atualizado em:

Roteiro Montevidéu barato: como ir longe gastando pouco

Terra do doce de leite e do churrasco, Montevidéu é o destino perfeito para uma escapada de final de semana ou feriado prolongado.

por Natalie Soares outros artigos do autor
atualizado em:

Um oferecimento:

Se você está se perguntando se é possível viajar para Montevidéu gastando pouco, mesmo em tempos de câmbio instável, chegou ao lugar certo! Este roteiro de Montevidéu é um guia essencial. Compartilho as principais informações para você aproveitar o melhor das suas férias na cidade sem gastar muito e ainda levar um potão de doce de leite na mala. Vamos juntos?

A poucas horas de voo do Brasil, a capital do Uruguai nos presenteia com bons restaurantes, um Centro Histórico charmoso e bem preservado e uma orla especialmente iluminada. Descubra seus encantos e se pergunte “por que eu demorei tanto para conhecer Montevidéu mesmo?”.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - mercado agricola de montevideu

Como chegar até Montevidéu com a Gol

Para Montevidéu, a GOL oferta dois voos diários e sem escalas partindo de São Paulo; três saídas por semana do Rio de Janeiro e uma aos sábados de Recife. A cia também vai lançar uma rota entre Porto Alegre e Punta del Leste para o verão, a partir de 29 de dezembro.

Se você não tem cartão de crédito, não se preocupe! Isso não é motivo para deixar de viajar. A GOL oferece diversas formas de pagamento como transferência bancária ou até mesmo o uso do cartão de débito.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - voo da gol

Além disso, agora você pode pagar sua passagem aérea numa casa lotérica ou Caixa Econômica Federal. Lembre-se de confirmar o pagamento em até 24 horas depois de gerar o código no sistema da GOL. Se o valor for superior a 2 mil reais, vá até uma agência bancária da Caixa.

Ainda não conseguiu confirmar suas férias, mas encontrou uma promoção no site da GOL? Com a tarifa garantida, você consegue reservar e congelar o valor da sua passagem por 48 horas por 30 reais por passageiro. Assim, você não corre o risco de perder o bilhete enquanto define seus planos (ou enquanto confere o guia de Montevidéu econômico aqui no Sunday).

Roteiro barato montevidéu, uruguai - centro histórico 2

Montevidéu econômico: quanto custa a viagem?

Será que consegui repetir a fórmula de sucesso do guia de Buenos Aires barata?

Ao longo desse roteiro de quatro dias em Montevidéu, destaco os valores dos ingressos e o custo médio das refeições, mas já adianto que gastei R$ 484,75 durante toda a viagem com passeios, alimentação e transportes, ficando abaixo da minha previsão que era de 600 reais. Euzinha tive um gasto adicional de 268 reais com compras, porque não resisti ao combo roupas + livros + doce de leite.

Quanto custa viajar para Montevidéu?

Natalie – Sundaycooks

  • Gastos da viagem
    • Pesos Uruguaios: 4.362,71
    • Reais: 484,75
  • Presentinhos
    • Pesos Uruguaios: 2.413,00
    • Reais: 268,11

Nat – Blogueira Baixa Renda

  • Gastos da viagem:
    • Pesos Uruguaios: 4.025,19
    • Reais: 447,24
  • Presentinhos:
    • Pesos Uruguaios: 584,00
    • Reais: 64,89

Nath – Finanças com a Nath

  • Gastos da viagem:
    • Pesos Uruguaios: 3.804,72
    • Reais: 422,75
  • Presentinhos:
    • Pesos Uruguaios: 744,00
    • Reais: 82,67

Note que optei apenas por andar a pé ou Uber por toda a cidade, afinal as corridas eram sempre dividias por três pessoas.

Se você trocar o transporte de aplicativo por ônibus regular e os jantares em restaurantes (todas as refeições foram completas e bem servidas) por refeições expressas ou algum tipo de sanduíche, o custo final pode sair ainda mais barato.

