atualizado em:

Qual moeda levar para a Polônia: euro, dólar ou zloty?

Você sabia que a Polônia, apesar de fazer parte da União Europeia, não adota o euro como moeda oficial?

por Fred Marvila outros artigos do autor
atualizado em:

Você sabia que a moeda da Polônia se chama zloty? O país, assim como seus vizinhos República Tcheca e Hungria, não adota o euro como seu dinheiro oficial. Dessa forma, o que vale mais a pena levar para visitar cidades como Varsóvia e Cracóvia? Veja nossas dicas sobre câmbio no país e informações adicionais para não perder nem tempo, nem vinténs na hora da conversão.

Qual moeda levar para a Polônia? Euro ou zloty?

Numa alusão ao ouro e às riquezas do país, a moeda polonesa se chama zloty, que significa “dourado”, e sua abreviação no mercado internacional é PLN.

Como referência, as taxas de conversão oficiais do dia 1/5/2017 eram:

  • 1 euro = 4,22 zloty
  • 1 real = 1,22 zloty

Nossa moeda vale um pouco mais que o zloty. Durante minha viagem, também percebi que as coisas na Polônia são geralmente mais baratas que no Brasil. Em outras palavras, algo que custaria 10 reais, valeria menos de 10 zloty por lá 🙂

Os valores apresentados aqui variam constantemente, mas as dicas de câmbio permanecem válidas e te ajudarão a economizar na hora da viagem.

Que moeda levar para a Polônia: Zloty ou euro? - 02

O zloty da Polônia não é vendido nas casas de câmbio brasileiras. Mesmo que fosse, ele teria uma cotação muito alta por ser considerado uma moeda exótica, isso é, de pouca circulação.

Ok, comprar zloty está fora de cogitação, então qual moeda devo levar para a Polônia?

A Polônia é um país mais barato que o Brasil e nossa moeda ainda vale mais do que a deles.

Abaixo está um pequeno exemplo baseado na cotação do zloty em Cracóvia na loja da Kantor Union Standard e na cotação que nós vendemos hoje de euro já com IOF (1/5/2017):

Trocando euros:

  • 1.000 euros = 4.090 zloty (kantor)
  • 1.000 euros = 3.639,72 reais (sundaycooks)
  • 1 real = 1,1237 zloty

Trocando dólares:

  • 1.000 dólares = 3.740 zloty (kantor)
  • 1.000 dólares = 3.330,54 reais (sundaycooks)
  • 1 real = 1,1229 zloty

Como podemos ver, euro é a melhor opção se comparado com o dólar (rende 1 real a mais a cada 1000 reais).

Leve euro para a Polônia

Leve euro para a Polônia ou qualquer país da Europa que não o use como moeda corrente. Levar dólar é viável apenas se você tiver algumas notas sobrando de outras viagens.

Onde trocar euro na Polônia?

A dica é trocar no aeroporto o mínimo necessário para chegar até seu hotel e de lá no centro da cidade, pois as casas de câmbio dos aeroportos costumam ter as piores cotações.

As casas de câmbio na Polônia se chamam Kantor ou Kantor Exchange são fáceis de identificar e sempre possuem painéis e placas com os valores das moedas bem visíveis na porta.

Que moeda levar para a Polônia: Zloty ou euro? - 08

Uma coisa que notei tanto em Varsóvia quanto Cracóvia foi conseguir encontrar boas cotações mesmo em locais bastante frequentados por turistas. Basta pesquisar um pouco ou andar um ou dois quarteirões para além do burburinho.

Cuidado com a pegadinha: a cotação que costuma estar em destaque, geralmente se refere ao valor da venda do euro e não da compra que é a que nos interessa (eles estão comprando a moeda de você). É confuso, mas é assim mesmo. Antes de fechar a transação, também não esqueça de confirmar se a casa de câmbio aplica alguma taxa extra.

Onde trocar euro em Cracóvia?

Em Cracóvia, não é preciso sair das imediações do centro histórico para conseguir boas cotações. A menos de um quarteirão da praça central, encontrei a Kantor Union Standard (Szczepanska 7. O horário pode variar das 8 às 22h) com o melhor valor para troca de euros. Em dezembro de 2016, consegui trocar 1 euro por 4,40 zloty, enquanto outras lojas a 50 metros dali trocavam a 3,89.

Que moeda levar para a Polônia: Zloty ou euro? - 05

Euro é aceito na Polônia?

Normalmente não. Alguns poucos lugares aceitam euros, mas normalmente a cotação não é das melhores.

É fácil usar cartão de crédito na Polônia? E de débito?

Sim 🙂 Mesmo em cidades pequenas, eu consegui usar o cartão de crédito sem problemas.

E saques internacionais? É possível?

Sim e não tem nenhum segredo. Minha recomendação é fazer saques apenas depois que seus euros acabarem ou como um plano B em casa de emergências.

Que moeda levar para a Polônia: Zloty ou euro? - 03

Para economizar ao máximo, leve euro ou dólar e troque por zloty nas casas de câmbio.

Como comprar moeda estrangeira com as melhores taxas?

Nós somos correspondentes cambiais da Confidence e isso significa que podemos vender qualquer moeda estrangeira que eles oferecem com toda a segurança que a empresa provê. Nossas taxas são competitivas e o atendimento é personalizado. Tudo para que você possa economizar ao máximo na hora de viajar 🙂 Veja mais detalhes:

Como comprar moeda com desconto e o melhor câmbio? Dólar, Euro, peso, soles e outras

Que moeda levar para a Polônia: Zloty ou euro? - 01

Em resumo

Para economizar ao máximo, leve euro ou dólar e troque por Zloty nas casas de câmbio.

Para ter praticidade ou se for ficar pouco tempo nas cidades grandes como a Cracóvia ou Varsóvia, faça saques internacionais da sua conta corrente e pague as contas com cartão de crédito, se preciso.

O Sundaycooks viajou para a Polônia a convite da Organização Polonesa de Turismo e da TAP Portugal.

Assine nossa newsletter!

Comentários