atualizado em:

Mont Tremblant: esqui e atividades de neve no Canadá

Sentar perto das lareiras dos chalés e ver o sol se pondo por trás das montanhas é se sentir, por alguns instantes, um pouco québécois.

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Baseado em Megève, nos alpes franceses, e considerado um dos melhores resorts para aprender a esquiar no Canadá, Mont Tremblant combina tudo o que mais sonhamos num vilarejo de neve: casas de madeira, fondue de queijo, montanhas branquinhas e uma vasta programação de atividades de inverno para todas as idades.

Depois de aproveitar tudo que a estação de esqui de Mont Tremblant tem a oferecer, minha sugestão é fazer um roteiro por Montreal, uma das cidades mais interessantes de Québec, e conhecer toda sua cena gastronômica.

Neste texto você encontra todas as informações necessárias para tirar do papel aquela vontade antiga de conhecer a neve.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 08

Onde fica Mont Tremblant

Mont Tremblant fica na Costa Leste do Canadá, na província de Québec, a 136 km de Montreal e a 153 km de Ottawa, no estado vizinho.

Apesar de ser uma região relativamente nova, muito da história do esqui na América do Norte começou em Tremblant e foi nessa área que o segundo teleférico de esqui das Américas foi construído.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 15

Fique atendo a alguns detalhes dos nomes: Tremblant se refere ao resort de esqui propriamente dito; já Mont Tremblant é a montanha que envolve a estação e Mont-Tremblant – com hífen – é a “cidade” que engloba a pequena e antiga vila de Saint Jovite, que fica a 13 km do resort, além de Centre-ville, Domaine Saint-Bernard e o Parc national du Mont-Tremblant.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 14

Como chegar até Mont Tremblant

É fácil chegar até Mont Tremblant saindo de Montreal ou Ottawa, mas já adianto que a maneira mais rápida e confortável é contratando o serviço de transfer Skyport International, que sai direto do aeroporto de Montreal.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 19

De carro alugado

É possível alugar um carro em Montreal e seguir dirigindo até Mont Tremblant, mas lembre-se de que as estradas ficam forradas de neve apesar de trafegáveis (até o ônibus derrapava um pouco ao trocar de pista). Como nós não estamos acostumados a dirigir nessas condições extremas de clima, pode ser um pouco perigoso. Alguns relatos de brasileiros ainda dizem que o GPS pode levar para o lugar errado. Por isso, certifique-se de colocar o endereço correto e conferir no mapa antes de partir.

Próximo ao resort ficam as locadoras Hertz, a Budget e a Discount, os estacionamentos costumam cobrar entre 13 e 25 CAD por noite, mas existem algumas vagas abertas que são gratuitas.

CAD é a sigla usada para dólares canadenses.

Ônibus direto de Montreal

Duas empresas de transporte ligam Montreal a Mont Tremblant: a Skyport International e a Galland Bus.

Skyport International

Do aeroporto de Montreal parte o ônibus Skyport International, que segue direto para a estação de esqui de Tremblant e te deixa na porta do seu hotel. O trajeto dura quase duas horas dependendo das condições da pista. A tarifa para adulto custa 150,48 CAD ida e volta por pessoa e pode ser adquiria diretamente no site da Skyport.

Galland Bus

Se a ideia é aproveitar alguns dias em Montreal antes de seguir viagem, a empresa Galland Bus liga a cidade até o vilarejo de St-Jovite fazendo várias paradas pelo caminho. O trajeto pode levar mais de três horas e custa 56,70 CAD ida e volta por pessoa. Os bilhetes também estão à venda pelo site. Atente para um detalhe: a Galland não vai até a base da montanha. Dessa forma, ao chegar no vilarejo, ainda é preciso chamar um táxi (em torno de 15 CAD) ou outro ônibus (aproximadamente 3 CAD).

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 02

Como se locomover da vila de Saint Jovite até Mont Tremblant

Os ônibus passam a cada 30 minutos ligando Saint Jovite até a estação de esqui de Tremblant e cada passagem custa 3 CAD por pessoa. Se não quiser esperar, a pequena cidade também tem táxis e alguns hotéis oferecem seus próprios serviços de shuttle para a base da montanha.

Onde ficar em Mont Tremblant

Não é difícil escolher onde ficar em Mont Tremblant. A oferta de hotéis é vasta, mas se você procura por conforto e comodidade, dê preferência para as opções dentro do resort de Tremblant e mais próximas às pistas de esqui. Depois de um dia brincando na montanha, nada melhor do que chegar rapidamente ao seu quarto ou à sua hidromassagem.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 03

Na estação de esqui de Tremblant

Leve em consideração que quem se hospeda na estação de esqui pode ter acesso às pistas da face norte da montanha de Mont Tremblant antes de todo mundo (às 7:45) e ainda pode tomar café da manhã lá no topo, no Grand Manitou, às 8h. É um cenário lindo.