Também leve em conta que a alimentação em Montevidéu costuma ser um pouco mais cara do que em Buenos Aires (mas não menos saborosa!). Esse valor indicado não contempla o custo da passagem aérea e do hotel porque são valores muito variáveis.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - café

Chegando em Montevidéu: imigração, aeroporto e transporte

Todos os voos que partem do Brasil chegam no Aeroporto Internacional de Carrasco, um moderno e arejado terminal. A imigração é tranquila e brasileiros viajando com o passaporte com chip passam direto por aquele sensor de leitura digital assim como temos em Guarulhos.

22 quilômetros separam o aeroporto do Ibis de Montevidéu. Sendo assim, existem quatro formas de sair e chegar até o centro da cidade: táxi, van compartilhada, ônibus ou Uber.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - aeroporto internacional

O táxi oficial do aeroporto até o Parque Rodó custa 1520 pesos. Já a van compartilhada vale 500 pesos por passageiro e te leva até o hotel. Os ônibus convencionais das empresas COPSA, COT e CUTCSA passam pelo aeroporto e levam cerca de uma hora de viagem até o centro – essa é a opção mais econômica para quem viaja sem nenhum volume grande de bagagem.

Como estávamos em três pessoas, optamos pela praticidade e conforto de seguir até o hotel de Uber. A corrida ficou em 690 pesos dividido por três e, em menos de 35 minutos, estávamos prontas para o check-in. Entretanto, a viagem na volta entre o hotel e o aeroporto ficou um pouco mais cara e custou 1006 pesos.

Qual moeda levar para Montevidéu

O câmbio no Uruguai não envolve pegadinhas como na Argentina. O Peso Uruguaio é mais estável e a economia não é baseada no dólar como no país vizinho.

O Peso Uruguaio não é uma moeda considerada “forte” e vendida a pronta entrega nas casas de câmbio brasileiras. Provavelmente você precisará encomendá-la e nem sempre a cotação será favorável.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - dinheiro

Alguns estabelecimentos comerciais mais acostumados a receber turistas podem aceitar Real, Dólar ou Peso Argentino, principalmente, durante a alta temporada (verão). Entretanto, é recomendável levar Real para o país e trocar nas casas de câmbio da avenida 18 de Julio. No final de novembro, trocamos num caixa próximo ao nosso hotel Ibis e a cotação era de 8,80 pesos uruguaios para cada real e 36,60 para cada dólar.

Se você não quiser se preocupar com uma dupla conversão (comprar dólares no Brasil e depois trocá-los por pesos no Uruguai), considere levar Real. Caso tenha algumas notas do Tio Sam guardadas em casa, elas serão muito bem recebidas por lá.

Ao contrário de quem desembarca em Buenos Aires, não vale a pena trocar Reais ou Dólares no aeroporto de Montevidéu. A cotação pode ter uma desvalorização na casa dos 20% se comparada aos valores praticados no centro da cidade.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - casa de cambio

O pulo do gato do câmbio em Montevidéu

O governo uruguaio tem um programa de incentivo aos turistas internacionais responsável por descontar 22% do valor total gasto em restaurantes e aluguel de carro. Essa quantia é referente ao IVA, um imposto que segue a linha do nosso ICMS.

Entretanto, esse montante só é devolvido nas compras feitas com cartão de crédito internacional e compensa e MUITO os 6,38% do IOF cobrados no Brasil.

Atenção: a oferta não é válida para pagamentos em dinheiro. Portanto, ao pagar o restaurante ou a locadora de veículos em pesos uruguaios, você não receberá o reembolso dos 22%.

O benefício também é válido para os hotéis no Uruguai que tem os 22% descontado automaticamente no ato da reserva dos visitantes internacionais. Uma mão na roda, certo?

Como se locomover em Montevidéu: transporte público e táxi

Não pense em alugar carro em Montevidéu. Os principais pontos turísticos estão a gostosas caminhadas de distância ou a curtas corridas de táxi ou transporte de aplicativo. A cidade é muito segura e amigável com o pedestre.

