pessoas, eu poderia comprar o passe para grupo e, já com ele, ir até a estação central? Ou seja, o City tour pass é válido para todas as zonas? Desde já agradeço! Forte abraço!

  2. Oi fred! Para ir a dachau qual o melhor ticket? O bayern?
    São duas pessoas !

    • Oi Bruno. Não precisa do Bayern, já que o S Bahn de Munique vai até Dachau. Só confere o preço do Munich XXL (que engloba as duas áreas mais centrais) para duas pessoas compensa mais que o Bayern. Provavelmente sim, mas não custa conferir 😉

  3. Parabéns pelo site Fred!
    Ao chegar no Aeroporto de Munique com minha esposa pretendo ir para o Centro. Gostaria de saber se devo comprar o ticket selecionando a sequência: Day Tickets –> 2-5 persons –> 1 Day –> Munich XXL –> Efetuar o pagamento. É isso?
    Depois de validar o ticket, eu ainda poderei usá-lo durante todo o dia no S-Bahn e/ou no U-bahn pelo centro da cidade?

  4. 1 3 4 5
Deixe seu Comentário