atualizado em:

Como se manter conectado durante a sua viagem internacional?

Veja como este novo recurso pode oferecer uma melhor conectividade na sua próxima viagem para fora do país

por Karina Nunes outros artigos do autor
atualizado em:

Quando programamos uma viagem, temos que planejar cada detalhe: roteiros, reservas de hotéis, compras antecipadas de ingressos e atrações. Outro ponto que não pode ficar de fora do seu planejamento é: vou conseguir usar a internet do meu celular no destino que vou visitar? Será que vale a pena só comprar um chip de internet quando chegar no país de destino? Ou devo usar o roaming internacional? Como se manter conectado durante uma viagem internacional e como conseguir internet fora do Brasil ainda é um fator muito importante.

Com a tecnologia do eSIM, um recurso mais moderno e prático para sua viagem, você fica conectado a internet do início ao fim da sua viagem sem se preocupar e pode acessar mapas, aplicativos e todo tipo de conteúdo online.

esim - chip de internet internacional para ficar conectado

O que é o eSIM?

O eSIM é uma tecnologia que promete melhorar a conectividade de viajantes em destinos internacionais. Com ele, se conectar a internet em outros países ficou mais simples e rápido, sem precisar comprar chip físico nas operadoras de cada destino. Você economiza tempo ao chegar num novo país que, muitas vezes, nem se sente confortável para fazer negociações e cadastros em outro idioma. A tendência é que o SIM Card que conhecemos seja substituído pelo eSim definitivamente já nos próximos anos.

Ativo desde 2013, esse recurso está em alta na Europa e Ásia e tem conquistando cada vez mais espaço. É importante lembrar que o eSim requer alguns recursos específicos para funcionar, que ainda não estão disponíveis em todos os aparelhos, principalmente os modelos de celulares mais antigos, infelizmente.

O eSIM vai funcionar como um chip internacional permitindo que você acesse sua lista de contatos, seu WhatsAPP, Telegram, emails, redes sociais, mapas e todo tipo de aplicativo.

eSIM - como ficar conectado sem roaming

Qual a diferença entre SIM Card x eSIM?

O SIM Card é um chip físico que contém informações sobre a identidade do usuário e do celular. Até passou por modernizações de “normal”, “micro” até o “nano”, sua última versão.

Quando usamos o SIM Card em viagens internacionais para nos conectar é preciso comprar um novo chip físico e trocar assim que chegamos no país visitado. Muitos celulares têm apenas um slot de chip físico, então o risco de perder um dos chips nessa troca é considerável. Como é quase impossível ficar sem internet, então essa opção não é a tão prática quando precisamos nos conectar rapidamente.

Já o eSIM trata-se de uma de um “chip virtual” que vem embutido na placa-mãe dos celulares mais novos. Isso possibilita que você se conecte às redes durante as viagens, sem precisar remover o seu SIM Card físico (da operadora brasileira) para colocar outro chip específico.

Muitos viajantes, entre uma viagem e outra, acabam perdendo seus chips físicos, e isso gera uma baita dor de cabeça e perda de tempo, principalmente ao desembarcar no Brasil, que poderiam ser direcionados para coisas mais interessantes das suas férias.

Muitas empresas já veem a possibilidade de tornar apenas essa forma de conexão em seus aparelhos em breve. A Apple, por exemplo, estuda adotar apenas o uso do eSim, a partir do iPhone 14, caso a tecnologia avance bem em todo o mundo. 

Se o eSIM virar, de fato, um padrão mundial, a ausência de uma “gavetinha” para o chip físico poderá nos proporcionar baterias mais parrudas, com mais capacidade de armazenamento ou quem sabe celulares ainda mais finos. Será? Estamos torcendo!

esim- internet barata para o celular

O eSIM é seguro?

Os eSIM são uma tecnologia segura sim! É a forma mas prática de se manter conectado durante uma viagem.

Em casos de roubos ou perdas de celular, com o eSIM registrado e senha de bloqueio, ficará impossível de desativá-lo, exceto se o aparelho for desligado, claro. Enquanto ele não for desligado, você poderá rastreá-lo. Por não ser um chip físico, ele também tem menos chances de apresentar falhas mecânicas. 

