atualizado em:

Montevidéu para Buenos Aires: de avião, carro e barco

Saber como ir de Montevidéu para Buenos Aires antes de sair do Brasil é a melhor forma de aproveitar duas viagens em uma

por Leonardo Neves outros artigos do autor
atualizado em:

De um lado a capital do Uruguai e do outro a capital da Argentina, separadas pelo Rio da Prata. Combinar MontevidéuBuenos Aires numa mesma viagem pode ser uma boa escolha para quem quer conhecer duas grandes cidades da América do Sul. Existem diferentes opções para fazer o trajeto de quase 600 quilômetros que separam esses dois pontos.

Já pensou comer doce de leite uruguaio no café da manhã e dançar tango argentino no jantar? Abaixo você encontra as informações logísticas sobre como ir de Montevidéu para Buenos Aires de avião, carro ou barco.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - pocitos

Como ir de Montevidéu para Buenos Aires

De avião

Pode parecer, mas está não é a forma mais direta para seguir viagem de Montevidéu para Buenos Aires, leve em consideração o tempo necessário de chegada antecipada no aeroporto, mais procedimentos de check-in, segurança e deslocamentos. De avião, a Aerolíneas Argentinas é a única a realizar o trajeto direto (de cerca de 45 minutos), com saídas diárias.

Reserve seus passeios

Tours selecionados em Montevidéu:

O valor aproximado é de 800 reais por trecho com embarque/desembarque no Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu (MVD) e chegada/partida do Aeroporto Internacional Ministro Pistarini em Buenos Aires (EZE). Confira as regras e custos adicionais de bagagem antes de finalizar a compra do bilhete.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - voo da gol

De carro

Se você alugou um carro para ir de Montevidéu para Buenos Aires, você tem duas alternativas: se deslocar até a ponte fronteiriça mais próxima ou cruzar o Rio da Prata.

Caindo na estrada, o trajeto de quase 600 quilômetros te leva até Fray Bentos, a primeira cidade no caminho com uma ponte ligando o Uruguai com a Argentina.

De lá, o sentido até Buenos Aires é feito em direção ao sul, formando uma rota parecida com um V invertido, contornando o Rio da Prata. Após pouco mais de 7 horas de viagem você está na cidade da Casa Rosada.

Contudo, a rota pela estrada cruza pedágios em diferentes pontos e o trajeto pode durar muito mais tempo. Também leve em consideração que a locadora do carro deve cobrar uma taxa adicional bem cara pela devolução em outro país. É importante frisar que você não precisa de carro alugado para se locomover nem em Montevidéu e nem em Buenos Aires.

Cá entre nós, não seria melhor e mais prático fazer essa travessia de barco? Veja o próximo tópico.

Roteiro barato montevidéu, uruguai - praia

De barco

A alternativa mais rápida e direta é pegar um barco da Buquebus, uma das maiores empresas que faz a travessia.

A empresa faz o trajeto de duas formas:

  • Embarque de passageiros em um ônibus no Terminal Tres Cruces de Montevidéu e embarque imediato no navio em Colonia (cerca de 4 horas e 30 minutos entre os dois transportes).
  • Trajeto direto de 2 horas e 15 minutos em barco rápido (chamado de Francisco) com embarque no próprio Porto de Montevidéu.

As saídas para ambos os meios são diárias e feitas ao longo de todo o dia.

Os preços dentre as três classes variam de 223 a 543 reais por pessoa, por trecho. Contudo, em dias especiais, é ofertada uma tarifa Express a partir de 150 reais por passageiro. Os dias disponíveis e os horários de saídas podem ser conferidos no site oficial da Buquebus.

O que fazer em Buenos Aires gastando pouco - puerto madero

Outra alternativa para ir de Montevidéu para Buenos Aires de barco é com a Seacat, uma versão mais econômica (mas menos confortável) do que a Buquebus.

A Seacat leva os passageiros de ônibus da capital do Uruguai, também a partir do terminal Tres Cruces, para Colonia em três horários (manhã, tarde e noite).

A diferença é a passagem mais barata, a partir de 160 reais na tarifa econômica e 224 reais na tarifa plus (permite mudança de data sem pagamento de diferença tarifária).

A empresa Colonia Express também liga as duas capitais numa viagem mais rápida e com barcos menores do que a Buquebus. Embora costume oferecer tarias ainda mais baratas, costuma ser a pior entre as três com atrasos frequentes e cancelamentos sem aviso prévio.

Lembre-se sempre de confirmar o terminal de embarque e desembarque. E se você pretende fazer o trajeto no sentido contrário (de Buenos Aires para Montevidéu), compre seu bilhete com antecedência na versão argentina dos sites das empresas de barco.

O que fazer em Buenos Aires gastando pouco - caminito

Dicas para ir de Montevidéu para Buenos Aires

A melhor maneira de seguir viagem entre Montevidéu e Buenos Aires é de barco com a rota direta da Busquebus sem parar em Colonia. Ela também é mais atraente, tanto para o bolso quanto para a experiência de viagem.

Cruzar o Rio de Prata e poder aproveitar o melhor tanto da Argentina quanto do Uruguai em questão de poucas horas, sem a burocracia de aeroportos e o cansaço de uma longa viagem de carro é a alternativa mais atraente.

Assine nossa newsletter!