Você pode chamar um táxi na rua ou usando aplicativos como o Easy Taxi. Essas corridas costumam ser mais caras do que chamando um carro via Uber ou Cabify. Aliás, optei por seguir os caminhos mais longos apenas com o Uber (os percursos sempre ficavam na casa dos 100 pesos e eram divididos entre nós três, ou seja, custavam praticamente o mesmo valor do passe de ônibus).

Roteiro barato montevidéu, uruguai - praia

Ao escolher seguir viagem usando o transporte público, lembre-se de comprar o Tarjeta STM e fazer uma carga pré-paga. Cada passagem de ônibus custa 31 pesos uruguaios e pode ser paga em dinheiro logo ao embarcar.

Outra opção divertida para se locomover é alugar uma bicicleta, principalmente para pedalar na ciclovia das ramblas no final do dia. A Orange Bike oferece aluguel de magrelas para os turistas e a Movete – sistema público de locação – também disponibiliza bikes para todo mundo. Os valores podem variar de acordo com o período da locação.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - pocitos

Onde ficar em Montevidéu

Ao planejar uns dias em Montevidéu, a dúvida na hora de escolher onde ficar se resume entre a região do Centro Histórico e as ramblas. As duas opções contemplam muito bem dias de folga pela cidade, mas o charme de se hospedar às margens do Rio da Prata e poder assistir todo dia ao pôr do sol torna a viagem ainda mais especial.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - ibis montevideu

O Ibis de Montevidéu fica em frente às ramblas e próximo ao Parque Rodó. É possível seguir caminhando até o Centro Histórico ou até alguns bares e restaurantes da região. Ele também está a uma curta distância de táxi dos restaurantes de Punta Carretas. O quarto do hotel é confortável e o banheiro recém-reformado. O café da manhã é servido em frente ao deck com vista para o rio e o wifi é gratuito. Combina muito bem economia com comodidades e boa localização.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - vista do ibis

Qual é a melhor época para viajar para Montevidéu

Destino perfeito para feriados ou escapadas de final de semana, Montevidéu pode ser visitada perfeitamente ao longo do ano todo, mas leve em consideração que o clima é bem marcado nas quatro estações.

O verão é considerado alta temporada e faz bastante calor e umidade, com os termômetros passando da casa dos 30 graus. O ponto máximo da estação mais quente do ano é durante o carnaval uruguaio que acontece sempre um domingo antes da nossa festa. Muitos estabelecimentos comerciais fecham as portas para aproveitarem o período.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - praia 02

Já o inverno é marcado com temperaturas geladas, sempre abaixo dos 10 graus, e ventos fortes. Os dias costumam ser mais acinzentados e com menos sol – uma marca registrada do verão e da primavera uruguaia.

Já a primavera e o outono costumam ter temperaturas mais amenas e agradáveis. Viajei durante a primavera e o sol brilhava bem forte, mas a noite o clima ficava mais fresquinho.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - centro histórico

Roteiro de quatro dias em Montevidéu

Abaixo você encontra um roteiro detalhado mostrando os locais clássicos de Montevidéu e não inclui nenhuma escapadinha para Colonia del Sacramento ou Punta del Este.

Dia 1: chegada e Parque Rodó

Entre o desembarque do voo da GOL e o check in no Ibis, o relógio já deve marcar o fim da tarde. Aproveite para se instalar no quarto e trocar seus reais por pesos. Se você tiver pulado o almoço e quiser tomar um café da tarde, siga até o Club del Pan, um café meio hipster que faz ótimos croissants e pain au chocolat artesanais servidos com um cappuccino ou um suco natural.

Ao sair à direita, você logo verá o começo do Parque Rodó, uma enorme área verde construída em homenagem ao escritor uruguaio José Enrique Rodó. O parque é uma ótima opção de passeio gratuito para toda família e um lugar tranquilo para fazer um saboroso piquenique (se preferir, passe no Club del Pan e peça por um sanduíche e um doce para viagem).

Roteiro barato montevidéu, uruguai - parque Rodó

O dia pode terminar com um belo pôr do sol nas famosas Ramblas de Montevidéu, o grande calçadão às margens do Rio da Prata.