Fairmont Tremblant

Na base da montanha, o Fairmont é um dos símbolos de elegância e tradição da hotelaria no Canadá. Em Tremblant, ele tem uma estrutura impecável, com quartos confortáveis, banheiras de hidromassagem, sauna, piscina, academia e SPA, proporcionando uma experiência única para quem sonha com uma viagem para a neve. Com uma bela vista para a paisagem da região, o hotel tem dois restaurantes, um café e um bar, que também ficam abertos para o público em geral. Ele é o único hotel com ski-in e ski-out do complexo.

Holiday Inn Express

Apesar do banheiro com cortininha (algo que não costumamos recomendar por aqui), vale fazer uma exceção para o Holiday Inn Express, porque sua localização é bastante conveniente. Outras vantagens são o wifi e o café da manhã gratuitos, além de quartos equipados com uma minicozinha. O hotel tem sauna, banheira de hidromassagem e piscina – tudo ao ar livre sazonal. Sua estrutura é muito boa e os preços costumam ser mais camaradas.

Lodge de la Montagne

Outra opção fofa para se hospedar na estação é o Lodge de la Montagne, que oferece acesso rápido às pistas de esqui, bem como instalações de cozinha e wifi gratuito em todos os quartos. O lodge tem sauna e banheiras de hidromassagem cobertas e ao ar livre (hidromassagem faz toda a diferença depois de um dia tentando aprender a esquiar e levando vários tombos).

Tour des Voyagers

Eu fiquei no Tour des Voyagers, cuja localização também oferece acesso rápido às pistas do resort de Tremblant por ficar pertinho da gôndola grátis para a base da montanha.

Hotel Quintessence

Com ares clássicos de hotel de montanha, todas as suítes do Quintessence têm vista para o Lago Tremblant, e algumas ainda têm uma bela banheira. Assim como o Fairmont, o hotel também tem cara de lua de mel.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 04

Próximo ao lago e à vila de Saint Jovite

Château Beauvallon

O Château Beauvallon tem cara de chalé de montanha feito de madeira, com piscina aquecida ao ar livre para os mais corajosos e transfer para a base da estação.

Auberge Le Lupin B&B e Auberge Sauvignon

O Auberge Le Lupin B&B e o Auberge Sauvignon entram na categoria de B&B simpáticos e mais econômicos. Com jeitinho de hospedagem na casa de velhos conhecidos, essas pousadas não ficam tão próximas à base da montanha de esqui.

Le Grand Lodge Mont

Com ares mais rústicos e de frente para o Lago Ouimet, o Le Grand Lodge Mont tem uma estrutura completa: desde lareira nos quartos, restaurante, bar, SPA e campo de golfe. Por sua localização mais próxima da vila, também é possível esquiar na estação de Laurentides, vizinha de Mont Tremblant.

O que fazer em Tremblant no inverno

Tremblant fica a 875 metros de altitude e oferece uma visão deslumbrante do rio Laurentians, aquele mesmo que passa pela Península de Gaspesíe. Sua área “esquiável” abrange 269 hectares e inclui 96 pistas para todos os níveis, divididas entre as quatro faces da montanha.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 12

Ao Norte ficam as pistas pretas e mais radicais; ao Sul, a área reservada para quem está aprendendo a esquiar (essa é a face que vemos desde a base do complexo); Soleil é a parte que termina no cassino e também onde termina boa parte das pistas pretas e Edge, o trecho dedicado para quem quer esquiar por entre as árvores.

O menu de atividades na neve, mesmo para quem não esquia de verdade, é algo de se tirar o chapéu. A estrutura da estação de esqui de Tremblant é muito boa tanto para quem quer aprender snowboarding ou esqui, quanto para quem viaja em família – a programação para os pequenos também é intensa.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 07

Abaixo você encontra algumas opções divertidas de passeios na neve para toda a família:

  • Moto de neve (snowmobiling): 193 CAD
  • Snowshoeing (caminhada na neve com sapato que parece uma “raquete”): 59 CAD
  • Tubing (tobogã com boia na neve): gratuito para os hóspedes do resort
  • Patinação no gelo: gratuita para os hóspedes do resort
  • Trenó de cachorros (dogsledding): 143 CAD *essa atividade também leva o selo de ecoturismo de aventura de Québec
  • Passeio de charrete de neve (horse drawn sleigh): 39 CAD
  • Tirolesa: 47 CAD
  • Passeio de buggy 4×4: 178 CAD
  • Esqui cross-country (lembra das Olimpíadas de Inverno? Esse é aquele esqui fininho usado para percorrer longas distâncias): 41 CAD
  • Escalada no gelo (Ice climbing): 79 CAD
  • Sobrevoo de helicópteros: 199 CAD
  • Pesca em lago congelado (Ice Fishing): 181 CAD
  • Paintball (na neve): 99 CAD
  • Jantar no topo da montanha e passeio com trator de neve (Dinner at the Refuge): 129 CAD
  • Bicicleta de neve (fatbike): 58 CAD
  • Aquaclub la Source (pequeno complexo de piscinas cobertas ideal para divertir as crianças ou para descansar da neve): 16 CAD por 3 horas
  • Sugar Shack (Pertinho do resort, em Lac-Tremblant-Nord, fica um espaço dedicado ao “ouro de Quebec”: o maple. Durante 90 minutos, o pessoal Sugar Shack mostra como essa seiva tipicamente canadense é extraída e transformada em diversos produtos): 25 CAD
  • Visitar uma reserva de bisão (essa área de Quebec abriga uma das maiores reservas de bisão, o maior mamífero terrestre da América do Norte. Durante o passeio, aprendemos mais sobre esse grande animal e ainda podemos alimentá-los). Passeio somente mediante reserva.

Confira a lista completa de atividades e valores no site do resort de Tremblant.

Em Tremblant também existe um lugar reservado para crianças de um a seis anos de idade (kids care), onde os pais podem deixar as crianças com babás e monitores enquanto fazem as aulas de esqui. Os valores começam em 77 CAD.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 20

Esqui e snowboard em Mont Tremblant

Com tantas opções na hora de escolher onde passar suas férias na neve, sei que as informações podem parecer um pouco confusas, mas leve em consideração algumas das vantagens de visitar Tremblant: sua estrutura para iniciantes é muito boa e por vezes já foi considerada uma das melhores estações de esqui do Canadá para quem quer aprender. Os instrutores são muito gentis e pacientes com os aprendizes brazucas e o menu de atividades além do esqui e snow deixa muito destino de neve na América do Sul de queixo caído.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 16

A temporada 2018/19 já tem data: de 22 de novembro até a primeira quinzena de abril.

Como reservar os tickets para esquiar ou fazer outros passeios?

Todos os passeios e atividades adicionais podem ser reservados diretamente no Centre d’activités Mont-Tremblant. Aberto diariamente das 8h às 17h na base da montanha (118 chemin kandahar), você também pode reservar as atividades online nos sites oficiais aqui e aqui.

Para reservas de aulas de esqui, de snowboard ou para alugar equipamento, é preciso procurar um dos Centres Aventure (existem quatro centros no resort: Base Nord, Chalet des Voyageurs, Somment des Neiges e um dentro do Fairmont, exclusivo para hóspedes).

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 13

Para título de comparação, considere gastar 58 CAD por dia para alugar os equipamentos de esqui ou snow (botas + pranchas + bastões), além de 4 CAD por dia para guardá-los. Fatores como reservas antecipadas, quantidade de dias e alta temporada podem alterar os preços de tabela.

As aulas de esqui também podem ser reservadas no Centres Aventure e os valores começam em 99 CAD para 2h15 em um grupo de adultos. Para crianças pequenas, as classes partem de 45 CAD.

Quanto ao aluguel de roupas de neve, estações no hemisfério norte não costumam ter muita oferta para esse tipo de aluguel, porque a maioria dos frequentadores já possui seus próprios abrigos. Eles também não alugam nem luvas, nem óculos, por questões de higiene e para evitar transmissão de doenças como gripes e resfriados.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 17

Mesmo que você não queria fazer nenhuma aula de esqui, será necessário pagar pelo ingresso do complexo de teleféricos (também chamados de lifts) se quiser subir até o topo da montanha. O valor diário é 89 CAD, mas descontos são aplicados para reservas antecipadas.

Todos os valores apresentados neste texto foram apurados em maio de 2018 e os preços estão em dólares canadenses (CAD) e consideram os ingressos para adultos. Descontos são aplicados para crianças e pessoas acima de 65 anos.

Não deixe de conferir qual a melhor moeda para levar para o Canadá.

Onde comer em Tremblant?

Esqueça aquela ideia de que se come mal em estações de esqui. Por aqui, nada de fast food de comida fria. Desde clássicos da cozinha franco-canadense até pratos tailandeses, escolher onde comer em Tremblant também é um dos esportes favoritos de quem passa férias na região.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 11

La Diable Brewery

Para entrar no clima de Québec, nada melhor do que provar uma bela poutine (porção de batatas fritas com queijo e molho gravy) no La Diable Brewery. Prove também a boa cerveja produzida na casa e que não pode ser tomada em nenhum outro lugar do país.

