atualizado em:

Comidas típicas dos Estados Unidos

A culinária dos Estados Unidos vai além dos ultra-processados e pode ser uma verdadeira experiência para quem explora seus sabores.

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

É fácil demais associar as comidas típicas dos Estados Unidos com fast-foods e congelados. Afinal, aquelas cenas da vida de escritório com almoços rápidos na forma de hambúrgueres e cachorros-quentes não saem dos filmes e séries americanos.

Também não podemos esquecer da industrialização massiva de alimentos que começou no fim do século 19 lá nas terras do Obama e como isso impacta diretamente a maneira como o Ocidente se relaciona com os hábitos de alimentação até hoje.

Porém, a culinária dos EUA também tem forte influência de diferentes culturas, desde os nativo-americanos que habitavam a região durante a pré-colonização até os imigrantes asiáticos, latinos e europeus que tornaram o país a sua casa.

Com um toque aqui e ali de miscigenação, a comida típica dos Estados Unidos se moldou e apresenta pratos únicos que enchem a barriga dos viajantes. Permita-nos, caro leitor, apresentar 10 das iguarias mais típicas dos yankees.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 09

História das comidas típicas americanas

Os costumes alimentares e os pratos típicos norte-americanos são resultado de mesclas de costumes e ingredientes de outras culturas.

Dos índios que viviam no território americano, a culinária dos Estados Unidos herdou o uso do milho, um dos grãos mais consumidos e presentes na mesa dos norte-americanos até hoje.

Da onda de imigrantes da Itália que chegaram ao país ao longo do século 20, está a forte presença de massas. É comum ver diversos restaurantes ítalos-americanos nas ruas das principais cidades do Estados Unidos.

Não é à toa que praticamente todas as ruas Nova York, por exemplo, tem ao menos uma pequena pizzaria. Já por conta da forte imigração de mexicanos é bem comum vermos tacos e burritos serem consumidos em food trucks de San Francisco, por exemplo.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 06

Comidas típicas dos Estados Unidos

Hambúrguer

Na primeira colocação dos pratos típicos dos Estados Unidos, não podia faltar o hambúrguer. Nunca duas fatias de pão recheadas com uma carne no meio representaram tanto os costumes alimentares de um país.

Os recheios e condimentos adicionais ficam a critério de cada pessoa e da oferta das lanchonetes. Mas fato é: não existe restaurante nos EUA que não ofereça uma variação de hambúrguer, seja o mais baratinho ou o mais cheio de combinações inusitadas.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 08

Hot dog (Cachorro-quente)

Sim, você já se imaginou de social, pasta na mão e pedindo um cachorro-quente de rua no meio do Brooklyn em Nova York.

A imagem das barraquinhas nas principais praças e acessos do centro da cidade é quase unanime para qualquer um que já assistiu um filme que se passa em alguma cidade grande norte-americana. O cachorro-quente pegou carona nessa onda e também é um dos pratos típicos dos Estados Unidos.

Steak com purê de batata e vegetais

Sabe o nosso arroz e feijão? Para os americanos uma refeição bem comum é uma porção de carne vermelha, o que nada mais é do que o bife frito ou grelhado, com uma porção de vegetais (normalmente brócolis ou ervilhas) com purê de batata.

É o típico jantar na cultura americana. Por vezes o steak bovino é substituído por carne de frango ou os vegetais por milho, mas nenhuma variação se distancia muito do prato base.

Peru marinado ao molho de cranberry

Essa aqui é a famosa refeição de gala dentre as comidas típicas dos Estados Unidos. Historicamente, o peru assado marinado com molho de cranberry é a refeição mais simbólica da cultura americana.

Ele é o prato típico que marca as comemorações do Dia de Ação de Graças. O feriado tem origem no século 17 e, assim como o Natal, tem raízes culturais fortes por propor uma refeição entre família e amigos para celebrar o ano que passou.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 04

Biscuits and gravy

O Biscuits and gravy, na tradução literal biscoitos e molho, é um dos pratos mais populares do café da manhã rapidinho nos Estados Unidos, principalmente, nos estados do Sul.

A propósito, já viu nosso roteiro na Rota do Bourbon do Kentucky? Lá tem umas ótimas indicações de restaurantes BEM americanos onde você encontra os pratos indicados por aqui.

O Biscuits and gravy nada mais é que dois biscoitos de massa cobertos em molho de carne, ou com uma variante chamada de Sawmill, feito de salsichas de porto, farinha branca e leite.

Algumas receitas acrescentam pedaços de bacon ou linguiça e pimenta do reino. Enfim, o prato mistura a tradição de churrascos do Sul dos Estados Unidos logo na primeira refeição do dia.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 11

Panquecas

Diferente das panquecas que fazemos no Brasil, a panqueca americana é aberta e, na maioria dos casos, é coberta com um molho doce como mel e o tradicional, vindo direto do Canadá, Maple Syrup.

A panqueca é uma das comidas típicas dos Estados Unidos perfeitas para o café da manhã. Aliás, se você alguma vez ficou hospedado em um hotel na América do Norte, já deve ter visto aquela máquina que assa uma panqueca na hora e leva a massa arredondada e fofinha até seu prato com um trilho (fiquei mais entusiasmado com o processo do que com o gosto).

Barbecue Ribs

O barbecue ribs, as famosas costelinhas de churrasco, são um pouco diferentes do que temos aqui no Brasil. Os cortes das carnes podem levar horas para serem assadas por serem feitas em fogo baixo e, assim como o biscuits and gravy, tem forte ligação com o Sul dos EUA.

Nos estados sulistas, o prato é uma tradição e está sempre presente nos restaurantes locais e comumente preparado em festas.

Só não vá ao churrasco americano esperando picanhas.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 07

Apple Pie

Não poderia faltar um doce tradicional. E nada mais americano e típico dos Estados Unidos que a apple pie, ou torta de maçã.

Diferente das tortas feitas aqui no Brasil, o jeito americano de fazer a torta doce é bem naquele estilo que você deve ter visto num desenho do pica-pau: a forma de ferro, uma massa espessa por cima e cheia de recheio cremoso no meio.

O doce é tão intrínseco na cultura americana que durante as comemorações do 4 de julho é comum que seja servido como sobremesa.

Clam Chowder

O Clam Chowder é uma sopa cremosa feita com mariscos, carne de porco, alho, cebola e batata muito consumida em Massachusetts durante os meses mais frios.

Os mariscos são pescados na costa e se tornaram um marco tradicional da culinária dos Estados Unidos, principalmente, entre os moradores da região de Boston.

Crab Cake

Crab Cake? Um bolo de caranguejo? Sim, senhor. Os bolinhos salgados são muito consumidos em New Jersey, Delaware e Maryland e passaram a fazer parte da culinária dos Estados Unidos ainda no século 19.

Além da carne de caranguejo, os bolinhos fritos ainda levam pedaços de pão, maionese, ovos e temperos.

Culinaria dos Estados Unidos e suas comidas tipicas 10

Assine nossa newsletter!