Quando a noite chegar e se sobrar disposição, o restaurante mexicano Las Lupitas é uma boa escolha para provar um pouco dessa cozinha cheia de temperos e compartilhar vários tacos.

Club del Pan

  • Endereço: Dr. Pablo de María, 11200
  • Horário: De terça à sexta, das 9h às 20h; sábados das 10h às 15h. Fechado aos domingos e segundas
  • Preço: média de 200 pesos

La Lupita

  • Endereço: Luis de la Torre 565
  • Horário: De terça à sábado das 20h30 às 0h30. Fechado aos domingos e segundas
  • Preço: média de 400 pesos com cerveja

Roteiro barato montevidéu, uruguai - restaurante la lupita

Dia 2: Centro Histórico, Faro de Punta Brava e churrasco

O segundo dia de viagem vai abraçar alguns dos cartões postais mais famosos da cidade: a região do Centro Histórico. Comece o caminho no Mirador de la Intendencia, o mirante gratuito que fica no alto do prédio da Prefeitura de Montevidéu. Infelizmente, o local estava fechado pra reformas quando passamos por lá, mas deve reabrir no começo de 2020.

Siga pela Av. 18 de Julio e tente resistir à tentação das lojas uruguaias. Aqui você encontra algumas lojas de roupas femininas e cacarecos bem gracinhas para casa. Logo, chegará no coração do centro antigo: a Praça da Independência. Essa área foi construída em 1860 e engloba símbolos históricos como o Palácio Salvo e Torre Executiva, sede da presidência do Uruguai.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - salvo palace

Ao lado, ainda é possível avistar o Teatro Solís, outro teatro imponente e de forte representação artística-cultural para a América do Sul. Inaugurado em 1856, o espaço oferece tours guiados (também em português) por 90 pesos para os turistas que querem conhecer um pouco mais da sua tradição.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - teatro solis

Em frente à praça, recomendo uma breve visita ao Museu Torres Garcia, que fica num prédio histórico em estilo Art Nouveau na rua de pedestres Sarandi. Garcia foi um artista uruguaio que retratou a vida na América do Sul e ficou famoso pela obra América Invertida. Ao lado do museu, aproveite para espiar a livraria Más Puro Verso que dispõe de um rico acervo.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - museu torres garcía

Siga pelo calçadão de pedestres até cruzar a Plaza Constitución e logo chegará no Café Brasilero, um dos restaurantes mais antigos de Montevidéu. Ufa! Ainda bem que chegou a hora do almoço.

Querendo conhecer um pouco mais da Ciudad Vieja, siga caminhando até o Mercado del Puerto, um ponto de parada do pessoal que desembarca dos cruzeiros e famoso pelas churrascarias típicas. Seu entorno é lotado de lojas de souvenirs.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - restaurante café brasileiro

Hora de mudar de ares. O final da tarde foi no Faro de Punta Brava, ou Farol de Punta Carretas. Foi erguido em 1876 e tem vista bonita para a baía da cidade – outro passeio a custo zero em Montevidéu.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - faro de punta brava

Não dá para sair de Montevidéu sem provar um tradicional churrasco uruguaio. O endereço escolhido foi a La Pulperia, um pequeno restaurante cujo balcão vive lotado. A enorme churrasqueira dá sinais de que a magia está prestes a acontecer. Ao provar o primeiro pedaço do meu ojo de bife entendi que toda fama dessa tradição sulista faz todo sentido. Que maravilha!

Roteiro barato montevidéu, uruguai - restaurante la pulperia

Mirador de la Intendencia

  • Endereço: Soriano, 1372
  • Horário: todos os dias das 10h às 20h
  • Ingresso: entrada franca

Museu Torres García

  • Endereço: Sarandí 683. Site
  • Horário: todos os dias das 10h às 18h
  • Ingresso: 170 pesos

Teatro Solís

  • Endereço: Buenos Aires S/N.
  • Visitas guiadas todos os dias às 16h em português, inglês e espanhol
  • Ingresso do tour guiado: 90 pesos
  • Para a programação cultural, acesse o site oficial

