atualizado em:

Comidas típicas da Polônia 

Sem frescuras e com muito sabor, as comidas típicas da Polônia merecem ser acompanhadas sempre por uma boa vodka (polonesa, claro!)

por Sundaycooks outros artigos do autor
atualizado em:

A culinária polonesa não é leve nem sofisticada, mas isso não significa que seja ruim. Na verdade, é o contrário: com uma quase onipresença de carne de porco e de frango, além de ovos, cremes, batatas, repolho e cogumelos, sempre com muitos temperos (orégano e manjerona, por exemplo), os sabores são deliciosos.

Comidas típicas da Polônia - 06

E se você pensar que tudo isso vem acompanhado de uma sopa – especialidade da Polônia, já que o pessoal lá faz sopa de tudo – num cenário de muito frio na maior parte do ano, vai concluir que, na verdade, os pratos típicos poloneses são pequenas maravilhas gastronômicas que merecem ser saboreadas e comemoradas com bastante vodka.

Como eles dizem por lá: ‘Jedzcie, pijcie i popuszczajcie pasa!’ (Coma, beba e afrouxe o seu cinto!)

Comidas típicas da Polônia - 03

Alguns dos pratos típicos da Polônia

Pierogi

É provavelmente o prato mais popular da Polônia. Apesar do formato e dos tamanhos diferentes, podemos definir o pierogi como uma espécie de capeletti, ravioli ou mesmo de guioza, já que o princípio é o mesmo: uma trouxinha de massa recheada que pode ser cozida ou frita. Os recheios são infinitos (podendo inclusive ser doces) e só dependem da imaginação do cozinheiro. Os mais comuns são carne, chucrute e cogumelos.

Comidas típicas da Polônia - 01

Arenque (Śledź)

Esse peixe bastante comum no Mar Báltico (o mar que banha a Polônia) costuma ser servido como entrada, preparado com creme de leite e cebola em conserva ou com azeite e alho. Para não se confundir nos cardápios, saiba que arenque é chamado de herring.

Goulash

Esse prato húngaro é encontrado em toda a Europa Central e não teria como ser diferente na Polônia. Lá, ele é feito com carne, pimentão, tomate e cebola, temperado com alho, pimenta, sal e manjerona. Muitas vezes é acompanhado de pequenas panquecas de batata.

Kotlet schabowy

O velho e bom schnitzel também tem sua versão polonesa e é tão delicioso quanto todas as outras variações que encontramos pela Europa, principalmente em Viena. Ele é feito de carne de porco, mas tem uma versão com carne de frango. Os acompanhamentos quase sempre são batatas, vegetais ou repolho cozido e ralado.

Comidas típicas da Polônia - 09

Sopa de Chucrute (Kapusniak)

Sim, isso mesmo: sopa de chucrute. Não existem exemplo melhor de que poloneses fazem sopas do nada. Estranha ou não, ela é deliciosa e tem fama de fazer milagres em ressacas.

Comidas típicas da Polônia - 05

Queijo Oscypek

Defumado e salgado, esse queijo feito com leite de cabra é tão polonês que ganhou até a proteção do seu nome pela União Europeia, assim como acontece com vinhos e tantas outras produções ao redor do continente. O Oscypek é feito nas montanhas Tatra, no sul da Polônia, e só pode levar esse nome se for originário de lá mesmo.

Comidas típicas da Polônia - 02

Comidas típicas da Polônia - 08

Bebendo vodka polonesa como um polonês

Para nós, brasileiros acostumados a beber vodka sempre misturada com algum outro ingrediente, a bebida polonesa mais famosa não requer cerimônias. Mas a realidade nos bares e restaurantes do país é bem diferente.

Vodka na Polônia é coisa séria (existem produtoras da bebida com 600 anos de vida) e, além de saber que há uma variedade enorme de tipos da bebida, é bom conhecer algumas regras antes de sair pedindo uma caipiroska numa praia do Mar Báltico.

  • Não misture sua vodka com nada. Ela deve ser bebida pura e gelada (mas não invente de pedir com gelo, se não quiser receber olhares de reprovação).
  • Não peça vodkas de outros países, principalmente da Rússia.
  • Vodka é para ser bebida com os amigos, não sozinho.
  • Beba tudo num só gole.
  • O negócio é assim: bebeu, encheu o copo. Por isso, se você não quiser encher a cara rapidinho, aguarde antes de beber o copo cheio na sua frente.
  • Tudo bem se você quiser beber uma água ou comer alguma coisinha antes de cada empinada de copo.
  • Se você for convidado de alguém, prepare-se para beber uma garrafa inteira com o seu anfitrião.
  • Nem pense em beber mais do que um polonês. Você não vai conseguir e as consequências para a sua saúde podem ser desastrosas.

Agora só resta torcer para você não esquecer de tudo isso depois do primeiro gole 😀

Comidas típicas da Polônia - 07

Algumas marcas de vodkas polonesas famosas

Todas essas vodkas podem ser encontradas nos supermercados da Polônia a preços bem interessantes e outras nos free shops.

  • Belvedere: uma das preferidas do Fred
  • Chopin: barata e bastante saborosa
  • Vodka Zubrówka (a “do búfalo”): ela vem com uma folhinha do mato que o búfalo polonês come. O sabor é peculiar, mas interessante.
  • Wyborowa: clássica e encontrada facilmente no Brasil. É polonesa, por incrível que pareça, mas o Fred teve a impressão de que o sabor era diferente nas terras do Papa João Paulo II.
  • Sieraków: uma boa vodka artesanal, feita em no hotel de mesmo nome próximo a Cracóvia. São vários tipos da bebida e você ainda pode fazer uma degustação harmonizada com canapés enquanto curte o ambiente clássico da propriedade.

Na Polônia, até vodka ruim é boa, por isso, se você gosta da bebida, vale a pena provar várias e levar para casa aquela que mais te agradar. E se for artesanal, melhor ainda!Comidas típicas da Polônia - 10

O Sundaycooks viajou para a Polônia a convite da Organização Polonesa de Turismo e da TAP Portugal.

Assine nossa newsletter!