La Diable Brewery

  • Endereço: 117, chemin de Kandahar
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, das 11h30 às 2h
  • Faixa de preço: hambúrgueres entre 13 e 16 CAD

The AXE

O The AXE, o bar do hotel Fairmont, é aberto ao público geral e ganha facilmente na categoria de melhor hambúrguer e melhores drinks. Provei o Signature Burger, bem suculento e saboroso, e as batatas que o acompanhavam davam um toque especial. Outro sanduba sensacional é feito à base de carne defumada típica de Quebec (lembra um pouco o pastrami dos Estados Unidos). Peça para a Marrie Claude, bartender super gente boa, preparar um old fashioned com xarope de maple e angostura especial de café. O gin & tônica com um xarope de tônica especial também é irresistível.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 18

Axe Lounge Bar

  • Endereço: 3045, chemin de la Chapelle
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, do meio-dia às 23h
  • Faixa de preço: pratos principais entre 19 e 27 CAD

Coco Pazzo

O Coco Pazzo é um italiano de responsa e cuja carta de vinhos ultrapassa os 350 rótulos, a maioria italiana, claro. A premissa do restaurante é trabalhar somente com produtos orgânicos cultivados até 100 quilômetros da região de Mont Tremblant. O resultado disso é um menu de massas artesanais perfeitas como o linguine com confit de pato que provei. Além de um serviço bastante atencioso, os pratos são muito saborosos.

Coco Pazzo

  • Endereço: 116, chemin de Kandahar
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, das 17 às 23h
  • Faixa de preço: pratos principais entre 25 e 41 CAD

La Savoie

Nada combina mais com clima de montanha do que raclete e fondue. O restaurante La Savoie é o mais famoso de Tremblant. *Suspiros* Por isso não esqueça de fazer a reserva com antecedência.

La Savoie

  • Endereço: 115, chemin de Kandahar
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, sempre aberto de noite
  • Faixa de preço: entre 38 e 46 CAD por pessoa

Le Shack

O Le Shack serve lanches grandes na faixa dos 15 CAD e é ideal para quem procura por uma refeição mais rápida e tipicamente americana.

Le Shack

  • Endereço: 3035, chemin de la Chapelle
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, das 11 às 23h30
  • Faixa de preço: burgers entre 16 e 18 CAD

Ô wok

Em um ambiente pequeno e com itens de decoração que lembram o budismo, o restaurante Ô Wok oferece um menu fusion de comida chinesa e tailandesa.

Ô Wok

  • Endereço: 111, chemin de Kandahar
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, das 11 às 22h
  • Faixa de preço: pratos principais entre 16 e 29 CAD

Après-ski em Mont Tremblant

Après-ski é um happy hour que acontece em toda estação de esqui logo depois que as pistas fecham, por volta das 16h. É pra lá que boa parte das pessoas vai assim que termina sua última volta na montanha.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 05

Le P’tit Caribou

Eleito o melhor après-ski por vários anos seguidos, o Le P’tit Caribou é o endereço favorito da galera esquiadora. Depois de muitos tombos e aventuras geladas na montanha, nada melhor do que terminar o dia aproveitando o clima de happy hour, seja ele com um chocolate quente ou com uma boa cerveja local. Se estiver com amigos, peça o ski shooter, uma série de doses a serem bebidas no esqui.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 01

Le P’tit Caribou

  • Endereço: 125, chemin de Kandahar
  • Site oficial
  • Horários: todos os dias, das 14 às 3h
  • Faixa de preço: drinks clássicos entre 9,50 e 13,50 CAD

Vale a pena visitar Monte Tremblant durante a primavera e o verão?

Vale, sim! Quando a montanha troca os infinitos tons de branco pelo verde, as pequenas cidades ao redor também não saem de férias. A região muda o cardápio de atividades, mas continua tão bonita quanto no auge do frio.

Mont Tremblant: uma estação de esqui no Canadá - 10

Os principais programas para quem visita Mont Tremblant no verão são: trilha de buggy 4×4, paintball, sobrevoo de helicóptero, arvorismo, aulas de yoga, visita à reserva de bisão, atividades no entorno do lago, passeio de teleférico, tratamentos de SPA e festivais musicais aos finais de semana.

Olimpíadas de inverno de Pequim em 2022, aí vou eu!

O Sundaycooks visitou Tremblant a convite do resort de esqui.

Assine nossa newsletter!