Café Brasilero

  • Endereço: Ituzaingó 1447. Site
  • Horário: de segunda à sábado, das 9h às 20h. Fechado aos domingos
  • Preço: média de 500 pesos – considere dividir uma porção

Mercado del Puerto

  • Endereço: Rambla 25 de Agosto (próximo do Museu do Carnaval)

Faro de Punta Brava

  • Endereço: Punta Carretas, 11300
  • Ingresso: entrada gratuita

La Pulperia

  • Endereço: Lagunillas, 11300
  • Horário: de terça à sábado, das 19h às 0h e domingos das 12h às 16h. FEchado às segundas.
  • Preço: 400 pesos – porção grande, é possível dividir

Dia 3: Jardim botânico, Mercado e Shopping

Nada melhor do que começar seu dia de férias do que respirando o ar puro do Jardim Botânico. Essa grande área verde é muito tranquila e pouco visitada pelos turistas, que concentram seus passeios pelo Centro Histórico. Vale expandir seu roteiro para esse outro lado da cidade.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - jandim botânico

Como o dia já começou mais preguiçoso, que tal seguir até o Mercado Agrícola de Montevidéu? Cheio de restaurantes, lojas de produtos uruguaios, artesanatos e livros, ele é o local ideal para almoçar na região. Entre as lojas e barraquinhas, você vai encontrar boas ofertas de doce de leite, ficando mais baratos que no Duty Free do aeroporto.

Colocando uma pitada de glamour no nosso roteiro econômico, o Shopping Punta Carretas é o mais badalado da cidade e abrigada todas as marcas uruguaias que encontramos na Av. 18 de Julio e muitas lojas internacionais. É um passeio de encher os olhos e esvaziar os bolsos, mas se você for uma pessoa bem controlada, ainda pode terminar esse tour tomando um saboroso sorvete na Heladeria del Abuelo.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - castillo pittamiglio

Ainda na região de Punta Carretas, fica o curioso Castillo Pittamiglio, um centro cultural que foi a casa do alquimista e arquiteto Humberto Pittamiglio. Apesar da recepção estar aberta, fui informada que só liberam a entrada durante a visita guiada que acontece sempre às 17h.

A noite pode terminar ou apenas começar no Candy Bar, um bar-restaurante que é a cara dos jovens uruguaios: boa música, ótimos drinks e pratos feitos na hora como uma deliciosa tortilha e o hambúrguer de vitela.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - candy bar

Jardim Botânico de Montevidéu

  • Endereço: Av. Dr. Luis Alberto de Herrera 4553
  • Horário: aberto todos os dias, das 7h30 às 18h
  • Ingresso: entrada franca

Mercado Agrícola de Montevidéu

  • Endereço: José L. Terra 2220
  • Horário: Todos os dias, das 9h às 22h

Punta Carretas Shopping

  • Endereço: José Ellauri, 350. Site
  • Horário: Todos os dias, das 10h às 22h

Castillo Pittamiglio

  • Endereço: Rambla Mahatma Gandhi 633. Site
  • Horário: de terça à sexta, das 10h30 às 20h30, sábados e domingo das 14h às 20h30. Fechado às segundas.

CandyBar

  • Endereço: Durazno 1402
  • Horário: de terça à sábado, das 12h30 às 1h e aos domingos das 12h às 14h30. Fechado às segundas
  • Preço: 640 pesos com cervejas

Dia 4: hora de dar tchau!

Se a noite foi longa, a manhã é puro descanso e contemplação. Hora de tomar um café da manhã tranquilo, arrumar as malas e caminhar pelas ramblas antes de seguir para o aeroporto.

Quando parte mesmo o próximo voo para Montevidéu?

Roteiro barato montevidéu, uruguai - parques

Indo Longe com Pouco

Este guia faz parte da série Indo Longe com Pouco e é patrocinado pela GOL Linhas Aéreas e pelos hotéis Ibis. Para saber mais desta viagem, acesse os canais da Finanças com a Nath e da Blogueira de Baixa Renda.

Mapa pelas principais atrações de Montevidéu

Um oferecimento:

Assine nossa newsletter!

Comentários