Dica para se manter conectado com o eSIM

Antes de viajar, pesquise qual operadora oferece as melhores coberturas para destino e que vá te atender melhor, dentro das suas necessidades.

A nossa recomendação é a Airalo: a primeira loja de eSIMs do mundo. Você terá conectividade e liberdade em mais de 190 países e com as tarifas acessíveis.

Como ativar o eSIM requer internet e instalação, aconselhamos fazer todas as configurações ainda no Brasil antes da viagem, para poupar tempo na chegada em seu destino.

E aproveite o cupom de desconto SUNDAYCOOKS10 e garanta 10% off nas compras de eSIM no site da Airalo.

Como comprar e configurar um eSIM da Airalo?

Para ter seu eSIM é muito fácil! 

  1. Acesse o site da Airalo ou baixe o aplicativo Airalo para fazer o seu cadastro.
  2. Após login, faça uma busca pelo país ou região desejada, para verificar os eSims disponíveis.
  3. Selecione o plano de dados que preferir e a forma de pagamento.
  4. Você receberá um e-mail de confirmação e seu eSIM estará no “Meus eSIMs” disponível para instalar no seu celular.
Imagens do passo a passo para ativar o eSIM

Como ativar o eSIM?

Depois de comprar seu plano de dados pelo site ou app da Airalo, você só precisa ativar seu eSim.

Para acionar o eSIM da Airalo é bem simples e rápido. Basta que seu smartphone compatível tenha um chip físico ativo e um rápido acesso à internet para ativá-lo via aplicativo ou QR Code.

Antes de iniciar o processo de instalação, o aplicativo informa sobre alguns cuidados:

  • Manter uma conexão estável com a internet, isso evitará erros de instalação. (Recomendamos uma conexão Wifi para essa etapa.)
  • Não interromper o processo de instalação. Já que uma vez iniciado, seu eSIM não será recuperado numa segunda tentativa.
  • Não remover seu plano eSIM, pois não poderá instalar novamente.

Conclua todas as etapas com cuidado!

Veja o passo a passo abaixo para ativação pelo aplicativo:

  1. Faça o login no canto superior direito;
  2. No menu: Meus eSIMs, clique em “Detalhes”
  3. Inicie a instalação do seu novo eSIM seguindo as instruções da página “Instalar eSIM/Acessar dados”
Print de tela inicial do eSim
Print de tela para instalar o eSIM

4. Na primeira tela, você já terá todas as informações para seguir a instalação de forma segura. No final da página, poderá acionar a opção de “Mostrar o Guia de Instalação” para facilitar ainda mais este processo.

Print de tela com instruções de instalação do eSIM
Print de tela com instruções de instalação do eSIM

5. Assim que começar o processo de configuração, logo no primeiro passo ” Configurações > Conexões > Gerenciamento do SIM” o celular já vai diferenciar o Chip (físico) do eSIM e a opção “Adicionar plano móvel” para o eSIM estará liberada.

Print de tela com instruções e guia de instalação do eSIM
Print de tela com eSim ativo e conectado

Para todo processo de contratação e instalação pela Airalo, existem janelas com instruções que te guiam. Além disso, terá sempre um botão fixo no canto inferior direito para pedir ajuda da equipe de suporte.

Após concluir todas as etapas, você já estará com o seu eSim pronto e quando chegar ao local de destino estará automaticamente conectado.

O uso da conectividade móvel no exterior é fundamental para os viajantes. O eSIM veio para facilitar o acesso à internet sem depender de Wifi ou ficar comprando chips a cada cidade ou país que visita. 

Você já usou esta nova forma de se conectar? Conta pra gente como foi usar o eSIM.

Garanta 10% de desconto usando o cupom SUNDAYCOOKS10. Clique no link da Airalo e compre seu chip internacional de internet.

A Natalie testou o eSIM da Airalo durante sua viagem para Saint Martin como forma de cortesia e tudo funcionou perfeitamente. Esse post NÃO é um publieditorial. Nós fazemos parte do programa de afiliados da Airalo e cada compra feita usando nosso link nos ajuda a custear as despesas fixas do site.


    Assine nossa newsletter!

    Comentários